2 de outubro de 2013

Comer saudável é aqui mesmo!

Se tem uma coisa que americano gosta é de hambúrguer, batata frita, milk shake, muita manteiga e açúcar demais em tudo! Ah, odeio isso! Ok, até gosto do gosto, mas digo que não gosto pra eu me convencer e assim não entrar na onda e engordar 30 kg. E pior é que aqui na Gringolândia todos os pratos são enormes. Num restaurante típico americano você pode pedir o menor que ainda assim será o suficiente pra 2 pessoas.

Eu adoro comida saudável! Amo me cuidar! Sempre tento comer a cada 3 horas, evito gordura e enlatados. Mas na semana passada o estresse no trabalho foi grande. Trabalhei muitas horas, por isso não tive tempo de cozinhar e ir no mercado comprar frutas frescas. Além disso tinha ainda muita feijoada que sobrou da festa de aniversário do maridex. Resultado: não comi a cada 3 horas, almocei feijoada muitos dias e comi mais chocolate do que estou habituada. Daí ontem, depois de todos o estresse do trabalho já ter passado, começo a sentir muito enjoo, queimação e dor de estômago. É gastrite na certa!

Então ontem mesmo comecei a operação menos açúcar, menos comida ácida, mais vegetais e mingau de araruta todas as manhãs. Está dando certo, porque hoje já estou bem melhor.

Sempre tento me cuidar, mesmo antes da gravidez. Mas agora vejo que a responsabilidade é ainda maior. Tenho que comer bem por mim e pela pessoinha que está crescendo aqui dentro. E sempre disse pro maridex  que não quero ser viúva jovem, que acho muito triste, que por isso ele tem que se alimentar direitinho. Mas agora ele tem mesmo, porque será papai.

Antes de nos casarmos o maridex tinha um costume terrível. Ele só comia uma refeição por dia. Ele acordava, tomava um red bull, ia pro trabalho e não comia nada o dia todo. Quando ele voltava a noite pra casa com aquela fome de leão ele comia comida suficiente para um batalhão.  Ah, mas agora como tá diferente! Comemos arroz integral com vegetais todos os dias, as carnes são de preferência magras.

Mas ainda assim há o que melhorar. Ontem decidimos que tentaremos ser ainda mais saudáveis: eu vou diminuir o açúcar (o que pra mim é difícil que sou pior que formiga) e vamos comprar vegetais só no Whole Foods, que é um mercado perto da nossa casa que só vende orgânico. É bem mais caro, mas pelo menos a gente confia que não está se enchendo de agrotóxico.


23 comentários:

  1. Rita, agora morri de inveja!! Eu AMO o Whole Foods!! Sempre que vou aos EUA ele é parada obrigatoria!! Que lugar sensacional!!! Como eu adoro essas coisas saudáveis, considero o Whole Foods um paraíso gastronômico!! Dificil é fazer dieta em Manaus, que jamais terá um centro orgânico desses.. Buaaaaaaa!!
    Vc faz muito bem em se alimentar corretamente! Sei que a vontade de meter o pé na jaca é gigante, mas comer de 2 em 2h ou de 3 em 3h faz toda a diferença! Eu fazia um mix de castanhas, nozes e damascos pra um dos lanches da manhã...amêndoa é muito bom tb!! Força que vc consegue!! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Myriam! Eu também amo o Whole Foods! Antes não tinha um perto da nossa casa, mas agora que nos mudamos vou as vezes 2 vezes por semana. Fica mais caro, mas é tão mais saudável! Dá gosto mesmo de ir, comprar uns vegetais diferente e depois se aventurar na cozinha. Eles tem muitos tipos de amêndoas e frutas secas, vou fazer como você recomendou pra lanchinhos. Mas olha, em Manaus você deve ter tantos frutos amazônicos legais!
      Beijos!

