18 de março de 2014

A dificílima arte de escolher um nome

Eu sempre pensei possíveis nomes para os meus possíveis filhos. E achava que seria relativamente fácil escolher um nome quando eu engravidasse de verdade, pois eu já tinha uma lista com o meus preferidos.

Eu gosto de nomes curtos tanto para meninas quanto para meninos, e tendo uma filha, ela terá nome composto. É que eu e minhas irmãs combinamos quando éramos adolescentes que todas as nossas filhas terão de Cássia no nome, assim como nós temos. Sim, na minha família somos 4 de Cássias. Aliás, já somos 5, porque a minha sobrinha Alice é de Cássia também.

Mas acontece que a pessoa aqui se casa com um gringo e vem morar na Gringolândia, então além de ser curto, o nome tem que fazer sentido e ser de fácil escrita e compreensão em português e inglês.

Se a Sementinha fosse menino eu e maridex já tínhamos concordado com um nome há mais de um ano atrás. Mas é menina! Então fui escrever a minha lista de preferidos e mostrei pro maridex.

- Amelie - no início eu amava este nome, mas agora to achando estranho uma brasileira e um americano tendo uma filha de nome francês;
- Beatriz - eu mesma cortei porque em inglês este nome soa terrível;
- Cecília - eu amo, mas maridex odeia por causa desta música sobre uma mulher horrível chamada Cecília que era infiel;
- Clara - este entrou na lista a pouco tempo, mas não estamos tão empolgados com ele, principalmente o maridex;
- Laura - maridex não gosta;
- Luiza - ambos gostamos, mas não amamos;
- Sara - é o nome da minha sogra, e foi a minha mãe que sugeriu pra ser uma homenagem a ela, mas apesar de amar este nome me parece meio falta de criatividade;
- Sofia - eu mesma cortei, porque é o nome de uma ex namorada chata do maridex;
- Teresa - ambos gostamos, mas não amamos.

Enquanto eu tenho uma lista de nomes preferidos, o maridex tem um nome só que ele ama, e esse nome não coloquei na lista acima. Não contamos pra ninguém até hoje. É um nome que eu gosto, mas que eu não tenho certeza. Aliás, não tenho certeza de nada, só do segundo nome e dos sobrenomes. É tão difícil nomear uma pessoa! No final acho que acabará sendo o nome que o maridex quer, já que ele tem certeza.

Aqui na Gringolândia é muito comum os casais só contarem o nome da criança depois que ela nasce, e acho que faremos isso. A minha família não entende isso muito bem, e todos me pressionam querendo saber o nome número 1, mas eu não quero contar, não agora. Eu ia contar aqui no blog, mas decidi que também vou guardar surpresa. Ma quero pedir outras sugestões! Podem por favor deixar ideias de nomes nos comentários! Antes de escolher O NOME quero ver todas as outras possibilidades.

Aqui na Gringolândia o registro das crianças já é feito no hospital, após o parto. Os pais devem preencher um formulário com os dados e o hospital cuida de tudo. Depois a família recebe a certidão de nascimento em casa pelos correios. Caso no hospital os pais ainda não se decidam pelo nome da criança eles podem colocar no papel "baby girl" ou "baby boy" com o sobrenome. Seria algo como "Baby Girl Smith", e depois de alguns dias eles devem ir no Cartório para colocar o nome. Mas isso dá mais trabalho, não pretendemos chegar a este ponto.

24 comentários:

  1. Ultimamente tenho gostado de Elisa, fica como sugestão.
    Ml bjus!

    ResponderExcluir
  2. Adoro Alice e Lara. Ía te sugerir Laura mas vi q ñ rola e Elisa q já te sugeriram.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu sugiro Laura kkkkkkkkkkk pena que seu marido não gosta! rsrs

    Eu gosto de vários nomes que meu marido não curte, foi dificílimo chegar a Giovanna. Eu cogitei Laís, Marina, Helena, Isabella...
    Como vc mora na gringolandia, faz sentido um nome que possa ser facilmente pronunciado aqui e aí, como Alice, Amy, Clara, Chloe ... :)

    ResponderExcluir
  4. Também achei super difícil
    esse negocio de escolher o nome
    Jesus do céu
    eu pensava nos apelidos prováveis
    pensava na escola como que ia ser
    que queria um nome curto
    pq o meu parece até um xingamento de tão grande que fico kkkkkkk

    Indico, Mariana, Marina, Cecilia, Alice ;)
    bjãooo

    ResponderExcluir
  5. Acho muito difícil escolher nome de menina, gosto muito de Lara, Manuella, Alice e Catharina.... fica como sugestão *-*
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Carolina.


