17 de abril de 2014

Como foi a nossa Babymoon e contracoes de treinamento

Na semana passada eu e maridex tivemos um casamento pra ir no estado de Virgínia. Os noivos são grandes amigos nossos e como a noiva é de família indiana o casório seguiu a tradição indiana. Eu estava bem empolgada para ir tanto pelo casamento em si quanto para ter a nossa última viagem antes da chegada da Sementinha.

Aqui na Gringolândia é muito comum os casais grávidos fazerem uma lua de mel (honeymoon) antes do nascimento do bebê, a chamada Babymoon. Essa viagem veio no momento certo, porque estou no final da gravidez, mas ainda com pique o suficiente para viajar. Fomos de avião de Boston para Washington DC, onde passamos 2 dias e depois pegamos um trem para a cidade natal da noiva, onde foi o casamento. De lá voltamos pra Boston de avião.

Em Washington foi maravilhoso, a cidade estava toda florida com magnólias e cerejeiras. As cerejeiras ficam floridas só por alguns dias na primavera e estivemos lá no auge das flores. O tempo estava ótimo, quente comparado com Boston, mas fresco, ideal para caminhar pela cidade. E andamos pra caramba! Em Washington a maioria dos Museus são gratuitos, então fomos a alguns deles sempre caminhando. A minha barriga de melancia pesou muito, e parecia piada a quantidade de vezes que eu tinha que usar o banheiro. Era andar um pouco, e 15 minutos depois de ter ido ao banheiro, eu já precisava de ir novamente. Como estávamos passeando, sem compromisso, paramos muito, sentamos debaixo de árvores floridas, entramos em museus só pra eu usar o banheiro e voltamos pro hotel mais cedo nos 2 dias pra descansar antes de irmos jantar. E a comida foi ótima! Os jantares dos 2 dias foram especiais, um restaurante espanhol que serve tapas e um restaurante que faz um menu degustação muito especial. Este último foi caro, mas valeu a pena cada centavo pelos sabores que experimentamos.


Adorei as cerejeiras floridas por toda a cidade


Já o casamento, foi simplesmente lindo e incrível! A noiva é filha única e os pais dela gastaram uma grana com o evento. Aliás, eventos. Teve festa na sexta e sábado a noite, café da manhã no sábado e domingo e cerimônia no final da manhã de sábado. Eram cerca de 300 convidados, o que é considerado um exagero para os padrões americanos, mas normal para os indianos.  A festa de sexta a noite teve muita comida indiana e dança típica. A decoração do salão estava linda, bem colorida e alegre. As convidadas ganharam pulseiras coloridas e bindis, que são pontos com brilho que grudamos na testa para representar o terceiro olho. Eu dancei muito e a Sementinha estava bem animada dentro da minha pança.

No sábado de manhã teve a procissão do noivo com sua família e amigos até sermos recebidos pela família da noiva. Mais dança! Todos nós dançávamos enquanto o noivo estava atrás num carro  conversível seguindo as pessoas que dançavam. Foi quase uma hora de dança até chegar no locar da cerimônia do casamento. Essa cerimônia foi conduzida em sânscrito, então basicamente ninguém entende o que é falado, nem mesmo a noiva e sua família. Mas o celebrante ia traduzindo pro inglês as partes mais importantes. Foi lindo! A noiva parecia uma princesa indiana com seu sari bem colorido, muitas jóias, mãos e pés pintados com hena. E cada coisa falada e feita na cerimônia tem um significado super bonito. Depois da cerimônia tivemos um banquete com mais comida indiana e a festa foi só a noite, o que foi ótimo pra eu poder tirar aquela soneca durante a tarde.

Eu dançando com meu sari antes da cerimônia de casamento. Teve americano que até pensou que eu fosse indiana!

A noite a festa foi maravilhosa, a noiva vestiu uma outra roupa, teve muita comida, e depois todos caímos na pista de dança. Depois de tanto exercício, caminhando e dançando, e também música alta, percebi que a Sementinha estava bem mais agitada que o normal. Ela estava chutando bastante e também tinha uma "coisa" que eu sentia no topo da barriga. Essa "coisa" eu já tinha sentido antes, mas eu não tinha certeza se era um movimento diferente da Sementinha ou o que. No meio da festa, eu e maridex resolvemos conversar com alguns dos médicos que estavam por lá. E havia muitos médicos no casamento, e de todas as especialidades que a gente precisasse!

