21 de outubro de 2013

A "primeira consulta" e a fantasia da gravidez

No dia 17 (quinta passada), foi a minha primeira "consulta", que foi por telefone. A enfermeira me ligou na hora combinada, 9:30 am e ela foi super simpática, um amor. Basicamente essa conversa é pra ela recolher informações sobre mim e maridex, pra facilitar a primeira consulta com a GO, que será na décima semana. A grávida também pode tirar várias dúvidas nessa "consulta". Ela me perguntou sobre doenças na minha família e na do maridex, perguntou se eu quero fazer o exame pra detectar possibilidade de Síndrome de Down, que é a soma de 2 exames, o ultrassom da décima semana e o exame de sangue que farei depois do ultrassom. Eu estava na dúvida em fazer ou não, mas como maridex prefere fazer, faremos.

Ela também me informou sobre o que eu não posso comer, que já é bem sabido aqui em casa e as vezes meio difícil, principalmente quando vamos jantar na casa de amigos e sempre tem prosciutto com aperitivo o que eu não posso, fico só olhando. Geralmente não tenho problema de ficar querendo comer o que não posso ou beber álcool. Mas na semana passada me deu vontadezinha de tomar um porto que o maridex estava tomando com uma sobremesa deliciosa num restaurante que fomos. É que eu amo porto! Mas rapidinho passou, eu sei que consigo ficar sem ele!

Quanto aos enjoos, ela me passou  a prescrição de um remédio pra me ajudar. Aqui na Gringolândia a gente não precisa da prescrição em papel. Normalmente o médico envia pra farmácia que você escolher. Daí basta ir lá e buscar que o remédio já estará prontinho pra você. Por um lado estou aliviada em tomá-lo, mas por outro me sinto meio fracassada. É porque eu não gosto de tomar remédio, evito ao máximo. Eu tento ser uma pessoa saudável sem tomar medicamento. Mas tive que me render. Fui pegar o remédio na sexta feira de manhã, e antes de sair pra farmácia passei tão mal, vomitei todo o meu lanche de suco de abacaxi com biscoitos. Foi horrível! Fui pra farmácia ainda passando mal e tive a certeza que estava fazendo a coisa certa. Fui orientada a tomar a cada 6 horas, assim estou fazendo. Mas ainda não me sinto muito bem. No sábado tive muita dor de cabeça no trabalho, a noite saímos pra jantar com uns amigos e depois que cheguei em casa vomitei toda a sobremesa e parte  do jantar. Como odeio vomitar!

Até agora o que posso falar da minha gravidez é que ela está sendo bem diferente do que eu sonhava. Eu tinha aquela fantasia pintada em cor de rosa na minha cabeça, mas a realidade é diferente. Na minha opinião a satisfação é inversamente proporcional à expectativa. Basicamente é uma equação assim:



Satisfação = Realidade - Expectativa

Sabe quando assistimos um filme, que esperamos muito entrar no cinema, criamos uma expectativa tão grande e depois de vermos o filme, que pode até ser bom, mas achamos péssimo porque a nossa expectativa era gigante. É isso que está acontecendo comigo. Não quero reclamar mais (já fiz isso demais no post anterior, né?) e dizer que a gravidez pra mim está sendo ruim. Não, nada disso! Mas está sendo diferente. Toda aquela pintura que fiz na minha cabeça, estou desconstruindo aos poucos (com exceção dos peitos maiores, que sempre foram o meu sonho de consumo e agora estão aqui, grandes, lindos e doloridos...).

Sempre pensei que eu fosse me sentir poderosíssima, uma mulher linda gerando uma vida. Mas me sinto cansada demais, o enjoo quase acabou comigo. Agora está melhorando sim, se Deus quiser estarei melhor e depois do quarto mês a vomitade desaparecerá por completo (Amém!). Agradeço por ter ao meu lado o maridex que me diz que estou linda todos os dias, apesar de eu sentir o contrário. Isso parece besta, mas me ajuda pra caramba!

