31 de julho de 2014

Tummy Time


Tem certas palavras e expressões que são impossíveis traduzir do inglês pro português ou vice versa. Traduzir tummy time ao pé da letra seria "hora da barriga", mas não faz sentido algum. O tummy time é simplesmente colocar o bebê de bruços pra fortalecer os músculos do pescoço e ombro. É o que dá o suporte necessário da cabeça da criança para mais tarde ela rolar, sentar, engatinhar e andar. Também auxilia no crescimento simétrico do crânio - para a cabeça não ficar achatada de tanto o neném ficar deitado de costas.

Antigamente os bebês dormiam de bruços, diziam que era a melhor posição para evitar acidente no caso do bebê vomitar. Mas atualmente a recomendação é que os bebês durmam com a barriga pra cima, o que diminui o risco de morte súbita. Por isso as crianças de hoje em dia ficam menos tempo de bruços. Para resolver isso os pediatras aqui na Gringolândia recomendam que os bebês façam tummy time por cerca de 20 minutos por dia, desde o primeiro dia de vida. É essencial que seja feito sempre com a supervisão de alguém, e sempre quando o bebê estiver acordado.

Como é muito difícil pra eles manter o pescoço e erguer a cabeça, os nenéns detestam ficar deitados sobre a barriga. Aguns detestam mais que outros. A Liana não odeia tanto. Ela fez o tummy time pela primeira vez quando tinha 2 dias de vida fora do útero, e hoje, com 2 meses de idade, ela tem um controle da cabeça que até impressiona. Eu quase nunca consigo fazer ela ficar 20 minutos por dia sobre a barriga, mas eu tento. Coloco ela pra fazer quando ela está de bom humor, com a fraldinha limpa, barriga cheia e bem acordada. Ela no início até gosta, mas depois de alguns minutos começa a reclamar.

Pelo que conversei com algumas pessoas, os pediatras no Brasil não costumam recomendar o tummy time desde tão cedo, mas gostei muito de colocar a Liana pra fazer desde o início. Além de todos os benefícios, dá pra tirar umas fotos dela bem legais enquanto ela está nessa posição. Antes dela começar a reclamar, é claro..



Nesta foto a Liana tinha 4 dias de vida fora do útero

Aqui com 6 semanas

A minha monstrinha com 7 semanas

Olha a força que ela já tem com 7 semanas


9 semanas: "Mamãe, eu to tentando engatinhar!"

29 comentários:

  1. Ritaaaaaa como ela ta linda!!!
    Apaixonei <3 <3
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mima, eu sou suspeita pra falar, mas também acho Liana linda! :)

      Excluir
  2. Nossa, Liiiiinda demais!
    Com certeza quando tiver o meu bebê, vou colocar desde os primeiros dias.
    Adorei!
    Bjus***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, pode colocar sem medo, mas sempre com você por perto. Beijos

      Excluir
  3. Simplesmente linda de doer nos olhos sua Liana!

    ResponderExcluir
  4. Como ela é linda Rita! Uma fofurinha só! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lyanna! Daqui uns meses será você postando fotos do(s) seu(s) bebê(s)!

      Excluir
  5. Muito linda! E impressionante como mudou! No comparativo dessas dotos mesmo!
    Por aqui, só iniciamos esse exercício com dois meses e pouquinho. Mas agora que vc mostrou iniciar com quatro dias de vida, acho que não tem mesmo como fazer mal...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, impressiona mesmo! Como ela cresce e se desenvolve rápido! Não faz mal mesmo, todos os pediatras daqui recomendam o tummy time desde o início. 20 minutos por dia é praticamente impossível fazer, mas um pouquinho dá sim.

      Excluir
  6. Quanto cabelo!
    Nunca ouvi falar nisso, vou pesquisar mais e quem sabe aplicar daqui a alguns meses. As fotos realmente ficaram muito bacanas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, ela é uma bebê cabeluda! Pode pesquisar, fazer com seu bebê será muito bom pra ele. Beijos

      Excluir
  7. Nossa pediatra nao recomendou, mas acho que vou começar com o Vinicius, vou converdar com a mae dele antes, rs
    parabens, ela tá mt bonita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no Brasil acho que quase nenhum médico recomenda desde o início, foi o que a minha irmã (futura pediatra) me disse. Mas aqui é o que nos é recomendado desde a maternidade e com certeza está sendo ótimo, a Liana já é bem durinha e ela tem um controle da cabeça dela muito bom.

      Excluir
  8. Liana está cada dia mais fofa e linda!! Por aqui não houve essa recomendação, mas faz muito sentido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Myriam! Pois é, faz todo sentido mesmo! Por isso quis escrever sobre isso.

      Excluir
  9. Oi Rita,

    Com ctza pode me chamar de Chica...kkkk!!!! O meu pequeno também não curtia muito fazer tummy time, mas valeu a pena, ajuda a desenvolver as outras habilidades com mais facilidade. Agora faz o seu "tummy time" sem a juda da mamãe, só rolando, se virando, se arrastando e daqui a pouco engatinhando...hehehe!!!!!

    Bjos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! A Liana no início não conseguia ficar mais que 3 minutos fazndo tummy time, mas agora ela fica bem mais tempo e é tão bonitinho ver ela se arrastar. Ah, engatinhar é tão lindo! O problema aqui em casa é que ainda temos um monte de coisa perigosa na casa toda, ainda temos que fazer daqui um lugar mais seguro antes de Liana engatinhar. Bom fim de semana pra ti também!

      Excluir
  10. QUE LINDAAAAAAAAAA!
    Eu não fiz muito desses exercícios com Alice. Eu não me lembrava e ela não se acostumou. Então quando eu lembrava, ela chorava, não gostava. Aí um dia ela se virou (estava de barriga pra cima) e começou a fazer sozinha hahahahhaha

    Como tá a vida aí de mãe? E a amamentação?
    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, obrigada!! Por aqui estamos bem - a Liana a cada dia mais linda e eu assim cansada, não vejo a hora de ela dormir uma noite inteira, uau será um sonho! Sobre a amamentação acabei de publicar um post novo sobre isso - demorei tipo 2 semanas pra escrever, hehe!

      Excluir
  11. Geeeeente... da última vez que dei as caras por aqui a Liana ainda estava na barriga e nem o nome eu sabia... Ela tá enoooooorme.
    E linda!
    <3
    Parabéns Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, obrigada! O tempo passa rápido, daqui a pouco você estará com os seus filhotes! Beijos!

      Excluir
  12. Rita, como é linda a Liana..
    Se eu soubesse que desde o comecinho dava para realizar esta tecnica, eu fazia, a pediatra do Lulu recomendou agora para ele, com 4 meses.. mas eu já colocava o Lulu de bruços desde dos 3 meses..

    Abraços
    http://doceviida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adrielle! Pois é, no Brasil os pediatras nunca pedem pra gente fazer desde tão cedo, mas aqui acho que foi a melhor coisa. A Liana tem o pescocinho durinho, é muito mais fácil carregá-la.

      Excluir
  13. Amiga estou sumida mas sempre que dá venho ver noticias de vcs duas!
    E como sua princesa está lindaaaaa! E cabeluda rs e super esperta!!! Deus abençoe!
    Aqui não fiz mtos exercícios com Lili mas ela sempre curtiu ficar nessa posição (essa menina sempre do contra kkkkk) e começou a ficar assim sozinha...
    Depois aparece por lá, saudade de vc!
    Bjos nas duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lalah! Eu também to super sumida, tá dificil achar tempo aqui com a Liana pra blogar. Olha, a Alice é do contra mesmo, porque o tummy time é bem difícil pros bebês. Beijos!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.