5 de janeiro de 2015

Dorme, Liana, dorme...

Pra começar, feliz 2015 pra todos!

Eu queria conseguir postar no blog pelo menos a cada 2 semanas, mas não deu. Eu sempre achava que teria tempo de me dedicar ao blog depois que a Liana nasceu mas durante esses 7 meses pós parto eu comecei a escrever vários rascunhos, e não publiquei. Alguns eu ainda vou atualizar e postar por aqui, outros já não terão mais sentido, serão rascunhos para todo o sempre.

Como primeiro post do ano o assunto é um dos mais tratados por pais de bebês: sono.

A Liana nunca foi fã de dormir. E isso é complicado, porque a mãe dela é a maior dorminhoca que existe. Maridex sempre me chama de Bela Dorminhoca, inclusive.

Quando a Liana nasceu ela já veio aprontando, trocava o dia pela noite na primeira semana de vida. Isso durou pouco, mas fomos vendo que enquanto outros bebês da mesma idade dormiam bastante de dia, as sonecas dela eram sempre curtas e ela demorava a pegar no sono. Essa dificuldade pra dormir sempre foi assim, tanto para sonecas quanto a noite.

Quando a Liana tinha quase 2 meses começou a dormir mais horas seguidas, em média 4 ou 5 horas. Uma noite ela chegou a dormir 7 horas seguidas, e isso foi devidamente comemorado pelos papais aqui. Mas depois dos 2 meses ela começou a apresentar os sintomas de alergia, e por isso mamar era doloroso pra ela. Então de dia ela passou a chorar quando mamava, e acabava não se alimentando bem. Ela e meu peitos brigavam.

Mas isso era durante o dia. A noite ela tirava o atraso, e o que ela não tinha mamado de dia, ela mamava a noite. A Liana começou a acordar muitas vezes e nunca dormia mais de 3 horas seguidas. Demoramos a resolver a questão da alergia, descobrindo os causadores do problema, o leite e o glúten. Adequei a minha dieta e a Liana não tinha mais nenhum sintoma de alergia, mas as mamadas diurnas ainda eram problemáticas. Ela preferia ficar observando as coisas a sua volta do que mamar. E a noite mamava várias vezes.

Eu e maridex lemos muito sobre o sono e aprendemos que ter uma rotina é muito importante para o bebê, e ajuda muito no sono. Passamos a ter uma rotina, mas desde que a Liana nasceu tivemos muitos hóspedes em casa, e isso quebra a rotina: ela passou a dormir no seu próprio quarto, mas quando temos visitas ela vai pro nosso quarto. Também viajamos bastante com ela, e o combo de várias horas viajando num avião mais a diferença de fuso horário atrapalha qualquer um, e mais ainda um bebê.

Teve algumas noites que assim que a Liana acordou, fui acalentá-la e não dei o peito. Isso deixou ela nervosa, ela não dormiu, e depois que eu desisti e amamentei ela desistiu de dormir. E ficar a madrugada acordada com uma bebê por mais de 2 horas não é legal!

Hoje a Liana dorme no máximo 4 horas seguidas a noite. Em média ela acorda 3 vezes a noite pra mamar, e eu vou do meu quarto pro dela. As vezes fico no quarto dela, as vezes volto pro meu. Nas noites piores ela chega a acordar 5 vezes pra mamar. Eu as vezes pareço uma zumbi com toda essa atividade noturna, mas na verdade meu corpo já até se acostumou com essa rotina de mamadas noturnas frenéticas. E olha que eu amooooo dormir!

Eu e maridex combinamos que no fim desta semana começaremos um plano pra ensinar a nossa bebê a dormir mais a noite. Quando ela acordar quem irá acalentá-la será ele. Uma vez durante a noite eu até vou amamentar, mas não todas as vezes que ela acordar. Assim, como ele não terá peitolas-especiais-produtoras-de-leite, ela deverá entender que dá pra dormir sem mamar a noite.

Assim esperamos!

