17 de janeiro de 2014

Sobre a saudade que tenho do Brasil

Agora que estou passando uma temporada em terras brasileiras estou pensando muito sobre o meu país, voltar a morar aqui. Eu e maridex temos planos de morar aqui, ainda não definimos, mas deverá ser daqui a uns 2 ou 3 anos. Há algumas semanas atrás vi uma lista que um americano, que é casado com uma brasileira e morou por 3 anos em São Paulo, escreveu sobre os 20 motivos que fizeram ele odiar viver por aqui. Essa lista deu muito o que falar nas redes sociais e me fez começar a pensar muito sobre o Brasil. Se quiser ver a lista é só clicar aqui. Eu concordei com muitos pontos que ele colocou, mas tem muita coisa que pra mim e pro meu maridex gringo não representa problema de forma alguma. Tem pontos que o tal gringo reclamão colocou que em outras partes do país não são tão graves, outras são piores. É que existem vários Brasis no Brasil.

Eu fiz um curso intensivo de inglês por 2 semanas na Gringolândia antes mesmo de me mudar pra lá. Havia na minha turma um sueco, uma espanhola, uma russa e um carioca. Sempre o professor perguntava sobre os nossos respectivos países, e nessas horas eu discutia um pouco com o carioca. Ele era muito jovem, de família bem rica, os pais tinham uma casa gigante em Petrópolis, e o Brasil que ele conhece é um Brasil de poucos, de pessoas que pagam mais de R$ 150 pra se divertir numa boate toda semana. De acordo com ele, no Brasil "todo mundo tem caseiro em casa", além da empregada doméstica. Ah, quando ele disse isso eu não consegui ficar calada e expliquei que não era bem assim.

Já na Suíça conheci uma brasileira de um outro Brasil. Ela trabalhava como madeireira na Amazônia de forma ilegal, lá ela foi casada com um bandido, depois de se separar ela conheceu um suíço que passava férias na Floresta e eles se casaram depois de um tempo. Hoje ela mora com ele uma parte do ano lá. Ela é uma figura super excêntrica, lá ela fala pra todo mundo que "no Brasil as pessoas andam com faca" pra se proteger. Eu disse a ela que a realidade em outras partes do Brasil é bem diferente, que não é bem assim, por isso ela não pode generalizar e falar essas coisas. O mais estranho é que ela fala com todo mundo em português, porque ela ainda não aprendeu nada de inglês ou alemão, e o marido suíço prefere assim por motivo de ciúmes. Então o marido sempre está perto pra traduzir as coisas pras outras pessoas. 

Estou refletindo que a minha realidade no Brasil é muito boa. Aqui tenho apartamento próprio, meu emprego está garantido para sempre porque sou funcionária pública federal. Nada dessas coisas nós temos na Gringolândia. Mas o que mais está me fazendo ter essa vontade louca de voltar pro Brasil é a fazenda da minha família. É engraçado porque desde criança eu sempre queria viajar para lugares diferentes. Mas a minha família nunca viajava, porque só íamos pra fazenda, todo fim de semana, férias e feriados. Por isso quando eu era adolescente eu tinha uma raiva de ter que ir só pra fazenda, nunca poder ir pra outro lugar. Daí eu cresci, fiquei independente, tive meu próprio dinheiro e comecei a viajar o mundo. Numa dessas viagens conheci o maridex, casamos e eu me mudei pra Gringolândia. E agora estou indo pra fazenda com a minha sobrinha Alice, de 1 ano e 2 meses. Lá ela tem até uma botina nos pés, anda e corre pra todo lado, pega goiaba fresquinha no pé pra comer, aprendeu a comer espiga de milho cozida sozinha, já tomou banho de chuva e adorou, brinca com os cachorros, faz carinho nos bezerros, dá comida pros porquinhos e faz um monte de outras coisas que a Sementinha poderá fazer também. Mas morando na Gringolândia não teremos nada disso.

É claro que lá tem várias vantagens também. Pra começar a Sementinha deverá nascer com respeito, na sua hora, sem eu ter que buscar por um médico não cesarista. Temos 4 estações do ano super bem definidas, temos segurança pra andar na rua sem risco de ser assaltado como temos aqui... Fico pensando que em qualquer país que a gente viva, sempre estaremos perdendo as vantagens do outro país e estaremos longe de uma das famílias e de vários amigos.

Acho que com a minha gravidez estou ainda mais saudosa do Brasil, e o pior é que estou no Brasil agora vivendo essa crise! No ano passado quando eu vim também me deu muita saudade da minha terra, mas agora tá bem pior.