      Excluir
  2. Ai, Rita, a reeducação alimentar é muito bom, mas para mim é muito difícil. Especialmente no tocante ao açucar. Eu amo doce, não consigo passar um dia sem! Muito difícil! Que bom que vc está conseguindo!! :)

    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura! Ainda não posso dizer que to conseguindo, mas pelo menos vou tentar. O tal do açúcar que é meu ponto fraco também. Mas vamos lá, a gente consegue!
      Beijos

      Excluir
  3. Putz...pra mim é muito difícil comer saudável.. AMO uma tranqueira, um fast food e tudo mais que não presta...rs
    Claro que com a gravidez passei a ficar muito mais cuidadosa e consciente do que como... mas que não é fácil, não é... (agora na viagem, por exemplo, super meti o pé na jaca...rs)
    Mas se vc já gosta de se cuidar e comer bem, fazer isso com o incentivo da gravidez vai ser o maior prazer e vai dar super certo, tenho certeza!!!

    E, putz, fiquei abismada com esse hábito de só comer 1 vez por dia - e com um red bull pela manha!!!! Como pode sobreviver assim??
    Ainda bem que já mudou...rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! Mas viajando, aind amais pro México, deve ser difícil mesmo não enfiar o pé na jaca. Os dois pés!
      Eu sempre me perguntava como maridex sobrevivia, e nem mesmo ele sabe responder. ainda bem que isso ficou no passado, rs! Tento convencê-lo a praticar exercícios, mas é difícil demais.
      Beijos!

      Excluir
  4. Gente, red bull no café da manhã é pesado, hein...rsrs
    Deve ser super difícil comer bem por aí...que bom que você gosta, isso já ajuda bastante, pela saúde de vocês e pelos quilinhos que sempre vem com a gestação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Na verdade o costume do Red Bull continua, todos os dias, é a cafeína necessária pro maridex viver. Mas depois do dito cujo tem café da manhã, lanchinho, almoço, lanchinho e jantar. Ai, quilinhos! Eu sempre fui muito magra, to empolgada de ter esses quilinhos sim!

      Excluir
  5. Ai que bom que você consegue.. por que eu nem passo perto.. e o problema não é nem doce.. é que adoro um salgado.. frituras.. simplesmente Amo!! Mas to tentando controlar.. pq agora ta me dando uma aziazinha...;33 Mas você vai engordar muito menos que eu.. muito mais saudável!!! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leda! Pior é que fritura é super vilã! Ainda mais se você comer fora de casa, o óleo que usam pra fritar é geralmente velho e de péssima qualidade. Vamos cortar isso aí já!!!

      Excluir
  6. Isso ai parabenss mamãee, também estou mudando alguns hábitos alimentares mais nao é facil, eu na verdade ate que café da manha, e almoço eu como certinho, meu problema era a noite, trabalhar dia inteiro, e a noite era pizza, x, e assim ia, agora falo pro marido vc até pode comer, mais eu tenho q ensinar o bebe desde cedo o que é bom, cortei refrigerante também,
    beijaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agueda! A noite é que é o perigo mesmo, porque não é bom comer muito pouco antes de dormir (mesmo sem estar grávida, estando então, ainda pior). Que bom que você cortou o refrigerante - eu já cortei ele da minha vida há mais de 15 anos, só abro uma exceção pro guaraná antártica de vez em quando (oh, saudade do Brasil!).
      Beijos!

      Excluir
  7. "um red bull..."... e as pessoas reclamando que meu primo almoçava arroz com feijao e CAFÉ. Mas café com t-u-d-o. Café com pão passa, mas com arroz, feijão, macarrão, feijoada... Não importava que comida fosse. De mim reclamam que eu como tudo com maionese hehe Bom, a maioria das coisas rs. Sobre alimentação, no Brasil eu comida mais porcarias e era magro, aqui no Peru a comida é mais saudável e eu subi de peso. Motivo? A comida é ótima, saudável e o melhor, é barata. Pode-se dar o luxo de não morrer com os preços exorbitantes de São Paulo quase todo fim de semana... Ah, pela semana tb dependendo rs.. Mas temos de nos cuidar, como diz minha esposa "temos de durar pelo menos 50 anos" hehehe bj e luz, Rita e família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, temos que durar muito agora, Jorge! Que tal praticar exercícios? Aqui em casa eu vivia sugerindo maridex de começar a se exercitar, mas já desisti: ele já sabe que é bom, então ele que tem que decidir fazer, e não eu.
      Beijo!