Mais alguém aí tem ideias pra nos sugerir?

Uma fotinha recente da família. A minha ursinha polar pode até não dormir muito a noite, mas ela é linda!

30 comentários:

  1. Oi! Alice tb de-tes-ta dormir! E passou 1 ano sem dormir mais de 3hr seguidas a noite e cochilinhos rápidos de dia... já tentei de td que vc pensar, rotina não funcionou, tentei tirar a mamada noturna, até calmantes naturais e nada... pronto, me conformei, é o jeito dela rs
    Só que depois que fez 1 ano ela mudou completamente, do dia pra noite passou a dormir a noite td só resmungando 1 ou 2 x pra mamar, e sonecoooonas de dia (que a mamãe aproveita pra acompanhar nas ferias kkkk) não sei se é a agitação dessa época de fim de ano mas estou amando a novidade! rs
    Infelizmente não posso te ajudar, mas se nada der certo, o tempo com certeza melhora td!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo, isso ajuda mesmo, Lalah! Sempre digo que antes da Liana ir pra faculdade ela irá dormir melhor.
      Beijos!

      Excluir
  2. Bom lê notícias suas e da sua pequena... espero sinceramente que vcs tenhas sucesso com o novo plano para fazer a princesinha dormir mais a noite!!! Um 2015 abençoado pra vc e toda a sua família!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna obrigada pelo carinho! Também desejo tudo de melhor pra você neste novo ano! E que seja o ano do seu positivo! Tenho fé!

      Excluir
  3. Oi Flor...

    Eu passei pela mesma situação que você esta passando.

    Então percebi que a minha bebê estava com fome mesmo...
    Então como ela dorme cedo umas 19:00 ou 20:00h eu ja dou uma mamadeira com mucilon e ela vai direto até 00:00h esse horário estou indo dormir, então ela acorda e e ja dou a mamadeira e ela ja vai direto até as 07:30h.

    Chega um ponto em que nosso leite ja não basta para eles, eles ficam com fome muito rápido e a noite agente sofre acordando muitas vezes para dar mama.

    Teanta fazer isso, com um leite que sua filha se dê bem né, porque pelo que vi ela é alergica como a minha tbm..

    Beijoos e boa sorte.

    Quando puder me faça uma visitinha, eu vou adorar.
    http://cinthiathiago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cinthia! Não acho que seja fome, acho que é só costume que ela tem de acordar, e mama mais pelo carinho do que pelo leite.
      Beijos,
      Rita

      Excluir
  4. oi Rita, aqui em casa funcionou o colinho do papai. :) eu amamentava antes de Alice dormir, por volta das 19.00/19.30 e só depois das 6.00. no começo foi cansativo, ela protestava mesmo. mas em menos de duas semanas estava dormindo a noite toda e as sonecas diurnas passaram a ser mais longas tb! boa sorte pra vocês 3!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deborah! Quebom que aí deu certo! Vou contar isso pro maridex, e em breve executaremos esse plano. Espero que aqui seja bom também.
      Beijos!

      Excluir
  5. Aqui o problema são os cochilos diurnos, hoje publiquei um post sobre isso.

    Boa sorte para vcs e ai deve tá frio pra caramba para acordar a noite né amiga?!

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayanne! Aqui tá muito frio mesmo, de noite e de dia. Mas dentro de casa o aquecedor mantém mais quentinho. Ainda bem!
      Beijos

      Excluir
  6. oi Rita! Eu ainda tô nova no ramo, não consigo dar conselhos, são só achismos e um pouco de intuição. Aqui, por enquanto, percebo que quanto melhor Helena dorme durante a tarde melhor o sono da madrugada, parece redundante mas ela tende a brigar muito com o sono ao ponto de chorar muito quando cansada. Não sei qto tempo essa logica dura, rs...mas acho que vc tá no caminho certo, na tentativa e erro até que se encaixe.
    um beijo em vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lis! É isso mesmo! Quanto mais cansados os bebês estão, mais difícil é pra dormir. É tipo quando eu ia pra festa e ficava até altas horas. Quando eu voltava pra casa, bem tarde, já tinha passado há tempo o meu horário normal de dormir. E o cansaço era muito, mas era difícil pra pegar no sono.