21 comentários:

  1. É, Rita...
    Acho que na gravidez é mesmo mais difícil estar longe "de casa"...e imagino que isso piore depois que o bebê nasce...
    (eu não tenho a menor vontade de voltar a morar em SP, mas tenho sentindo bem mais saudades desde que engravidei)
    Que bom que vocês já tem esse plano, acho que acalma seu coração, né?!

    Sobre as diferenças entre os países, concordo com vc...cada lugar tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a nós pesar e escolher com qual estamos dispostos a viver!

    Beijo e paciência! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi! É tão difícil sentir essa saudade assim! Com bebê no colo deve ser pior mesmo. Mas eu já sabia que seria difícil, vamos levando e aproveitando as vantagens de cada país quando estivermos, seja morando, seja passando férias.
      Beijos!

      Excluir
  2. Todos somos diferentes, e falo por mim. Vivo fora do Brasil mas tô perto, tô no Peru. Se eu comparmo minha vida em São Paulo com Lima, minha unica reclamação aqiu seria o transporte publico, que é um caos. Se eu for falar de SP, eu falaria da violência que é muito maior. Mas se eu for ver o que ganho, aqui tenho mais qualidade de vida que em SP. Preços mais justos, não há esse roubo de impostos que caem nossos bolsos e etc. Mas saudade é complicado, atinge o coração e doi... Aprendi que sou cidadão do mundo, e isso me alivia psicologicamente. MInha unica preopação principal é a segurança, de resto, se ajeita :) Ah, aqui tenho um mini estoque de coisas brasileiras hehe isso tb ajuda. bjs aos três ai! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, na minhsa casa também estoco muita coisa, e tenho muita opção de mercados brasileiros nos arredores de Boston. Taí, eu gostei muito disso de dizer que é cidadão do mundo. Eu sou também!! Ah, a violência também é a grande preocupação na cidade onde meus pais moram. Ela tá na lista de uma das 40 mais violentas do MUNDO. Fala sério, né?!
      Beijos!

      Excluir
  3. Vc se expressou muito bem quando disse que existem vários Brasil dentro do BRASIL. Sei que todos eles tem muitos problemas, mas acredito que há muitas vantagens em morar em qualquer um deles. Não tenho pretensão alguma em morar em nenhum outro país no mundo que não seja aqui, apesar de todos os seus problemas. Brasileiro em terras brasileiras sempre encontra uma forma de ser feliz!!!!! Mas, sempre fico muito contente quando sei de brasileiros que se deram bem em outras partes do mundo!!! feliz que vc esteja tão bem mesmo em terras distantes!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna, eu sempre brinco que brasileiro é como praga, encontro sempre em todo lugar que vou. E sempre somos bem brasileiros, não perdemos a nossa ginga nunca.
      Beijos

      Excluir
  4. É Rita, aqui no Sul também temos quatro estações Bem Definidas: 42°C no verão -10ºC no inverno, quer mais? Rsrsrsrs
    Já conheci outros Brasis dentro do Brasil, nunca saí do país, mas só de sair do nosso "país Gaudério" já quase morri de saudades. Não sei viver longe da gauchada.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, eu já viajei demais dentro do Brasil e eu não conheço nenhum outro estado com povo mais "bairrista" e orgulhoso de seus costumes que os gaúchos. Acho isso lindo, um exemplo!
      Beijos

      Excluir
  5. Ritinha, eu morei um tempo nazoropa (rsrs!) fazendo intercâmbio e quando cheguei lá achei um máximo. Gente civilizada, segurança, bons transportes públicos, muito lugar lindo pra se conhecer... Passei um tempão pensando que era isso que eu queria pro resto da minha vida. Até que voltei pra casa e ter todos os meus amigos pertinho, todo o calor humano do meu país, com muita festa, com muita diferença me fez ver que aqui é mesmo o meu lugar. Acho que eu moraria fora novamente, mas não de forma definitiva, sabe? Eu nem me acho tão patriota assim com relação ao Brasil, sou muito consciente de todos os problemas que o meu país tem, mas não posso negar que é aqui onde sou mais feliz!
    É uma decisão muito difícil de se tomar, eu imagino os dilemas que tas vivenciando. Nem te digo pra pesar na balança, porque talvez os pesos se equilibrem, mas decide se vai agir com o coração ou com a razão. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Talita! Nós planejamos nos mudar de volta pro Brasil depois que eu tiver a cidadania americana, porque se eu me mudar com o green card eu o perco e depois é aquela trabalheira toda pra pedir visto novamente. Esse é o plano, e a cidadania eu devo ter dentro de uns 2 anos. Até lá vou aproveitando a nossa terrinha durante as férias mesmo.
      Beijos

      Excluir
  6. Como te entendo, Rita... morro de saudade tmb!
    Se pudesse, voltaria em um segundo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia! E como essa palavra tão brasileira dói...
      Beijinhos!

