28 de julho de 2014

A maldita chupeta, OU a bendita plasticuda, OU a arte de cuspir pra cima

Eu sempre disse que nunca daria chupeta aos meus filhos. Mesmo antes de engravidar, sempre tive essa ideia. E quando engravidei esse foi um dos principais pontos que maridex e eu discordamos. Ele argumentava que a chupeta supostamente diminui a incidência de morte súbita em bebês. E eu tenho uma lista de motivos para não usar a plasticuda:

- Pode atrapalhar a amamentação
- A criança pode apresentar alergia ao látex ou outras substâncias presentes na chupeta
- Pode alterar os lábios, deixando a criança com a boca aberta, o lábio inferior caído e superior encurtado
- Pode causar deformações na face, com o crescimento desarmônico dos ossos
- Pode acarretar problemas ortodônticos
- Nenhuma chupeta é anatomicamente igual ao bico do peito
- Muitas crianças ficam viciadas na chupeta
- Pode prejudicar a respiração, mastigação e fala

Além disso tudo ainda tem as minhas razões de caráter meramente emocionais:

- Eu nunca usei chupeta
- Ninguém na minha família usou
- Acho estranho colocar um troço de plástico na boca de uma criança. A verdade é que acho feio pra caramba, na boca de bebês e mais ainda em crianças maiores (pronto, falei!)

Esses últimos itens são minha opinião pessoal, e eu sempre respeitei muito quem dá ou deu chupeta ao filho. Mas acho feio a coisa de plástico na boca de uma criança.

MAS...

Eu já dei chupeta pra Liana! :(

Bom... começando do começo. No dia que a Liana nasceu percebemos que ela tinha bolhas nas duas mãozinhas. Eu achei aquilo bem estranho e não tinha ideia do que fosse. Perguntei às enfermeiras, era efeito de ela chupar tanto suas mãos no meu útero. Depois vi que ela tinha bolha também na parte de dentro do seu lábio superior. Também efeito de chupar as mãos. Eu nunca tinha ouvido falar de um bebê nascido com bolhas de tanto chupar! Acho que ela gosta de chupar, morder e sugar mais do que os outros bebês.

Mas nos primeiros dias da Liana eu achei que isso fosse motivo pra eu ser forte, dar muito peito e não dar chupeta de jeito nenhum.

Algumas vezes aconteceu de estarmos andando de carro, a Liana começou a chorar muito e não era possível eu amamentar. Para acalmá-la eu dei o meu dedinho pra ela chupar e funcionou.

A Liana dorme bem a noite, mas durante o dia geralmente é muito complicado. Alguns dias ela dorme, mas na maioria das vezes ela luta com todas as suas forças pra não dormir. Ela pode estar pingando de sono, mas tenta se manter acordada. Quando é assim eu deixo ela no meu colo quase o dia todo pra ela descansar. E se eu coloco ela na cama ela acorda pouco tempo depois. Quando é assim no fim de tarde ela fica muito chorona, não é fome, não adianta dar peito, o esquema é ficar balançando ela no colo.

O tempo foi passando e eu vi que o meu marido as vezes dava chupeta pra ela acalmar quando ela estava chorando muito nesse horário crítico. No início eu pedi a ele para não dar. Depois eu comecei a fingir que não via. Na semana retrasada, quando a Liana estava com 7 semanas, eu aceitei o maridex dar chupeta pra ela e, mais ainda, eu mesma dei. Eu me rendi a chupeta porque vi que ela é um ótimo método pra fazer a Liana descansar e dormir nesse horário. Me senti péssima! Eu não contei isso pra ninguém da minha família. Estou contando aqui no blog. É a prova de que a maternidade é mesmo cuspir pra cima pra cair na própria testa.

Eu ainda tento não dar chupeta, dou só quando estamos fora de casa e o choro dela não é fome, ou quando ela está extremamente cansada, não quer dormir e não quer leite. A chupeta a ajuda se acalmar e dormir nessas ocasiões. De uns dias pra cá venho usando menos a plasticuda, a Liana está dormindo melhor durante o dia. Espero que assim continue! E que um dia ela pare com esse vício de querer chupar dedo, chupeta e tudo o que ela vê pela frente... :)


22 comentários:

  1. Kkkkkkk... Liana educando os pais já na estréia! Boa!
    Corrí desesperada e cesareada e acertei no modelo depois de SETE diferentes...
    Nooooooossa os males q vc descreve da chupeta deve de ser lá daquelas da venda de seu Zé...
    A que meu bb mais gostou, a única q ele aceitou, a mais desimportante pq as importadas, lindonas, projetadas ele cuspia a continuava a chorar!
    Mas existe as megasUtrasMasterBoas q sao salvadoras de mães desesperada e de bbs q choram.
    Eu era contra, ñ comprei nem mamadeiras, até q precisei dar e daria a dez filhos se dez filhos tivesse.
    Eu quase enlouquecí na primeira semana e ñ passaria pelo mesmo outra vez.
    Guardei todas e vou apresentar no casamento rsrsrsrsrs!
    A sucção é o orgasmo do bb dizem os pedis daqui.
    Agora posta uma fotinha, lindo mesmo é a chupeta com a gravura do nome e data de estréia!
    Aproveita Liana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o orgasmo dos bebês mesmo, Marie! Olha, não vai rolar foto da Liana com a chupeta, porque eu acho feio mesmo. Mas em breve posto aqui fotos dela sem a bendita.
      Beijos, Rita

      Excluir
  2. Esse cuspe aí caiu na minha testa tb!!! Mas é isso! Os filhos vêm pra desdizer teorias...cada bb uma sentença!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myriam, que coisa forte: cada bebê uma sentença - adorei!

