15 de novembro de 2013

Sobre o ultrassom de hoje

Hoje faremos um ultrassom que não é obrigatório, basicamente a sua função é verificar se o bebê tem Síndrome de Down, Patau ou Edward. Assim como no Brasil o exame não é 100% conclusivo, mas pelo que li ele tem maior chance de acerto aqui na Gringolândia. Ele é combinado com um exame de sangue que já fiz há duas semanas, quando fui na GO para o primeiro ultra. Nesse exame o sangue coletado é utilizado para fazer o cariótipo. Basicamente eles analisam os meus cromossomos para detectar se eu tenho um gene de uma lista de mais de 80 doenças genéticas. Fazem o exame na mãe, e se ela tiver o gene recessivo de uma das doenças, se fará o exame do pai da criança também, para assim sabermos qual a chance do bebê de ter alguma determinada doença genética.

Se eu fosse escolher sozinha fazer ou não esses exames sinceramente não sei o que eu decidiria. É porque tanto o ultra quanto o cariótipo não dão 100% de certeza. O cariótipo traz uma lista de 82 doenças genéticas, mas há muitas outras que não dependem dos genes dos pais, mas sim de como esses genes estão se replicando no bebê. Mas, mais do que isso, o quanto isso importa pra mim?

Se meu bebê sementinha tenha algum problema de saúde, como Síndrome de Down, é claro que isso me importa e afetará sim a minha vida para sempre. Mas ele ainda será meu filho (ou filha) e eu o amarei e cuidarei com todo o meu carinho. Não consigo decidir se pra mim é melhor saber antes sobre um possível problema de saúde do bebê. E pode ser que o exame não detecte ou que ele detecte e a síndrome não exista de fato. Neste último caso, se o ultra concluir que pode ser que a Sementinha tenha Down nós poderemos fazer exames mais conclusivos, que são também mais invasivos.  Mas o maridex faz questão desses exames, então estamos fazendo.

O fato é que moramos num país em que o aborto é legalizado em vários estados. E Massachusetts é um dos estados mais liberais, aqui o aborto é legalizado há mais de 40 anos. Aqui hoje, se uma mulher descobre que o feto que ela carrega tem Síndrome de Down ela pode decidir fazer um aborto para "ter uma segunda chance" de acordo com o que as pessoas falam. Mas isso pra mim não é opção. Eu sou contra aborto (no geral, porque pra mim há exceções que deve ser concedido esse direito de escolha, como estupro).

Já temos o resultado do exame de sangue, e sabemos que nosso bebê não tem nenhuma das 82 doenças genéticas da lista. Caso o meu marido tenha algum dos genes recessivos o bebê poderá ter também, mas isso é tranquilo, ele poderá passar para os filhos ou não, e ser um portador do gene não implica ter a doença.

De toda forma fico feliz em poder ver a Sementinha novamente, tenho até esperanças em saber o sexo hoje, apesar de saber que isso é bem improvável. Possivelmente sairemos da clínica com fotos bem legais da Sementinha e vou postar aqui.

21 comentários:

  1. Não conhecia esse exame, mas eu acho importante saber antecipadamente se o bebê tem alguma deficiência, pra se informar, se preparar psicológicamente mesmo! Acho que eu jamais abortaria, mas eu não sou o umbigo do mundo né?! Sei que, apesar de não ter ótima condição financeira, consigo me virar e tenho pessoas que me apoiam e me ajudam nas minhas decisões, por isso sou à favor da legalização aqui no Brasil.Que bom que sua sementinha está linda e saudável!
    Um bjo na barriguinha!
    Andressa

    www.entrefotosebeijos.blogspot.com.br
    www.facebook.com/entrefotosebeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa! Na verdade esse exame equivale à TN no Brasil, mas aqui parece que as chances de acerto são melhores. Obrigada pelo carinho! Beijo!

