12 de maio de 2016

E ela já dorme a noite inteira?

A Liana é uma criança super simpática, social, esperta, tem um sorriso lindo e assim conquista a todos. Mas parece que isso tudo não é o suficiente, e sempre as pessoas vem com essa perguntinha maldita que coloquei no título.

E a minha resposta sempre é que ela vai sim dormir a noite toda antes de entrar pra faculdade.

No geral há três tipos de pessoas que fazem essa pergunta:

- Tipo 1 - Aquela que simplesmente repete a pergunta porque todo mundo faz esta mesma pergunta. Um exemplo disso é o moço que foi o meu entrevistador quando eu tirei a minha cidadania americana. (Ah, sim, sou cidadã americana já! Olha que chic, bem?!) O cara tinha que me perguntar umas questões sobre os Estados Unidos, uma prova. Ele foi altamente profissional o tempo todo, no final ele me disse que eu passei, me parabenizou. E pra ser "amigável" ele me perguntou sobre a minha filha. Ele podia perguntar se ela se parece comigo, se ela gosta de desenhar, qualquer coisa! Mas ele me perguntou uma única pergunta, e foi justamente se ela dorme  noite toda. Quaaaaaaá!

- Tipo 2 - Aquela que só toca no assunto pra dizer que o(a) filho(a) dele é bem melhor porque dormiu sempre muito bem. Um exemplo aconteceu num voo, na última vez que fui pro Brasil e na volta sentei ao lado de uma mulher e sua filha adolescente. A menina era chata pra caralho, ela nunca tinha feito uma viagem internacional  na vida, mas porque estava ali viajando pros Estados Unidos, ela achava que estava com o rei na barriga e reclamava de tudo. Dos filmes que estavam disponíveis, da comida, da aeromoça, do avião, da almofada, da cadeira. E tudo pra ela era melhor no voo que ela pegou uma vez pra ir pra São Paulo. Foi difícil aguentar a tal menina reclamando alto de tudo. E a mãe dela me solta que quando ela era bebê, SEMPRE dormiu a noite inteira. Eu me segurei pra não dizer a ela que eu estava torcendo pra que quando a minha filha tivesse a idade da dela não fosse chata como ela. Melhor não discutir com as pessoas que estarão do meu lado durante 8 horas.

- Tipo 3 - Aquela que pergunta porque tem uma solução milagrosa. Seja o método de deixar chorar no berço sozinho no quarto escuro a noite toda, seja dando remédio, seja enfiando muito leite artificial.  Conheço uma senhora que é babá de um amiguinho da Liana, e ela quis me dar sugestão do que posso fazer pra Liana dormir mais e melhor. Ela estava bem intencionada, é verdade, mas o que acontece é que eu não pedi ajuda e, de fato, eu estou muito bem obrigada.

Porque as pessoas sempre tem que ficar perguntando se a Liana dorme a noite inteira? Se ela dorme ela é um bebê bonzinho. Se não, ela é o que? Uma criança má?? Não vai ganhar presente do papai noel no próximo natal? A minha filha é ótima, ela é esperta, inteligente, linda, divertida, carinhosa, e não dorme a noite inteira. Ela acorda as vezes. Algumas noites ela dorme e não me chama nenhuma vez. Mas ainda, com quase dois anos de idade, há noites que ela acorda.  As vezes uma vez só, as vezes mais, quando ela está doente. Mas estamos bem. Na verdade estamos ótimos!

E vou dizer aqui quando deixei de ter olheiras de cansaço: foi quando eu desencanei de querer que ela não acorde nunca mais a noite. Quando aceitei que é assim a natureza dela, que é normal, que tudo bem e que damos conta sim. Pronto, aceitar fez doer menos. Parou de doer.

Ter empatia por ela também ajuda. É claro que pra mim as vezes é difícil ter empatia, já que eu amo dormir, se eu puder eu durmo em qualquer lugar, a qualquer hora. E eu meio que esperava que a minha filha fosse hoje igualzinha ao que eu sou. Mas não é assim que funciona. Ela é uma outra pessoa, não uma cópia igual a mim. Talvez quando ela ficar adulta ela terá essa  paixão por dormir, mas talvez não.

A gente queria muito ter um bebê, mas pensávamos que seria uma criança que dormiria a noite inteira desde os 2 meses. Mas na verdade isso não é uma escolha, ela veio do jeito dela, sem a gente escolher nada. Do mesmo jeito que a gente não escolhe  a cor dos olhos, também não podemos escolher como será o padrão de sono dela.

