12 de agosto de 2013

Sobre o teste de ovulação

Como escrevi no último post, fiquei super feliz com o resultado do teste de ovulação - imagina quando for listrinha no teste de gravidez!

O primeiro positivo veio na quinta passada, e no domingo resolvi fazer outro teste, só por curiosidade. E pra minha surpresa, veio positivo outra vez! Daí fiquei com uma pulguinha atrás da orelha. É porque eu já sabia que o teste é sensível á presença de LH (Hormônio Luteinizante) no sangue. Esse hormônio é liberado pelo folículo maduro que está liberando o óvulo da vez. Mas acontece que esse hormônio aparece bem rápido, antes do óvulo sair pro mundo (pras trompas). Ou seja, o teste de ovulação dá positivo antes da ovulação de fato. Daí a razão da pulguinha: será que ter LH durante 3 dias é normal? E quanto tempo será que dura o óvulo, depois que ele é liberado do ovário?

Daí fui pesquisar. Como diz a Nana, informação é poder. E é mesmo! Descobri que depois do teste de ovulação  dar positivo o ideal é continuar fazendo o teste todos os dias. A ovulação deverá acontecer depois do último teste positivo. O óvulo depois de liberado tem de 12 a 24 horas para ser fecundado (mas só!?!). Por isso é bom namorar no dia da ovulação e antes, porque os espermatozoides vivem mais tempo dentro do nosso útero, mas não adianta ele chegar lá depois do óvulo ter virado abóbora.

Quanto ao teste de ovulação, ele pode dar positivo só dentro de 12 horas, ou por alguns dias. Normal! Mas se ele der positivo por muitos dias, pode ser que a mulher tenha ovários policísticos, ou pode ser que os ovários estejam liberando mais de um óvulo (gêmeos, que lindo, meu maior sonho!).

O que mais me surpreendeu foi ler que o teste de ovulação pode ser usado como teste de gravidez. É que se der positivo no final do ciclo é que a mulher tá grávida. Gente, que demais!

43 comentários:

  1. Aeeee!!! Gostei de ver! Estudou direitinho, e agora já tem alguns indícios de como funciona o seu corpo. :)
    O meu por exemplo, mês passado não positivou, e eu ovulei assim mesmo (e perdi o fatídico ciclo). No meu caso o pico de LH deve ter demorado bem pouquinho, e ter sido entre duas testagens. Nesses casos, é interessante que a mulher faça dois testes por dia.
    Informação é poder! rs
    Beijos, e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Nana!!! Você deve tentar fazer nesse próximo ciclo teste a cada 12 horas. Não precisa de ser a primeira urina do dia, mas é bom que seja depois de você não tomar muita água.
      Beijos férteis pra você!

      Excluir
  2. Rita, vc e Nana são admiráveis!! Adoro ler o quanto vcs conhecem todo esse processo!! Torço muito pra que as duas listrinhas apareçam logo na vida de vcs!!
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Myriam! Obrigada! Bom, eu sou bióloga, sempre me interessei pela biologia da concepção. Meu marido fala que tentar engravidar pra gente é quase um projeto científico, rs! Adoro!!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Boa tarde!!! Acabei de encontrar seu blog, é muito legal! Eu não sou tentante ainda, mas o desejo de ser mãe, mal me cabe no peito!!! Vou te seguir!! =)
    Se quiser, dá uma passadinha no meu Blog tb...Está com qse 1 mês de vida! rsrs
    Bjus
    http://formandonossafamilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayara! Muito obrigada pela visita, hoje o meu blog faz exatamente 1 mês! Rs! Eu sou tentante faz só 2 meses, mas muito antes disso já estava assim, com essa vontade gigante de ter uma melancia na barriga.
      Beijos!

      Excluir
  4. quantos ovulos tem a melancieira e meloeiro

    ResponderExcluir
  5. Estou com uma dúvida...
    Se o teste de ovulação der negativo, obrigatoriamente não estou grávida?
    Ou posso já ter ovulado, e fecundado e fiz o teste de ovulação e deu negativo mas já estou grávida?
    Entendeu? Rsrs
    Sei que eh muito confuso..,
    Mas estou tentando este mês... E hj, que pelas minhas contas seria o pico de fertilidade, fiz o teste de ovulação e deu negativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monike!
      Então, você quer saber sobre o teste de ovulação dar positivo para gravidez ou para ovulação? Porque pela sua pergunta ficou meio confuso pra mim se você acha que já está grávida ou se acha que está ovulando.
      Olha, em todo caso, em primeiro lugar o teste de ovulação deve estar dentro do prazo de validade, deve ser guardado conforme pede na embalagem (longe de calor, de umidade, etc) e deve ser usado corretamente como está escrito na embalagem. Em segundo lugar, pode ser que você já tenha ovulado e quando isso ocorreu você não usou o teste, ou pode ser que você tenha ficado este mês sem ovular. A ovulação nem sempre é 14 dias após a menstruação: depende de quantos dias tem seu ciclo menstrual.