      Excluir
  7. Rita, feliz ano novo pra vocês!
    Olha, eu já desisti de falar sobre esse assunto. 16 meses e aqui a rotina sempre ajudou ela a pegar no sono rápido durante a noite. Isso é garantido com a gente. Dá aquela hora e ela dorme mesmo. Mas tipo, tem dias que dorme 6, 7 horas, tem dias que acorda a cada 2h. Já pensei em fazer o desmame noturno e já tentei alguma vezes, mas ela fica tão nervosa que acaba sendo um desgaste ainda maior pra todos. Também já li que muitas vezes, mesmo sem mamar, o bebê continua a acordar.Como aqui só temos um quarto, não há aquela possibilidade do pai ir lá acalentar pq ela me "fareja" hahahahahahahahahahahaha
    Isso é ridículo, mas uma vez fui pro banheiro e deixei o José tentar adormecê-la. Ela resmungou, mas dormiu. Quando entrei no quarto quase comemorando, ela acordou de supetão e disse: mamã! hahahahahahahahahahahahha Então, estamos levando do jeito que der, uns dias dormindo mais, outro menos. Algumas vezes tento que volte a dormir sem mamar, mas se ela insistir, eu dou. Tenho a crença de que se ela pede é porque precisa.
    Enfim...força, mulher! Vai dar certo com vocês! E daqui a pouco ela vai querer dormir até meio dia e tu não vai deixar! hahahahahahahaha ( juro que tento me consolar com isso)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Romana, isso é um bom jeito de se consolar sim! Esses bichinhos são pequenos mas são bastante espertos. Eles farejam mesmo. Aqui a Liana ainda não fala, mas quando ela está prestes a mamar ela emite um som, meio choro meio riso, e ela começa a fazer quando eu chego perto. Ela pode estar com o pai, está numa boa. Mas quando eu vou chegando ela começa a fazer esse som engraçado. Tipo: a minha fabriqueta de leite está vindo! Rs!

      Excluir
  8. Siimmm sua Ursinha é linda!!!!! <3
    Que chato que as dormidas não são tranquilas =/ desejo que a técnica de vocês de certo, fico aqui na torcida.
    Bjuss Mima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mima! Aqui a gente brinca que só não devolvemos ela ao fabricante porque apesar de ter esse probleminha pra dormir ela é muito fofa, rs! Beijos!

      Excluir
  9. Feliz 2015 querida! nossa sabe que eu fico pensando nessa questão do sono. é a unica coisa me deixa um pouco apavorada, tb sou dorminhoca, amooooo dormir e fico pensando que se a Malu puxar ao pai tô ferrada ele não gosta de dormir e é super ativo totalmente o contrário de mim, vamos ver o que me aguarda...rsrsr

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Não pensa nisso não! Só curte a sua gravidez que está tão no finzinho! E depois que seu baby nascer você será outra mulher. Acordará com o chorinho, e será uma leoa com a cria. Acredite, dará tudo certo ;)

      Excluir
  10. Olá, fiz um novo blog para contar sobre minha gestação!!!
    Se tiver um tempinho passa lá.
    www.denoivaamamae.blogspot.com

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Rita, Feliz 2015 para vc e sua família.
    Poxa, essa questão de sono é realmente complicado, vejo várias maezinhas reclamando, espero que vcs consigam resolver com essa técnica que vão tentar.
    Boa Sorte!
    Bjus***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita! Obrigada! Mas olha, se não mudar muito não tem problema. A gente se adapta a tudo, mesmo a dormir pouco. Beijos!