28 comentários:

  1. Oi Rita! Sei exatamente como você se sente. Agora, como estou no 2º trimestre, os sintomas já melhoraram 90% (só escovar os dentes de manhã que ainda está complicado, é ânsia na certa...). Já tenho mais disposição, libido... Força, que daqui a pouco tudo melhora! Também odeio vomitar, aff...
    Interessante o esquema de consulta telefônica, hehehe, não conhecia!
    Beijos, Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Estou aqui torcendo pras coisas melhorarem no segundo trimestre pra mim também. E falta bem pouco, tomara!
      Beijos

      Excluir
  2. Oieeeeeeeeeeeeeee
    estamos juntas
    q sofrendo esses enjoo gente do céu parece que eu to um caco
    eu era super ativa
    agoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkkkk
    eu não vomitei até agora
    mais tipo acho que as vezes é ainda pior
    tem dia que me sinto feia
    q meu cabelo não se ajeita ou que ta oleoso demais
    e fora o humor né
    mais dizem que passa
    então que passe logo
    melhoras
    bjaoooooo

    ResponderExcluir
  3. Bem vinda a gravidez real, Rita!!! HHAHAHAHA
    Eu me sinto tão culpada de reclamar, mas tem horas que não dá...o amor não diminuiu, mas a paciência essa sim.
    Eu não sinto tanto falta de álcool assim...mas ontem, um calorão, minha mãe bebendo uma caipirinha geladinha...até salivei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Eu reclamo aqui no blog e to achando que tenho que reclamar mesmo, não quero ser a grávida chata reclamona, né!
      Beijos

      Excluir
  4. Rita, geralmente, o primeiro trimestre é desapontador mesmo...mas, lembro que no segundo, eu amei estar grávida! Eu tinha muita disposição e zero enjoo. Então, não se preocupe que vai melhorar e vc vai achar o máximo!
    Bjo grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que seja assim mesmo, Myriam! Se pelo menos o enjoo passar ficarei tão feliz...
      Beijo

      Excluir
  5. Sobre o que não comer... Minha esposa (linda louquinha rs) comia um chocolate antes de cada US. Eles se moviam mais, creio que pelo efeito de felicidade hehe mas não deixava muito, somente um pedacinho rs. Que sua gravidez seja regada de paz, luz e saúde. :)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge! Espero que você e Katy estejam bem! Estamos daqui mandando boas vibrações pra vocês e pra Zoe. Contei pro meu marido e ele também ficou triste com a notícia,`torcendo pra vocês superarem.
      Um abraço apertado!

      Excluir
  6. Ih, Rita...isso é a vida, né?! Nada mais normal do que desejarmos, criarmos expectativas e depois descobrir que a realidade não era bem assim...
    Claro que com a gravidez não seria diferente...rs.. ainda mais com TODO o desejo que sentimos por ela enquanto planejamos e tentamos, né?! ;)
    Mas fica tranquila...logo esse mal estar toda melhora e vc vai conseguir curtir com mais paciência e disposição toda a parte boa dessa aventura!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Pois é, e como não ter essa expectativa toda mesmo?! É assim, e a gente vai viver essa aventura de corpo inteiro, com bode ou sem ;)
      Beijos!

      Excluir
  7. IIIII...Rita.. que pena que você também ta caindo na real..calma que jaja tudo isso passa.. sua barriga vai crescer e você vai se sentir linda!! fique bem!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leda! Obrigada! E você fique bem também, com a sua sementinha crescendo!
      Beijos

      Excluir
  8. Rita, logo logo isso tudo passa e o que vai ficar é justamente a parte boa! hehe! E que marido mais fooooofo! <3
    p.s.: Amo um porto e odeio remédios também! hehehe!
    Beijoooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talita! Maridex é fofo sim, as vezes brinco que é a obrigação dele, porque a gravidez é "culpa" dele, rs!
      Beijos