Conversamos com uma amiga da noiva que é cardiologista e tem 3 filhos, um obstetra, e a tia da noiva que é pediatra e mais cedo ela tinha me ajudado a vestir o meu sari. O que era a "coisa": as famosas contrações de Braxton Hicks, ou contrações de treinamento. Eu já li muito sobre elas, mas achava que seriam no pé da barriga, e não no topo. Mas elas podem ser em qualquer parte do útero, e de acordo com a pediatra que me vestiu o sari, provavelmente no topo da minha barriga é onde a bebê mais meche: sim é o local onde ela vive me chutando. O que eu fiz durante a festa foi ir muito ao banheiro, e parar de dançar para descansar sempre, e assim as contrações diminuíram de intensidade.

Além das contrações eu percebi que a Sementinha está bem mais forte. Seus chutes tem mais intensidade e durante a viagem pela primeira vez eu consegui sentir seu pezinho com a minha mão. Eu quase pude apertá-lo com os dedos, juro! Pra mim foi a sensação mais gostosa que tive até agora. Foi lindo demais! É como se ela tivesse chutado só pra eu poder sentí-la com a minha mão, uma forma de dizer oi.

A viagem foi ótima, mas adorei chegar em casa, comer uma salada, arroz e franguinho sem aquelas especiarias todas. A comida indiana é deliciosa, mas pra grávida aqui foi bem difícil aguentar tanta pimenta 3 dias seguidos no café da manhã, almoço e janta. A azia me acompanhou firme a forte! Mas é parte do pacote!


14 comentários:

  1. Que luxo esse casamento, a cultura indiana e linda é muita riqueza, muito ouro muito de tudo! É mara.. e adorei seu sari! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adrielle! É muita riqueza mesmo, eu amei!
      Beijos

      Excluir
  2. Ai que eu fiquei até arrepiada ouvindo o relato do casamento!
    Sou apaixonada pelos casamentos indianos e pela comida, mas assim...só às vezes. hahahahahaha Aquele tanto de curry e pimenta não deve ter caído assim muito bem pra ti esses dias todos.
    Contrações de treinamento vão te acompanhar agora até o fim da gravidez. É normal, inclusive, lá pelas 35, 36 semanas, elas virem acompanhadas de uma falta de ar. Vai ser como se ela te ditasse o ritmo da respiração. É curioso, mas um sinal muito bom de que o bebê está se preparando direitinho para o parto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romana, sinto contrações todos os dias. Meu marido ainda fica meio assustado com isso, mas eu to bem feliz, meu corpo tá trabalhando direitinho pra hora do parto - que tá chegando!
      Beijos

      Excluir
  3. Mas você realmente tava bem indiana!
    E do tanto que você dançou, essa menina vai nascer num espirro! hahahahahahaha

    Eu tinha muuuuitas dessas contrações desde os 6 meses, se não me enganam.

    Retona final, heim?

    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, acho que num espirro só ela não nascerá, mas alguns, rs! Super retona final!
      Beijos

      Excluir
  4. Que sonho de casamento! Adorei! E também comecei a sentir nessa época as contrações de treinamento. Mas, normalmente, era só eu deitar e ficar quietinha que elas paravam... Beijo, Paty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, por aqui quando eu me aquieto as contrações passam também. Mas estou tendo a vida normal, caminhando todos os dias, neste fim de semana trabalhei no jardim com o maridex, daí as contrações aumentaram até eu parar pra lanchar e descansar.
      Beijos pra você, Bernardo e o pequeno Arthur!

      Excluir
  5. Que bacana, Rita! Super bonito! Super intenso!
    Babymoon.. Se nós aqui em Lima tivermos um segund@, vamos pensar sobre fazer tb hehe Tá linda de barrigão e com esse vestido! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, pra mim valeu muito a pena ter esse tempo pra gente, sair da rotina, dormir na camona de hotel (adoro!). E agora volta à realidade pra esperar a chegada da filhota.
      Beijos!

      Excluir
  6. Que linda você !!
    Adorei a ideia de babymoon, mas aqui tive que fazer repouso no final nem rolava mesmo rsrrss
    Tive tantas contrações de treinamento e no final elas eram bem doloridas!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, eu me lembro que o final da sua gravidez foi complicado mesmo com a perda de líquido. Mas pelo menos te fez descansa na marra antes da chegada da Lorena.
      Beijos!

      Excluir
  7. Que casamento mais lindo esse hein?!!!!
    Essa ultima viajem na gravidez veio pra fechar com chave de ouro ne, você estava linda!!!!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. NOssa que lindo!!! E não é que ta parecendo uma indiana mesmo...rsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.