Sigo feliz com a bebê que veio pra mim. Não vou devolvê-la na loja de bebês. Sigo dando peito porque ela tá feliz assim e eu também. E a noite, quando ela me chama eu vou lá, ela mama um pouco e depois dorme contente.

Só pra vocês verem como está a minha menina grande   :)

13 comentários:

  1. Eu não sei quando Ravi começou a dormir a noite inteira, porque em algum momento eu entrei no piloto automático e dava o peito e pegava no sono. Mas, sempre que alguém perguntava eu dizia que EU dormia a noite inteira e pra mim já tava de bom tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui geralmente to com o piloto automático ligado, mas as vezes é mais dificil pra mim voltar a dormir depois que a Liana dorme. Mas isso é por causa das minhas preocupações com a mudança, com a organização do aniversário dela. Tanta coisa!

      Excluir
  2. Lendo o comentário da Mari fiquei pensando que o que eu não sei é quando e uanto me perguntam isso, pq aprendi e ignorar e dar qualquer resposta X e esperada! hahaha

    E, olha, eu nem sei dizer se considero que a Cecília dorme ou não a noite inteira... mas não é pq durmo com ela e nem vejo se acorda, é pq faz tão parte o "às vezes sim, às vezes não" que eu não sei dizer qual é o padrão e nem tô com vontade de procurar e definir um! rs É como vc disse, é um padrão dela que pra mim não importa rotular!

    Liana tá muito boneca!! Grandona!!!

    Beijos nas duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, eu não consigo simplesmente responder a resposta esperada. Brinco que ela ainda vai dormir e pronto!

      Excluir
  3. Que menina mais lindaaaaa! sou que nem vc AMO dormir, sinto uma saudade danada do tempo em que eu podia fazer isso quando bem entendia...rsrsrsrs

    Malu é que nem a Liana, as vezes dorme a noite, outras acorda uma vez outras várias vezes, no fim a gente acostuma né??? e sim antes da faculdade elas certamente já estarão dormindo a noite toda (oremos) kkkkkkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toca aqui, Ju! Como não amar dormir, né?! Hahaha!

      Excluir
  4. HAHAHAHAHAHA Rita, eu pergunto pra saber se só o meu acorda!!!!! HAHAHAHAHAHA quero um abraço, na verdade!!! Mas entendo que as pessoas esperam que um bebê faça coisas impossíveis para sua idade/maturidade...seria sensacional se os bebês dormissem a noite toda desde sempre, mas aí não seriam bebês, né?! Tá no pacote! Aceita que dói menos é solução pra manter a serenidade! Bjks!! Saudades dis posts!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma amiga aqui que tem um bebê um pouco mais novo que a Liana, e ele tem o mesmo padrão de sono. A gente só conversa sobre isso uma com a outra, porque sabemos que o resto do nosso grupo de amigos fazem o cry it out. Nós somos as diferentonas. #Tamujunta

      Excluir
  5. Tamo juntas Rita!
    Aqui 2 anos e 5 meses e NUNCA dormiu mais que 6h seguidas... claro que morro de sono, fico mal humorada (e olha que levanto as 5h pra trabalhar) mas como me irrita que a principal pergunta de tds seja sempre sobro o sono!
    E mais ainda são as caras de espanto e expressões de desaprovação qdo digo que ainda não!
    É pra acabar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra acabar sim, Lalah! Talvez o melhor seja fazer como a Gabi e a Mari. A gente simplesmente responde o que as pessoas querem ouvir e pronto. Só pra evitar a fadiga!

      Excluir
  6. Rita sua linda, tive que vir comentar esse post, pq esse é o assunto preferido do povo comigo, hahahha.
    Moroni tem 4 anos e 2 meses e não, ele não dorme a noite inteira.
    tem dias que sim, logico, dorme super bem e acorda novo.
    tem dias como a noite passada que ele acorda 943 vezes e eu acordo moída. pra ajudar tem a bebe que mama 4343 vezes e detesta o berço.
    é, nao ta facil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, tamu junta! Mas olha, vai passar! Tenho certeza disso! Um dia passa! Só pra te servir de consolo (e pra Lalah, Myriam, Juliana também): eu li um artigo de uma pesquisa que ligava o sono de crianças ao nivel de inteligencia. E a criança que acorda mais a noite geralmente tem QI mais elevado. Então é isso! Nossos filhos são muito inteligentes!
      Beijos e aguenta firme!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.