      Excluir
  8. Que bom se alimentar corretamente faz bem para vc e para o bebezinho um bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine! Sim, comer saudável agora é ainda mais importante pra gente.
      Beijo!

      Excluir
  9. Cara! Que marido é esse! Passada. hahahah
    Que bom que vcs têm a praticidade aí pra comer saudável. É o que pega aqui. Não me organizo, e acabo comendo muita porcaria.
    E tô na fase aproveitando enquanto posso, já viu. rsrs
    Força aí! Saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! Sim, maridex hoje não sabe como ele conseguia comer uma só vez por dia. Os amigos até hoje me agradecem por "estar cuidando tão bem dele". A minha sogra então, nem se fala!
      Olha, melhor aproveitar menos e começar a dieta gravidez logo, viu?! Porque biscoitinho tá chegando em breve!
      Beijos

      Excluir
  10. Rita querida que bom que vc está conseguindo se alimentar bem, isso faz uma diferença enorme para o bebê né e com certeza para vc também, que vai ter mais chances de ter uma gestação tranquila, sem engordar mais do que o suficiente. Estou aprendendo muito com vc viu! Continuo na minha guerra com a balança...meio desanimada...mas ainda não desistir!
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não, determinada! Como assim desanimada! Bola pra frente, menina! Você consegue sim! Quando vejo o exemplo da minha sogra penso que todo mundo consegue! Ela perdeu cerca de 20 kg fazendo exercício de leve que ela gosta (natação e caminhada) e uma super reeducação alimentar. Cortou de vez açúcar, frutas só as menos doces. Difícil? Sim, no início era demais, mas hoje ela diz que se acostumou. É claro que as vezes ela abre exceção, como no nosso casamento por exemplo ela comeu todo tipo de sobremesa que existia. Engordou um pouco em uma semana, mas ficou feliz da vida por ter casado o primeiro filho.
      Boa sorte pra ti!

      Excluir
  11. Resolvi fazer uma reeeducacao alimentar, to fazendo acompanhamento com nutri e tudo mais, percebi que engordei 5 kilos nos ultimos meses, principalmente pq bf adora um bacon no café da manha do final da semana e eu nao conseguia resistir, dai comecamos uma dieta bem regradinha, mtos veggies, integrais, nada de gordura, etc. Era a falsa magra, sabe?! Peso bonitinho, mas percentual de gordura de uma pessoa obesa!
    Estamos ha 1 mes nessa dieta, dai, hj meu chefe voltou de ferias e levou todo mundo pra um restaurante gostoso e nao teve outro jeito, pé na jaca total!!!! O engracado é que 2 horas depois, ca estou eu passando mal, enjoada e com dor de barriga. Acho que nesse 1 mes meu corpo se acostumou tao bem com a alimentacao saudavel que com um unico pé na jaca ja esta reagindo.
    Mas entao, apoio total para voces com a alimentacao saudavel!!!!

    Ps: sempre que cruzo a fronteira tento dar uma passadinha num whole foods nem que seja pra dar uma olhadinha.... Adoro comida e adoro esse lugar hehehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana! Whole foods é tudo de bom mesmo! Menina, essa história de passar mal é normal. Eu e maridex aprendemos que é enfiar o pé na jaca pra um de nós ou os 2 passarmos mal depois. Um dia desses depois de um jantar num lugar super americano com pratos enormes ele vomitou quando chegamos em casa e eu fiquei também enjoada. Comida demais faz mal! E como!
      Beijo!

      Excluir
  12. Querida amiga antes de mais nada venho pedir desculpas por tanta pedir,pra ser minha seguidora em meu novo blog, meu email ou gmail,ou seja no google deu uma confusão, todas vez que que eu entrava no blog ou facebook me pedia um telefone que não uso a muito tempo,por fim não conseguia ver minhas coisas e fui obrigada a fazer tudo de novo e venho te pedir mais uma vez pra estar comigo...vou deixar meu link http://blogrosanalova.blogspot.com.br/

    com amor em CRisto Rosana,beijinhos e que Deus te abençõe... e ja vou te seguir aki ok?? bjinhos

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.