    Hehehe brincadeira. Não sei o que sugerir, pq quero mais filhos aí depois acabo copiando o nome, vai que eu tenho outra menina.

    Tô curiosa!
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Missão bem difícil né? Por isso já tenho nomes escolhidos desde quando casamos hahahahaha, na verdade pra homem está decidido agora pra mulher é complicado, ainda não decidimos nenhum. Mas da lista que vc colocou adoro Laura, Clara e Beatriz.


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, adoreeei o seu blog!!
    de todos os nomes na sua lista é difícil escolher um, são todos lindos, mas para vc que gosta de nomes curtos vai algumas opções... Mel, Luna, Mila,Nina.
    Bjs, espero ter ajudado!!
    http://aspiranteamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A escolha do nome é mesmo algo bem difícil. Eu prefiro não opinar. Boa sorte na sua escolha! Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Aqui a escolha do nome foi "fácil", marido sonhou com Pedro antes dele ser concebido e Pedro sempre foi minha segunda opção (a primeira era Arthur, mas marido não curte), acabou que ele ficou Pedro mesmo.

    Para menina sempre gostei de Helena e Bianca

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Ai essa coisa do nome...Acho super válido o critério da sonoridade do nome numa língua e na outra, afinal ela terá dupla nacionalidade. Aqui nos valemos disso. Mas foram dias e noites consultando listas, significados, tarô, xamãs...kkkkk Até que Malu surgiu do nada e cumpriu nossos critérios, com direito a significado fofo e tudo.
    Realmente, é muito difícil nomear uma pessoa.
    Boa sorte no processo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Menina aqui maridão já decidiu, antes mesmo de não nos conhecermos, a nossa princesinha iria e vai se chamar Catherine, hj penso em Catherine Vitória, pois tenho certeza que ela será a minha grande vitória sobre tudo. Acho lindo Helena, Eloisa, Elisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de Elena, sem H...acho lindo. E guardar segredo do nome é ótimo....pretendo repetir.....

    ResponderExcluir
  14. Acho que se eu engravidasse de novo tbém não ia contar o nome nem o sexo logo não...sei lá...acho que no segundo a gente quer mais é fazer as coisas de uma forma mais livre sem pressão. Mas, é claro que já tenho uma listinha com nomes que quem sabe eu colocaria..Para menina acho que seria: Elisa, Elena, Luíza, Ana, Melissa, Alice...

    ResponderExcluir
  15. O preferido do Felipe para a irmãzinha é Betina...rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Beatriz e Cecilia eram alguns dos meus preferidos.. Até encontrar ******* (não vou dizer kkkkkk). Não posso falar o outro rs Vai que tenho outra princesa, né rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Rita!
    Acabo de chegar no blog, e já vou "sugerir" alguns!
    Amo Olivia, Alice, Beatrice, Stela, Isabela, Catarine, Sophie.
    Boa sorte na escolha!
    Que sua princesa venha repleta de saúde! E q vc tenha uma gestação incrível!
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Oi Rita!!! Tenho acompanhado tudinho! Bom, nome de menina é quase uma especialidade, afinal sou mãe de duas, né? kkk Os escolhidos por aqui foram Isabella e Beatriz. Por aqui, até que foi fácil, o nome da Isabella já estava decidido desde sempre (se fosse menino, seria Felipe). O da Beatriz tb, assim que soubemos o sexo, já decidimos. Gosto tb de Julia (a louca que já tem nome para uma terceira! hahaha). Agora, no seu caso, tem a questão de que o nome tem que ser pronunciável nas duas línguas facilmente né? bjo!

    ResponderExcluir
  19. Dificílimo dar nomes, vou pedir minha esposa para fazer m post contando toda nossa epopeia até chegar em Vinícius,rs.

    ResponderExcluir
  20. Nem preciso dizer o quanto foi punk pra nós encontrar um nome que encaixasse nos nossos pré requisitos! Hoje, vejo que ele tem cara de Thomas e não consigo pensar que qualquer uma das minhas alternativas fosse uma opção para ele!
    Da lista acima, amei Clara! <3 Nome puro e forte! hehehe
    Mil beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  21. Obrigada a todos pelas sugestões! Provavelmente vou contar o nome escolhido só depois do nascimento. Até lá será Sementinha mesmo....
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Rita, deve ser bem difícil mesmo...
    Mas creio que não passarei por isso (eu acho)... Os nomes já estão escolhidos desde que parei de tomar AC. E lá se vão quase 2,5 anos... Então, boa sorte!

    Bjossss

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.