      Excluir
  6. Olá! Minha dúvida é bem parecida a da Monike. Leio em muitos lugares que se no final do ciclo o teste de ovulação der positivo é porque a mulher está gravida. Eu por exemplo estou no final, sentindo varios sintomas porem o teste de ovulação dá negativo. Significa que eu não estou gravida??? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janaina! Dependendo de quantos dias do ciclo voce esta, ou seja, quantos dias apos a ovulação, pode ser que mesmo estando grávida nem os testes de ovulação ou mesmo de gravidez percebam a gravidez, já que eles dependem da quantidade de hormônio na sua urina, e no início da gravidez é pouco hormônio e a quantidade vai aumentando com o passar dos dias. Espero que em breve você tenha boas notícias!!

      Excluir
  7. Ola meninas.. Fiz o teste de ovulação desde o 6° dia, pois meu ciclo dura apenas 21 dias. E exatamente no dia 11° Os testes de ovulação estão dando positivo. Faço 2 testes por dia, um as 10 da manha e outro por volta das 19 hrs.. E todos sempre dando positivo.
    Estou treinando todos os dias pra garantir meu baby, pois todo dia to ovulando segundo as tirinhas kkkk
    Resumindo.. No inicio os testes deram negativo depois deram positivo e desde que deram positivo, muitos treinos e nada de negativa a tal tirinha.. Sempre dando positivo desde o 1° positivo.
    Não sei se estou tendo ovulação ainda.. Não tenho nenhum problema.. Não tenho ovários policísticos não tomei indutor.. Nada.. Tudo normalzinho com exames em dia feitos recentemente..
    Ou sera que já engravidei.. Pois li que o teste de ovulação da positivo antes do teste de gravidez. Não fiz ainda teste de gravidez. Vo esperar mais uns 10 dias. Pois meu ciclo é curtinho.. Me ajudem.. Sera q to fazendo algo errado??

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mary! Pode ser que você já esteja grávida! Estou torcendo pra que seja isso!!

    ResponderExcluir
  9. Ola estou com dúvida estou no 27 dia do meu ciclo não sei porque resolvi fazer um teste de ovulação e deu positivo, sera que estou tendo ovulação tardia, estou tomando indux 3 ciclo e tentando desde março após óbito fetal de 37 semanas, me falem o que acham

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celia! O teste de ovulacao so e positivo se a marca aparecer bem forte. Se for fraquinha nao e positivo nao. Voce chegou a usar o teste de ovolucao antes, neste mesmo ciclo? Chegou a dar positivo? Quantos dias costumam ter os seus ciclos? Talvez voce ja esteja gravida. Estou daqui torcendo por voce! Depois avise aqui as cenas dos proximos capitulos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Não fiz porque meus testes chegaram agora, mas tive colica de ovulaçao e muco, acredito que tenha ovulado la pro dia 18/12, mas também não estou certa se ovulei ou não, faltam 3 dias pra minha mostra vir pelo calendário menstrual, vou esperar pra ver o que vai dar, fiz um teste de gravidez que veio com o de ovulação e deu negativo, vamos esperar dou notícias, obrigada

      Excluir
  10. Olá! Estou tentando engravidar novamente, e como já tenho um menino queria aumentar minhas chances de conceber uma menininha. Tenho um ciclo regular de 30 dias, menstruei dia 09. Comprei o teste de fertilidade e nele as instruções era começar a fazer a partir do 13° ( dia 21 deste mês). Namorei no dia 20 e 21. Fiz o teste no dia 21 e já deu um super positivo, por isso fui namorar logo…kkk. Pela tabela só esperaria positivar o teste no dia 22, pois teoricamente minha ovulação seria no dia 24. O que me deixou super intrigada foi que repetir o teste no dia 22 e ele apresentou uma linha bem mais clara que o dia anterior. Significa que minha ovulação já aconteceu?? Tô triste pq se ela já ocorreu minha chances de ter outro menino são bem grandes pois devo ter namorado no dia da ovulação ou bem perto dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, pelo que você escreveu você deve ter ovulado mesmo no dia 21. E ai, já tem neném no seu forninho???