      Excluir
  7. ai Rita! como eu sinto saudades do meu Brasil...não vejo a hora de levar Alice para conhecer todas as coisas das quais eu sinto falta. A gravidez não apenas me deixou mais sensível, fez também a saudade mais doída e me deu a certeza de que essa vida expatriada não é para sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deborah! Eu desde antes de me mudar já tinha decidido que essa vida não seria pra sempre. Espero que a Alice vá em breve pro Brasil com vocês e ela curta muito tudinho, pricipalmente a família.
      Beijos!

      Excluir
  8. Rita eu moro em interior e sei que a realidade é diferente, apesar de poucos recursos, aqui ainda temos um pouco de segurança na questão violência! Já sonhei em morar fora, cheguei a tirar papelada e tudo e tive um problema de saúde que ñ me permitiu ir, e depois disso tanta coisa aconteceu na minha vida que desisti e talvez tenha sido um sinal q era para ficar.
    Te entendo qdo fala de saudade pq eu ñ me vejo longe da família ainda mais agora com a Lorena pequena!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, que coisa! Então você ia ter uma vida bem diferente se tivesse se mudado. Olha, aproveita as coisas boas da cidade que você mora, e tente nem sair daí. Aliás, saia de férias e volte, porque ser criança numa cidade pequena é tudo de bom!
      Beijos

      Excluir
  9. Ai, Rita... a gente fica sentimental e sensível, né? E gravidez perto da família é tão bom... ver a felicidade dos avós com netinhos no colo..
    Eu não consigo me separar (longas distâncias) dos meus pais. Assim, de mudar para outra cidade longe. Claro, sou bem independente deles, etc.

    Ah, que bom que vc gosta dos textos lá no meu blog :D Gosto de falar da minha experiência, pq eu AMAVA e AMO ler as outras experiências tb. Me ajudam muito em vários momentos de crises.
    Só tenho que me cuidar pq agora lendo experiências das grávidas atuais, me mordo de vontade pra engravidar de novo. E se o seu parto for normal, vou comer seu relato se você postar aqui. hahahahaha Acho que sou viciada em maternidade hehehe

    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, somos duas viciadinhas em maternidade! Relatos de parto então, eu amo, leio choro, releio... Espero que eu tenha um relato lindo de parto normal pra postar aqui em breve. Ah, amei o seu relato n 1 de amamentação. Mas me deu um apertinho no coração por você...
      Beijos

      Excluir
  10. Rita querida, queria ver uma foto da sementinha crescendo na sua barriga!!!!!!!!!!
    Maas indo ao assunto do post, nunca morei fora do Brasil, mas acho que seu post esta perfeito e relata bem, temos vááários "Brasis" aqui, um tão diferente do outro e tão perto um do outro, moro em Guarulhos e trabalho na Zona Sul de Sampa, é tão diferente que choca...
    Acredito que esse ano você esta mais assim por conta da Sementinha, mas o Brasil é sua terra e sempre estará aqui =) pronto pra te acolher e acolher seu maridex gringo porque podemos ser tudo de ruim (olhando com olhos criticos) maas o que sabemos fazer bem (entre muuuitas coisas bons) é acolher os gringos, então quando achar que pode e quer voltar, volte!!!!!!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mima! Realmente o maridex é sempre muito bem acolhido por todos quando ele está aqui. Olha, acho que vou colocar foto em breve aqui da minha pequena melancia, algo como "antes e depois". Eu queria tirar um auto retrato toda semana para mostrar o crescimento, mas depois da cirurgia de apendicite fiquei sem tirar por muito tempo. E: boom, a barriga crsceu loucamente!
      Beijos

      Excluir
  11. Rita,
    Eu sei bem o que é essa saudade. Não se compara em diferenças culturais como a tua porque eu mudei dentro do Brasil. E olha, já senti muito! Principalmente a saudade dos meus pais. Até hoje sinto muito a falta deles, apesar de eles estarem na cidade que moro atualmente 3 a 4 x por ano.
    Gostamos muito de passear pelos States e sempre falamos de passar uma temporada em NYC. Mas morar? Aí já não consigo!

    Aproveita bem a suas férias aqui!!!
    Bjossss
    http://www.cartaparaacegonha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.