27 de abril de 2015

Como não fazer festa de aniversário de 1 ano

Hoje, dia 27 de abril, a minha Monstrinha faz 11 meses. O tempo voa! Falta só 1 mês para o seu primeiro aniversário e não estamos planejando ter uma mega festa.

Vejo muita gente no Brasil falando sobre a festa de aniversário de um aninho, planejando, fazendo um evento super legal. Acho lindo, é claro! Mas pra mim uma super festa de um ano não é algo assim tão importante.

Eu nunca tive muitas festas de aniversário pra celebrar o meu aniversario. Não tive a famosa festa de 15 anos, e na época eu não quis. Fui em muitas festas de 15 anos das minhas amigas, elas com aqueles vestidos maravilhosos, a valsa era um momento que eu adorava, mas não quis isso pra mim. Eu ganhei dos meus pais o melhor presente que eu poderia ter na época: fiz a minha primeira viagem pra Europa e conhecer um pouco do Velho Mundo foi incrível!

Aqui na Gringolândia as festinhas de 1 ano não são tão badaladas como no Brasil. As festas de criança aqui não tem brigadeiro nem empadinha, geralmente são bem mais simples, elas duram pouco tempo, e tem já estipulado o horário de começar e terminar. Aqui também ninguém tem muita ajuda. Quase todo mundo mora bem longe da família, quase ninguém tem empregada, porque é muito caro. Aqui o lance é simplicidade. Acho que dessa forma as festas de aniversario de criança são mais voltadas pras crianças mesmo. Um bebê de 1 ano não vai se lembrar da sua festa depois, durante a sua vida, e no dia ele não vai se importar com o que tem ou não tem na festa. Provavelmente ele vai querer só brincar um pouco. E se for na hora da soneca, ele possivelmente estará bem mal humorado. Muitas vezes dentre todos os presentes que ele ganha, ele gosta mais da caixa de papel na qual veio um deles.

Então por conta de eu não ser tão apegada a festas de arromba pra aniversário, por morar num lugar que ninguém se importa, e por termos uma viagem bem legal de férias marcadas pra começar 2 dias após o aniversário da Liana, decidimos que faremos algo bem simples. O aniversário dela será numa quarta, e na segunda feira anterior será feriado aqui. Como a minha sogra estará em Boston conosco decidimos convidar os nossos amigos, a maioria com filhos, para virem comer pizza no nosso quintal na segunda feira a tarde. Serviremos apenas pizza e salada. Pensei em fazer um bolo, ou comprar um pronto, pra servir principalmente pros adultos. Mas como não quero dar ainda açúcar em excesso pra Liana, quero fazer um " bolo" de frutas pra ela e para as demais crianças. Já via algumas fotos, é simples e lindo. São dois andares: o primeiro é de melancia e o segundo de abacaxi. E podemos usar morangos, blueberries e uvas para decorar. Acho que será divertido fazer, será muito mais saudável pra Liana e ficará bonito para tirarmos algumas fotos.

Como a Liana já tem brinquedos, roupas e livros o suficiente, estamos pedindo que as pessoas não tragam presentes. Mas no caso de elas realmente quererem trazer alguma coisa, sugeri no convite (que é por email) que elas tragam algo que seja usado.

Será tudo bem simples, mas teremos pessoas queridas junto conosco para não passar em branco. Não gosto de comemorar aniversario antes da data real, mas neste caso estou achando até legal porque celebraremos 2 dias antes: quando será o aniversario de 1 ano do início do meu trabalho de parto!


Uma foto atual da minha Monstrinha numa festinha de aniversário de uma amiguinha (festinha simples como todas que vemos por aqui)

16 comentários:

  1. Mesmo não morando fora ou em m lugar onde a há festas gigantes para crianças pequeninas e adorando comemorar meus aniversários com muita festa, concordo contigo Rita!
    As festas infantis, principalmente as de 1 ano, perderam o motivo e a celebração em si... Virou um grande festival de ostentação!
    Na minha família mesmo... Há casos em que o valor da festa esteve no nível de um casamento de pompa e circuntância... Eu acho um exagero!
    Não tive festa de 15 anos e não senti um pingo de falta disso... Na época, meus pais estavam com problemas na fábrica do meu pai e eu, ao contrário de você, não tive opção de escolher. Mas como lá na casa da minha mãe eles sempre explicaram tudo e sempre soubemos de tudo o que acontecia em termos financeiros, não fiquei chateada ou triste. E minha mãe fez um bolinho pra família e foi ótimo!
    A celebração da tua pequena será emocionante e tenho certeza, bem melhor do que esses eventos que estão aparecendo por aqui!