      Excluir
  11. Ola!! Amei o sei blog Rita..estou muito confusa com esses testes de ovulacao...tenho um ciclo de 28 dias e estou no meu 12 Dc e nada de dar positivo...como estou tentando uma menina pois ja tenho um principe em casa e importantissimo saber o dia da ovulacao para ter relaxoes 3 dias antes...se supoe que deveria estar positivo a partir do 11 Dc, pois o teste que comprei diz que detectaria os 4 dias mais ferteis.... Estou muito confusa!! Alguem ai p me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karol! Obrigada! Eu nunca usei desse teste que detecta os dias mais férteis. O que eu usava até ficava com uma segunda listra clarinha, mas o positivo mesmo só vinha no dia certo da ovulação. Pode ser que mesmo você tendo o ciclo bem reguladinho, este mês você esteja tendo um ciclo mais longo. As vezes também pode acontecer da mulher não ovular durante um ciclo. São tantas possibilidades! De toda forma, namore 10/11/12 dc. Depois conta pra gente se tiver novidades! Boa sorte!

      Excluir
  12. Olá. Sou nova aqui, encontrei o blog por acaso enquanto procurava informação sobre os testes de ovulação. Será que me poderiam ajudar? A minha dúvida é a seguinte: os meus ciclos costumam ser de 27-28 dias, nunca mais que isso. Já tive ciclos de 26. No 12° dia do ciclo tive, como de costume, os sintomas de ovulação (dor no fundo da barriga e fisgadas no ovário direito, estava mais sensível, lembro que até dei por mim a chorar com uma notícia mais trágica enquanto ouvia a rádio). No dia seguinte, dia 13°, fiz um teste de ovulação que uma amiga me deu, mas deu negativo. Não repeti no dia seguinte pois só tinha mesmo esse. Será que já tinha ovulado? É possível dar logo assim negativo se tivesse ovulado no dia anterior? É que nem uma lista clarinha apareceu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelo pouco que entendo pode ser que sim, você tenha ovulado no dia anterior e no dia seguinte o teste não detectou. É por isso que é aconselhável começar a usar o teste de ovulação dias antes do dia que você acha que vai ovular, pra não perder o positivo.
      Boa sorte!

      Excluir
  13. Bom dia! Ótimo texto!
    Não sei se saberá responder minha pergunta, mas não custa tentar!
    Sempre detectei o muco elástico de forma muito evidente!!! Muita quantidade na ovulação! Porém de uns meses pra cá ele simplesmente desapareceu, porém continuo detectando a ovulação pelos testes de ovulação, que continuam dando positivo normalmente! Minha pergunta é a seguinte, é possível um teste de ovulação dar positivo (realmente positivo) e meu corpo não liberar o óvulo!?
    Muito obrigada por sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, July! Como o teste mede a quantidade de hormonio liberado com a ovulação, o positivo significa positivo mesmo :)
      O que pode ter acontecido é que seu muco foi escasso devido a falta de água por exemplo - talvez você esteja tomando menos água nos últimos dias.

      Excluir
  14. Oi Rita, boa noite.
    Tenho SOP, mas está tratada, tomava Artemidis 35, parei desde início de Abril/2015. Meu ciclo é irregular, em torno de 36/37 dias. Minha última menstruação desceu dia 27/08/15 e dias 17 e 18/08 deu positivo os testes de ovulação e dia 19 e 20/08 já clariaram. Que dia foi minha provável ovulação? Meu marido viaja muito a trabalho e acabamos treinando somente no dia 18/08, tenho chances de ter engravidado nesse dia? Eu e ele temos 30 anos, meu primeiro filho que estamos tentando e ele já tem um filho pequeno. Aguardo sua resposta, tenho muito medo de não poder engravidar. Ahh, no dia do positivo não tive o muco elástico, uns 10 dias que tive algo parrcido. Beijos. Obrigada por vc existir em nossas vidas para nos ajudar.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, muito obrigada pelo carinho!
      Você tem chances sim de ter engravidado, tendo tido relação no dia 18. O óvulo dura pouco tempo, menos de 24 horas, mas como o teste deu positivo nesse dia, pode ser que tenha dado certo. E aí? Você já fez o teste de farmácia pra saber se deu? Boa sorte! Beijos!

      Excluir
  15. Olá adorei o blog....
    Qual a relação da SOP com a possibilidade de ter conseguido positivo nos testes de ovulação?
    Minha menstruação veio dia 27 de agosto tbm....
    Fiz o teste dia 16/17/18 de setembro. Os 3 dias deu positivo no teste.
    Tive relação nesses 3 dias apenas.
    Existe chances de eu ter conseguido nosso milagre?
    Outra dúvida. Quando posso fazer o exame de sangue para não correr o risco de um resultado falso negativo?
    Obrigada.
    Adorei os posts
    Bjs
    Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara! Na verdade positivo mesmo só é considerado no teste de ovulação quando a segunda listra é bem forte, igual a primeira, de controle. Então quando você faz o teste e dá uma segunda listra bem fraquinha, não é positivo, mas tá perto do dia que será positivo (o dia da ovulação). Não sei se há relação entre SOP e o teste, e também não posso te falar com certeza sobre o exame de sangue. Aqui onde moro não se cosuma fazer o beta, apenas em caso de gravidez de alto risco. Mas já li que o beta deve ser feito só depois que há um dia de atraso da menstruação, pelo menos.
      Boa sorte!