      Excluir
  3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... a Liana chegou, chegando!!! Ela já conseguiu fazer a mamãe ceder as suas vontades!!! Acho que é assim mesmo, os filhos vem mesmo para desconstruir boa parte das nossas teorias! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna, o maridex comentou comigo ontem que nós não somos mais os donos da casa, apenas moramos aqui. Quem manda mesmo é a Liana!

      Excluir
  4. Também melequei a testa toda...kkkk!!!! Bjos e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  5. Hehehehe - não se sinta péssima! E bem vinda ao clube. Esse foi só o primeiro motivo de constatação que cuspiremos pra cima ever, enquanto formos mães!
    Relaxe com isso. Se ela se acalma, deixa ela chupar a chupeta. Ou então deixa o mindinho disponível pra ela!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, na verdade já me sinto melhor com relação à chupeta! E sei que outros cuspes virão, hehehe!

      Excluir
  6. Mais uma vez a certeza de que ser mãe é prática mesmo, e a cada dia a gente se reconstrói, pq cada dia algo de novo acontece!

    Beijos em vc e na sua linda bebéia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, e cada dia muda, viu?! Bebê novinho muda muito rápido! O que não funciona num dia, no outro já funciona que é uma beleza! Tudo muda!

      Excluir
  7. As pessoas vivem dizendo que ser mãe é eternamente cuspir pra cima e cair na testa, já estou me preparando psicologicamente para entender que minha vontade não vai prevalecer, e que as vezes vou ter que ceder, sei que é complicado, mas pelo visto é a vida de mãe.
    Bjus***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, prepare-se! Você terá que ceder e mudar!

      Excluir
  8. Olha eu aqui de novo.....obrigada pela visita...seja bem-vinda. Somos vizinhas de fronteira, moro mais ao norte....kkkk!!!!

    Bjos

    Chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mamma! Então posso te chamar de Chica? Que frio que deve fazer aí no inverno! Deve ser um pouco pior que o daqui... É o período que vou pro Brasil tomar banho de sol, rs!
      Beijos

      Excluir
  9. Que legal seu blog! Vou fuxicar mais por aqui! Tb tenho um bebe e moro no canada.
    Olha.. Meu filho é mega oralizado e to conseguindo passar ilesa a chupeta! Sei que minha vida seria melhor com ela, maaaas... Tenho uma criatura pendurada no meu bico haahh
    Mas te entendo! E se te consola, a minha afilhada largou chupeta com 10 meses. ;) a mae tb nao queria dar, mas...
    Enfim, vou ler mais por aqui!
    Beijocas!

    www.flickablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Eu agora to dando bem menos chupeta pra ela, aliás to quase não dando. Eu não me importo de tê-la pendurada no meu peito, aliás adoro! O problema é que o leite vai saindo e ela não quer mais leite, daí ela reclama e larga o peito e o leite vaza todo esguichando por todos os lados... Uma bagunça! Rs!
      Beijos! E adorei seu blog!

      Excluir
  10. Tive que rir! Parece que estava me vendo aí. Até tentei esconder da família, mas eu fui me rendendo, rendendo, até que agora ela usa sempre para dormir. TODA noite! Morro de arrepedimento, mas tinham momentos em que eu me sentia extremamente cansada, sem ajuda de ninguém. Deu nisso... Pelo menos tento fazer o uso sensato deste acessório. Há um tempo também escrevi sobre isso no meu blog.

    http://bebesemfirulas.blogspot.com.br/2013/10/o-bom-senso-da-chupeta.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Puxa, já passei no seu blog e adorei! Olha, estamos no mesmo time, não somos menos mães por conta da chupeta! Tem dias que eu nem uso, mas ontem durante a tarde por exemplo ela estava tão chorona que tive que usar o pacifier. E funcionou, ela dormiu!
      Beijos, Rita

      Excluir
  11. Rita eu tb era contra,mas Lorena tb é do time dos bebês sugadores rsrrssrs
    E aconteceu o mesmo que com vc, um belo dia resolvi testar e ao colocar a chupeta na boca dela ela até virava o olhinho... agora que está maiorzinha ela só pega na hora de dormir e logo cospe, mas a chupeta salvou minha vida... graças a ela pude voltar pro ballet pq do contrário ela ñ ficava com ninguém pq queria pendurar no peito pra sugar !

    E esse é só o começo do pagar a língua na vida maternal !!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, as vezes eu acho que de tanto eu discutir com o maridex sobre o NÃO uso da chupeta durante a minha gravidez, a nossa monstrinha veio com essa característica de ser uma viciada em chupar desde o útero. Paguei a língua legal...
      Beijos,
      Rita

      Excluir
  12. Ai que medo!
    Sou do mesmo time que vc era com Liana na barriga.
    Odeio plasticudas, não usei nem minhas irmãs e acho feio bebê de chupeta.
    Mas, to preparada para a testa melecada. Hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.