    Parabéns para Liana!!! Que saúde, amor e tranquilidade sejam abundantes em sua vida!
    Bjo da tia candanga!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostentação: esta é a palavra mesmo, MMaria! Eu morava em Brasília antes, sei que ostentar é comum demais por aí. Adoro simplicidade, estar com as pessoas que amo e celebrar de forma consciente. Tenho certeza que Liana vai adorar! Beijocas!

      Excluir
  2. Mas já??? Parece que foi ontem que vc postou o relato de parto :O chocadaa!! O tempo voa mesmo kkkk.
    Eu tbm nunca tive festas de aniversários e nunca liguei, com 15 aos ganhei um book profissional e foi o melhor presente do mundo. Com a Liz penso sim em comemorar os nivers dela, mas com simplicidade. Adoro aquelas festinhas iguais as de antigamente com chapeuzinho de papel, balões, brigadeiros etc. Essas festas "ostentação" não faz meu tipo rs.

    Adorei a sua ideia e tenho certeza que será demais! pro niver da Liz penso em fazer um pic nic para os amiguinhos :D não sei, veremos! ainda tem tanto chão rs.

    Beijoos e a Liana ta LINDA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já mesmo, Bruna!!! E daqui a pouco será você, rs! Você diz que tem muito chão, mas passa tão rapidinho. Aqui as Gringas dizem que para as mães os dias são longos, mas os anos são curtinhos. Verdade!

      Excluir
  3. Oi Rita
    Vi um dia desses fotos de uma festa de 1 ano de um conhecido, a decoração era de casamento, sem exagero nenhum, arranjos enormes de flores, castiçais, mesas postas, coisa de outro mundo... Fiquei sem entender o sentido de tudo aquilo!
    Também moro em BSB!!!
    Beijos

    www.maisque6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Eu também não entendo como pode fazer uma festa de casamento pra uma criança de um ano. E isso não acontece só em Bsb!

      Excluir
  4. Oi! Moro no Brasil, mas penso como você: para que gastar com algo que a criança só vai ver fotos? Quando minha filha fez 1 ano, em outubro/2014, encomendei um cento de salgadinhos, comprei suco e refri, um bolo e fiz alguns copinhos de mousse de frutas. O aniversário caiu em uma segunda-feira e comemorei no mesmo dia, chamando apenas os avós e tios no horário em que eles saíam do trabalho. Foi tão simples que só na hora de colocar as coisas na mesa da minha cozinha é que percebi que nem tinha uma toalha para colocar na mesa e deixá-la mais organizadinha... O importante é que comemoramos a data mais do que especial, tiramos algumas fotos (mas a maioria ficou tremida, kkk) e minha pequena se divertiu ao ver a casa mais cheia do que de costume e engatinhando para todo lado! Quando ela for maiorzinha, farei festinhas só para ela poder convidar os amiguinhos que quiser. Mega buffet, super produção, ostentação? Nunca tive, nunca desejei e não sinto falta!
    Beijo e parabéns pela mocinha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Re! Que pena que as fotos ficaram tremidas! Li seu comentário e lembrei: tenho que fazer a toalha que usaremos pra forrar o chão no aniversario da Liana. Será estilo toalha de picnic, quadriculada branco com vermelho. Já comprei o tecido, só falta passar uma costura na máquina.

      Excluir
  5. Adorei a forma que é comemorado aí. Penso da mesma forma que vc, acaba que a festa fica para os outros não para a criança. Estou pensando se vou fazer a da Bia, e se for fazer, vai ser algo simples tbm.
    Bjus***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, daqui a pouco você estará pensando nisso - passa tão rápido!