      Excluir
  2. Há duas semanas soubemos desse exame aqui no Peru, ele já é praticado a uns 6 meses. Não sabíamos. Não sei se é o mesmo que o seu Ritinha, mas nos disseram que deve ser realizado até a 9a. semana de gestação. Os temas de SD, SA eu li no começo da gravidez, e li que aí eles têm uma consciência de "segunda oportunidade" e que até queriam evitar esses exames porque muitas mães interrompiam a gestação. Eu acho que cada um é dono de seu desejo, das coisas que quer. Eu não aponto o dedo para ninguém. No caso de um SD ou SA minha esposa faríamos como você, deixamos seguir. Mas no caso de algo mais grave como anencefalia, nós colocaríamos um "pare". Eu falo essas coisas por mim e por minha esposa, não é o correto nem o errado, é o nosso ideal. Independente de tudo, que ele venha com saúde. E olha, eu pelo menos, lhes apoio em suas decisões, nessas horas temos de nos reunir e não dar as costas. :) bjs e um good weekend, mafrends!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge! Na verdade o ultrassom deve ser feito só depois de 12 semanas completas, pra verificar a nuca do bebê e algumas medidas, como o nariz. Muito obrigada pelo carinho sempre, my friend!

      Excluir
  3. Vai ser bom poder vê sua sementinha de novo!!!! E com a graça de Deus o exame não vai detectar nada!!! Sua sementinha certamente é uma sementinha muito saudável!!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lyanna! Muito obrigada! Deu tudo certo sim, e o próximo post já tem fotinha e tudo!

      Excluir
  4. Boa sorte! Bebê sementinha é saúde pura, tenho certeza! :)

    ResponderExcluir
  5. Rita...boa sorte pra descoberta do sexo...vamos saber se é uma melancia ou um melancio (!!!)...
    Sobre o aborto penso igualzinho a você....
    E que os exames nos mostrem que a sementinha tá cheia de saúde...o que no final das contas nem fará tanta diferença já que o amor que será recebido é o mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tomara que dê pra ver o sexo! :) Ansiosa! rsrs

    tenho certeza que Sementinha é 100% saudavel!

    beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Não deu pra ver o sexo ainda, muito cedo... Mas tá tudo bem com a Sementinha! Beijos!

      Excluir
  7. Que maravilha ter corrido te bem no exame. Tomara que no próximo vcs consigam descobrir quem vem por aí! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Myriam! Aqui é muito comum não se saber o sexo do bebê até o nascimento, mas eu quero saber sim! Em dezembro devemos conseguir na próxima US. Beijo!

      Excluir
  8. A essa altura o exame já esta pronto e você já sabe o resultado neh?!!! Espero que tenha dado tudo bem e que você nos traga fotos da sementinha!!!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mima! Siiim! Tem fotinha 3D no post novo já! Beijos!

      Excluir
  9. Acho que a escolha de fazer a sonografia da translucencia nucal e o exame de sangue é bem pessoal mesmo. Aqui em casa optamos por fazer, mas tenho casais de amigos que preferem pular este procedimento, pois, de acordo com eles, não agrega nada, já que não mudariam o andamento da gravidez. Acho ambas decisões completamente válidas e gosto da liberdade de escolha que cada casal tem.
    Fico contente que o exame de sangue tenha dado notícia boa e que a sementinha não tem nenhuma das 82 doenças genéticas que o exame avalia. Vou torcer para que o resultado da translucencia nucal tb seja positivo :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helen! Obrigada! A sementinha tá muito bem, é saudável pelo que o exame indicou e o sexo ainda é um mistério por algum tempo. Beijos!

      Excluir
  10. Linda e ai conseguiu ver se a sementinha será una menininha ou um meninão? Cadê as fotinhas?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não sabemos o sexo, mas já vimos que a Sementinha é fofa demais, gosta de dançar dentro da minha pança e é narigudinha como o papai. Beijos!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.