Durante a minha gravidez eu não tomei muito cuidado com o meu corpo. Eu passava creme na barriga todos os dias pra evitar estrias e só. Não tentei ganhar pouco peso. Comi o que eu quis e na quantidade que quis quando estava grávida. Cuidado com a alimentação eu sempre tive, como já falei aqui no blog antes. Mas é um cuidado pela minha saúde mesmo, e não por beleza. Tento comer bem, com qualidade. Evito frituras, tento ao máximo comer produtos orgânicos. Açúcar é o meu problema, sou uma formiguinha apaixonada por açúcar. Mas me controlo.
Na gravidez inteira ganhei cerca de 14 kg. Tenho certeza que no Brasil muito GO puxaria a minha orelha, diria que eu engordei demais. Aliás, na metade da minha gravidez eu estava no Brasil e lá me consultei com um GO que além de ter me dito que a cesárea é sempre melhor pro bebê, o que é uma enorme mentira, me falou que eu estava engordando demais, deveria tomar cuidado. Mas acontece que eu sempre tive baixo peso.
Especialistas indicam que o ganho de peso recomendado durante a gravidez depende do peso inicial da grávida. É preciso saber o seu IMC (índice de massa corporal) que é fácil de calcular. Basta dividir o seu peso (em quilos) pelo dobro da sua altura (em metros). Assim que engravidei o meu peso era 55 kg e tenho 1,69 de altura, então o meu IMC era de 16,3, o que é muito baixo.
IMC antes de engravidar | Ganho de peso ideal durante a gravidez |
menor que 18,5 | 13 a 18 kg |
18,5 a 25 | 11 a 16kg |
25 a 30 | 7 a11 kg |
acima de 30 | 5 a 9 kg |
Estou colocando essa informação aqui porque vejo que no Brasil muitos médicos reclamam às grávidas que ganham muito peso, mesmo quando elas são magras, tendo o IMC baixo. Não estou dizendo que as grávidas não devem se preocupar com sua saúde e com a saúde do bebê. É preciso sim tomar muito cuidado com o que comemos sempre, e principalmente quando estamos gerando uma vida. Mas sem neura de querer engordar quase nada. Se você tem sobrepeso é importante engordar menos, e isso contribui para a saúde do bebê. Mas ganhar menos peso que o indicado na tabela também pode ser ruim.
Estudos recentes mostram que as crianças cujas as mães engordaram muito menos ou muito mais que o indicado na gravidez são mais propensas a sofrerem diabetes durante a sua vida.
Apesar de ter engordado 14 kg durante a minha gravidez, a minha barriga era bem pequena. Quando eu estava no final da gravidez muitas pessoas pensavam que a Liana seria muito pequena ao nascer. Até a minha médica tinha medo da bebê estar abaixo do peso porque a minha barriga cresceu pouco. Mas isso não aconteceu, ela nasceu com 3,120 kg, o que está na média de peso para recém nascidos.
Esse fato de ter a barriga pequena me deixava meio triste porque eu gostaria de ter um barrigão. Como o nome do meu blog diz, uma barriga de melancia! Mas hoje vejo que por um lado isso foi bom: a minha barriga voltou ao normal muito rápido, eu me impressiono até hoje com isso. Aqui vão algumas fotos.
![]() |
6 dias depois de parir: sem cinta e sem murchar a barriga |
![]() |
3 semanas depois de parir: esta foi a primeira vez que usei minhas calças jeans normais depois da gravidez |
Eu acho que além do fato da minha barriga ter crescido pouco, muita coisa contribuiu para ela sumir rápido. Ao engravidar eu estava bastante magra, andando de bike todos os dias. Sempre fui magra e não tenho tendência a engordar muito. Mas principalmente a amamentação ajuda bastante a perder peso rápido. Para cada caloria de leite que nosso corpo produz ele gasta quase 3 vezes mais calorias. É muita caloria sendo queimada! Uma mamada que a Liana dá é como seu eu tivesse correndo vários quilômetros!
Por isso eu to comendo todos os dias como uma louca esfomeada. Sabe peão de obra que carrega saco de cimento e tijolo o dia inteiro? Eu to comendo igualzinho a ele! Dos 14 kg que engordei na gravidez eu perdi 11 kg. Estou com 58 kg agora e me esforçando muito pra não perder mais nem uma grama.
Vejo que a minha barriga ainda tem um pouquinho de pele sobrando, por isso ela está mais morena que o resto do meu corpo. A linha nigra continua por aqui, mas ficando mais fraca a cada dia. Meu umbigo estava bem estranho logo depois de parir, mas com 6 semanas depois de parida ele voltou à sua aparência normal. Meus peitos eram pequenininhos e aumentaram de tamanho na gravidez. Mas agora eles estão enormes e lindos. Silicone não tá com nada, leite é o que há! Por isso to pensando em continuar amamentando pra sempre! Rs!
As minhas coxas também estão maiores, o que eu adoro! Mas eu que já tinha celulite nas pernas, agora tenho muita mesmo. Quando vejo as celulites sinto muita saudades da minha massagista do Brasil. Drenagem linfática resolveria muito a situação, mas aqui na Gringolândia é muito caro pra fazer. Também acho que meus pés ficaram um pouco maior do que eram antes de engravidar. Os meus sapatos mais largos agora estão certinhos e os que eram perfeitos nos pés agora ficam um pouco apertados.
Na minha barriga o que mais tem de diferente pós gravidez é o corte da apendicectomia que fiz com 17 semanas de gestação. O corte é pequeno, mas está lá muito visível. É claro que não é uma marca da gravidez em si, mas pra mim esse corte sempre será uma lembrança de quando eu estava grávida da Liana. Sempre me lembrarei que é mil vezes melhor tê-lo do que ter um corte de uma cesárea, especialmente se for uma desnecesárea.
![]() |
3 meses depois de parir: mamãe magrinha e bebê gordinha |