      Excluir
  6. Rita, lá em casa o pessoal pensava o mesmo e eu cresci com essa ideia. Festinha de aniversário é coisa simples, feita em casa, pra alegrar a criança. Quando a Abeille fez um ano, a festa nem passou pela minha cabeça. Como gostamos muito de viajar, eu brinco dizendo que trocamos a festa de um ano por uma viagem longa (e realmente algumas festas saem tão caras quanto isso). Não chegou a ser uma troca planejada, mas penso que se fizéssemos uma grande festa, nem sobraria dinheiro pra tal viagem, onde coincidentemente a Abeille completou um ano, numa festa estilo americana: O pai, a mãe, o bebê uns cartazes feitos à mão e um bolo de chocolate delicioso comprado no mercadinho do bairro. Ah, eu permiti que ela abocanhasse este bolo (direto no tabuleiro) e foi o primeiro contato da menina com esta guloseima. Acho que este foi o maior presente da vida dela! Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe! Opi, com certeza a Abeille achou um presentaço esse bolo de chocolate!

      Excluir
  7. Essa pequerrucha de monstrinha não tem nada! Que lindaaaa!!!!
    Festas simples são um encanto! Esse lance de que o bebê nem vai lembrar se a festa dele de um ano de idade foi legal ou não é um argumento muito convincente para se fazer uma comemoração mais aconchegante, com quem realmente importa. Tenho certeza que o evento pizza + salada + bolo de frutas será maravilhoso!
    Queremos fotos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, pode deixar! Quero tirar muitas fotos. Adoro fotografar! E vou tentar postar aqui antes de viajar. Beijocas!

      Excluir

  8. Ei Rita!! Eu super concordo com a questão de festa, mas vou mais além. Não é só a festa de um ano, mas festa de crianças em geral estão megalomaníacas. Normalmente os pais exageram na de 1 ano mesmo, mas há aqueles que exageram todos os anos. Eu acho simplesmente desnecessária não só pela fortuna que se gasta, mas mais pela formação da criança mesmo! Ainda que a criança não se lembre da festa e talvez fique muito cansada de forma que vá se stressar ao invés de se divertir, estes “mimos” já vão ficando na memória e na foram de tratar a criança, como se ela fosse o centro do mundo. Resultado: crianças altamente egoístas, normalmente com muitos brinquedos, os quais não quer emprestar ou dividir e por aí vai. Não estou defendendo que o aniversário passe em branco. Acho que o nascimento de alguém tão especial tem que ser sim comemorado. Mas acho que a comemoração deve ser muito mais uma celebração, isto é, festejar o nascimento, crescimento e presença da criança no núcleo familiar, e de preferência com um almoço com a família, algo bem intimista mesmo! E olha, há muita gente que te olha feio quando diz isso! Parece que está cometendo um crime de não querer dar um festão de 1 ano.. E ainda há aqueles que insistem e dizem que farão a festa caso você não a faça!! Estragando o seu projeto de educação....
    E nada de muitos presentes! Simplesmente tenho horror em pensar em crianças lotadas de brinquedos, tendo tudo que quer e que pede!! Como vou fazer uma comemoração simples, espero que ele não ganhe muitos presentes, mas se ganhar, vou guardá-los e esperar ele crescer mais um pouquinho para ir comigo em um abrigo ou orfanato para fazer doações de brinquedos novos! Sim, sem nenhum apego... Pelo menos assim pretendo ensiná-lo. Ainda estou decidindo se pedirei às pessoas para não levarem presentes e sim latas de fórmulas ou fraldas para doação, mas isso é mais complicado...
    Meu marido e eu pensamos de forma igual, ainda bem... E talvez sejamos um pouco radicais, mas apenas estamos querendo acertar e educar nosso filho na simplicidade. É claro que teremos que ajustar alguma coisa, pois há as influências externas, coleguinhas, escolas e até da família, mas vamos tentar.
    Acho que o aniversário da Liana será encantador e ela com certeza vai curtir muito e é isso que importa!!!! Ah, e gostei muito da ideia do bolo.. Acho que vou copiar...rsrs. Só que vai ter que ter brigadeiro, pois é o vício do pai..rsrs.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamãe do Vinicius, olha concordo muito com você! Olha, acho que brinquedo em excesso prejudica demais. A minha sugestão pra vocês: que tal fazer uma festinha de aniversário muito especial numa creche de crianças carentes? Tenho certeza que isso fará muitas crianças bem felizes.
      Beijos!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.