      Excluir
  12. Oi Ritaa! Feliz Ano Novo :)

    Então, Rudá está com 4 meses. Até os 3 meses dormia super bem, chegava a 7 horas seguidas as vezes. Depois, passou a ter um sono super agitado e agora aos 4 meses está em um pico mega cansativo. Como ele quer passar o dia no colo, eu preciso dormir e descansar a noite, então ele dorme beeem grudadinho em mim. Assim ele mama a hora que quer e eu mal vejo, já sigo dormindo hehe antes ele ficava no berço ao lado, sem a grade, grudado na minha cama, mas agora é grudaaado mesmo! Tem noites que até me deixa de canto e vira pro lado do pai hahaah

    Espero que com o tempo melhore o soninho dele e da Liana tambbém. Oremos!
    Beijão pra vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nicole!
      Sabe que eu sempre adorei dormir juntinho com a Liana até que... Quando ela tinha 5 meses começou a mexer muito a noite. E hoje quando to com ela dormindo tá tudo bem até ela me dar um mega chute ou um tapa na minha cara. Difícil! Por isso cedi ao maridex e ela passou a dormir na caminha dela. Mas é um colchão de solteiro, entãoas vezes ainda fico um pouco com ela na cama dela a noite.
      Beijos pra vocês!

      Excluir
  13. Toca aqui, Rita!!Gigi acorda no minimo 4/5 vezes a noite pra mamar!!! É osso!!! Não sei o q fazer!!!

    Liana tá linda!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Calma, querida! Aqui também está bem difícil, uns dias mais, outros menos. Eu me acostumei a dormir pouco e também não estou trabalhando. Será que você tem ajuda? Seu marido, as avós? Puxa, podemos conversar se você quiser. Você ainda tem meu facebook?
      Beijos e força aí!

      Excluir
  14. Rita querida, obrigada pelo comentário lá no meu penúltimo post, dei uma sumida sim, mas nada de mais!
    Poxa, quando leio coisas assim suspiro fundo, dormir é meu lema kkk também amo dormir e estaria louquinha assim como você está...mas vamos deixar as coisas acontecerem né?!
    Infelizmente não tenho nenhuma dica, ainda sou mamãe verdinha hehehe
    Fica com Deus e boa sorte!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê! Fica tranquila que se seu bebê for como a Liana, que não é muito fã de dormir, você vai tirar de letra! É porque depois de ser mãe a gente muda muito, as prioridades e até o sono! Eu já to acostumada a acordar várias vezes a noite.

      Excluir
  15. Querida Rita, vamos dar as mãos! Li os comentários do post pra ver se roubava alguma ideia pra mim - rsrsrsrs! Vc sabe que a minha Elis também é dura na queda! Não gosta de dormir mesmo. Mas estou entendendo que tudo ao tempo dela. É até meio frustrante isso, pois eu não estou determinando nada! Ela quem decide. Por exemplo: eu não fiz o desmame noturno; foi ela quem decidiu que não queria mais mamar de madrugada. A mudança que eu fiz foi tirar o leite materno da madrugada. Como ela já tomava leite artificial, passei a oferecer apenas a mamadeira de noite. De repente, numa das acordadas, ela trancou a boca pra mamadeira. Só queria um colinho.
    E mesmo assim, o desmame noturno não foi suficiente pra dormir a noite toda. Ela continua acordando, mas pra ter companhia. Quer a mãe ou o pai do lado.
    Tenho fé (só assim!) que um dia ela acorde e volte a dormir novamente, que entenda que a caminha dela é gostosa e confortável e que ela sentir algum desconforto, nós iremos socorrê-la imediatamente.
    Boa sorte! Pra nós!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, sabe que penso como você mesmo, tudo ao tempo dela! E meu plano de tentar diminuir as mamadas não deu certo. Maridex ficou com ela algumas vezes durante a noite mas foi muito ruim, porque nós 3 não dormimos, e Liana chorou muito, só se acalmou com o colinho e leitinho da mamãe. Quer saber? Tudo bem! Sei que antes de ela entrar na faculdade ela vai dormir melhor ;)

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.