      Excluir
  16. Oi Rita, td bem? Acabei de conhecer seu blog e estou amando.
    Sou tentante há 1 ano e meio e neste ciclo eu resolvi usar o teste de ovulação, mas estou um pouco confusa e queria sua ajuda... O dia provável da minha ovulação era dia 11/10 porem eu resolvi fazer o teste no dia 10/10 e apareceu a listra um pouco mais fraca que a principal. Provavelmente o meu positivo ocorreu no dia 09. Eu namorei no dia 10, 11 e 12, é provavel que eu ainda tenha conseguido utilizar o meu ovulo, ou melhor, é possível que eu tenha conseguido a fecundação? Ou nos dias que eu namorei já tinha perdido o ovulo?

    Muito obrigada pelas dicas valiosíssimas de seu blog.

    Beijo e aguardo sua resposta
    Annie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Annie! A listra bem fraquinha não indica positivo, mas sim que o dia do positivo tá perto. Só é considerado positivo quando a segunda lisytra é tão forte quanto a primeira. O óvulo fica disponivel/pronto pra fecundação só por um dia ou menos, então pra ele ser fecundado é preciso de ter relação entre 3 dias antes da ovulação e no dia da ovulação. Isso porque os espermatozoides sobrevivem até 3 dias no nosso corpo. O que pode ter aocntecido é que você não ovulou no dia 09, mas sim no dia 11. Pode ser sim qua você tenha um positivo em breve. Volta aqui pra contar! Boa sorte!

      Excluir
  17. Oi Rita, tenho uma dúvida RS
    Se o teste de ovulação da positivo por 2 dias e no terceiro dia da negativo significa que não houve fecundação ou não tem nada a ver ?? Obrigada ....bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É assim que acontece: o teste de ovulação acusa se você está ovulando ou não. Então é normal ele dar positivo e depois negativo, porque você ovula e o óvulo não fica mais de 24 horas disponivel. Ele morre muito rápido. Quando o teste deu negativo é porque você já não está fertil mais.

      Excluir
  18. Olá! Adorei a sua explicação, mas apesar de ter entendido fica sempre uma dúvida...fiz o teste de ovulação ontem ao acordar e deu positivo, hoje fiz novamente e também deu positivo. O que quer dizer? Temos andado a treinar, mas afinal qual é o dia perfeito para ter relações? Obrigada e um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teste só é considerado positivo se a segunda marca estiver bem forte, tão forte quanto a marca controle. Talvez ontem não foi positivo de verdade.

      Excluir
  19. Percebo, mas se tivermos tido relações nesses dois dias a probabilidade é grande de estar grávida?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!
    Eu estou com a minha mestruacao atrasada a 19 dias ..
    E ante ontem decidi fazer um teste de ovulação em casa e deu super positivo ...
    Será q posso estar grávida?
    Eu tinha micropolicistico e da última vez n tinha mais nada...
    É tenho pouco de medo de fazer o teste e der negativo...
    Fiz 2 vezes 2 teste de ovulação e deram positivo...
    Me ajudem obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem uma chance muito grande de você estar grávida sim! Porque o teste de ovulação dá positivo em aso de gravidez. A minha sugestão: compre um teste de gravides e faça! Mas acho que já posso até te parabenizar pela gravidez :)

      Excluir
  21. Você pode ter engravidado. Porque o teste de ovulação dá positivo só por pouco tempo. Você pode ter ovulado há dois dias atrás, teve relações e pode ter engravidado (ou não). O fato é que se a ovulação ocorreu em um dia e você fez o teste dois dias depois, o teste dará negativo.

    ResponderExcluir
  22. Oi Rita....adorei o seu blog...Parabéns !!! Estou tentando um bebêzinho há 3 meses, nesse mês comprei o teste de ovulacao, e comecei a usar no 11 dia do meu ciclo, minha mestruacao aconteceu no dia 06 de julho, então o meu positivo veio no 14 dia do ciclo e hoje 15 dia ja deu negativo, treinei no dia 12 e 14 do ciclo, será que vou consegui meu positivo?! Tomara!!!

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.