      Excluir
  9. Rita, adoro seus posts contando com as coisas por ai são diferentes né? O pré-natal então, são tantas diferenças, fico mto curiosa! rs

    Ah amiga, expectativa é uma coisa normal (assim como se deparar com a realidade né?) Eu que até o começo do último trimestre tive uma gravidez perfeita, sem problemas, sem sintomas, sem engordar, nadinha de mal... agora tenho que me deparar com a realidade do último trimestre e é MTO DIFICIL!
    Não se sinta mto chateada agora pq dizem que o 2o trimestre melhora e o 3o te prepara... kkkkk
    Mas tenho certeza que vale a pena demais!
    Espera só seu bebêzinho começar a mexer ai dentro, não tem presente melhor!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lalah! Eu sempre pensei que o terceiro tri é complicado, acho que pra mim será difícil ele ser pior que o primeiro tri! Sentir a sementinha mexendo deve ser a melhor sensação do mundo, to louca pra sentir!
      Beijos!

      Excluir
  10. Querida, já, já esse mal estar todo passa e vc vai poder curtir mais a sua gravidez!!! Bjos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lyanna! Que Deus te ouça! Eu me sinto as vezes meio culpada por não estar curtindo do jeito que sempre sonhei.
      Beijos

      Excluir
  11. Aproveite o segundo trimestre que é tudo de bom!!! Não quero te desanimar, mas como vc já está caindo na real lhe adianto: o último trimestre é terrível! Principalmente se você for ter normal, os últimos dias parecem que você vai explodir! hahaha Logo quero passar por isso novamente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa! Acho que já estou (em teoria) preparada pra sofrer um pouco no terceiro tri, eu já to esperando pelo pior, rs! Mas esse primeiro tá sendo complicado.
      Beijos

      Excluir
  12. Nossa minha linda li seu post um tanto apreenssiva pois tenho labirintite e acordo todas as manhãs super enjoada e algumas vezes um pouco zonza...fico imaginando como vai ser quando o meu positivo chegar...ainda bem que tem os medicamnetos que ajudam um pouco né, essa vida de "Vomitante" não deve ser nada fácil...Como está a sua alimentação pela manhã? Se cuida tá!
    Há e amei seu comentário lá no meu post sobre o parto normal humanizado, fique a vontade para repassar o texto!
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Determinada! Calma que cada gravidez é diferente. Algumas mulheres não tem nadinha, nenhum enjoo. Mas fico pensando que como você já tem enjoo pela manhã, talvez deva piorar mesmo com a gravidez. Espero que não, e to aqui torcendo pelo seu positivo!
      Beijos!

      Excluir
  13. Rita, querida, aguenta firma que daqui a umas duas semanas tudo vai melhorar. E desencana com esse negócio de se sentir fracassada pq tá tomando remédio. A partir de agora, lembre-se que todos os seus conceitos podem ir por água abaixo. Maternidade é isso!
    Bjs, se cuida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty! Obrigada! Sentir-me fracassada foi só uma fase, já passou. Está sendo bom tomar o remédio, mas ainda assim to tendo enjoo. E um gosto ruim na boca. Espero que passe mesmo, to contando os dias!
      Beijos!

      Excluir
  14. Nossa Rita, acho que você colocou muito bem a questão da expectativa e da realidade. Também idealizei um forma na mente e está sendo diferente.
    E esses enjoos, nossos companheiros heim, minha esperança e que com os 3 meses passe e se Deus quiser irá passar e poderemos nos sentir lindas e sair por ai desfilando o barrigão ( que ainda não vai está tão ão, mas pra gente vai).

    Fica com Deus e boa semana!!!!!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Deus te ouça! Fico empolgada em ter barrigão, mas sei que pra mim vai demorar, primeira gravidez e sou magrela, sei que a barriga vai aparecer um pouco só depois do quarto mês. Será legal!
      Beijos! Boa gravidez pra nós!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.