6 de março de 2014

Como será o quarto da Sementinha: Montessori

Sempre quando eu via quartos de bebês, uma das coisas mais importantes era o berço. Eles são lindos, com todos os enfeites que ficam neles. Hoje eu olho berços e não tenho vontade nenhuma de adquirir um para a Sementinha. Até que ainda acho bonito aqueles quartos de bebê cheios de “frufru”, mas não é isso que eu quero para meus filhos. Eu e maridex já decidimos que a Sementinha terá um quarto montessoriano.

Eu já tinha ouvido falar do método Montessori, mas eu não sabia do que se tratava. Assim que a minha irmã ficou grávida da Alice, ela pesquisou muito e adotou o método no quarto da minha sobrinha. Foi assim que eu vi de perto (ou infelizmente não de tão perto assim) o método aplicado e vivenciado no cotidiano de uma criança.

Basicamente o que a médica e educadora italiana Maria Montessori colocou no papel depois de muitos anos de experiência trabalhando com crianças foi um método que traz dois princípios importantes que inicialmente parecem contraditórios: autonomia e disciplina na criação das crianças. Desde o nascimento elas tem liberdade para se movimentar, rolar, engatinhar. Seus quartos devem ser agradáveis, seguros e organizados. Suas camas não são tem grades, elas são como camas baixas ou simplesmente colchão no chão que os permitem sair na hora que quiserem. Além disso eles aprendem a guardar as suas coisas, que são ordenadas em seus quartos e ficam dispostas não em prateleiras altas onde eles não conseguem pegar, mas sim próximas ao chão, em prateleiras ou cômodas nas quais eles podem escolher o brinquedo que querem brincar.

Antes de montar o quarto montessoriano os pais devem adequar o método à sua realidade. No quarto da Alice há a cama bem baixinha, uma rampa de almofada que liga a cama a um tapete macio, trocador de fralda com gavetas para o material de higiene, um puff que a minha irmã usou muito para amamentá-la, o guarda roupa embutido, um pequeno espelho de acrílico na parede, e uma estante bem baixa com alguns brinquedos e livros que são trocados semanalmente. Essa troca acontece porque a criança não precisa de vários brinquedos, sendo que na verdade ela brinca de fato com poucos a cada vez, cerca de cinco são o suficiente.

A escolha do material dos brinquedos das crianças é outra coisa que me fascina. Os pais devem dar preferência a materiais naturais, como tecidos de algodão e madeira. Há uma infinidade de brinquedos de plástico e eletrônicos, mas eu sempre preferi essas opções mais simples e naturais, que não precisam de baterias, são lindos e educativos.

A minha sobrinha Alice começou a sair da cama dela sozinha com 4 meses. A minha irmã me contou que ela acordou bem cedo, foi no quarto da pequena e a viu sentadinha no tapete brincando sozinha com um brinquedo que estava em sua pequena estante. Sua primeira reação foi de susto, mas depois todos ficamos maravilhados com a independência da Alice. Com 6 meses ela já engatinhava pra todo lado e antes de completar um ano ela andava sem apoio. Hoje com ela eu fico maravilhada com a sua mania de querer guardar tudo, como os brinquedos dentro da caixa, as meias dentro da gaveta.

É claro que toda essa liberdade traz uma grande dificuldade para os pais ou para os cuidadores, porque é muito mais fácil deixar o bebê preso dentro do berço ou naquelas jaulinhas, onde ele tem risco quase zero. Mas com a autonomia do bebê pela casa, o cuidado com a segurança do bebê deve ser redobrado.

Sempre pesquiso sobre Montessori no grupo do Facebook Montessori para Mamães e em alguns blogs, como Lar Montessori, Ciranda Materna, Criando com Apego, Kids in Doors, e os blogs gringos: The Full Montessori, How we Montessori e Feeding the Soil.

18 comentários:

  1. Por enquanto Ravi não tem quarto, mas quando tiver acredito que será assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, no início a Sementinha também dormirá no nosso quarto como o Ravi. Beijos!

      Excluir
  2. Acho bem legal mas confesso que só pretendo adotar qdo ela for maiorzinha pq ñ conseguiria conviver com a minha neura de perigo !

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, essa neura de perigo eu já não tenho, perdi convivendo com alguns amigos que tem filhos.
      Beijos!

      Excluir
  3. Rita, é a mesma escolha que fizemos aqui! Ainda não nos mudamos, acho que em abril ou maio vamos estar na nossa casinha finalmente e ai vou começar a preparar tuudo do bebê. Por enquanto tá tudo guardado em malas, sem eu poder organizar nada.

    Minha única duvida ainda é, quero fazer cama compartilhada, então não sei se monto duas camas e durante o dia deixo ele no quartinho e de noite com a gente ou se isso deixaria ele meio confuso.
    Mas também, quem sabe só quando nascer vamos poder saber e nos adaptar né?!

    Beijo e parabéns pela escolha, dar autonomia aos nossos bebês é muito importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicole, muitas coisas você só saberá mesmo e decidirá depois de ter o baby. Mas já li alguns relatos de mães que fazem exatamente assim: o bebê dorme a noite no quarto com os pais e durante o dia na sua caminha, no chão. Não é confuso não, vocês se adaptarão e farão do jeito que ficar melhor pra vocês.
      Beijos

      Excluir
  4. Acho muito legal essa idéia!!!! Parabéns pela escolha =)
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Aqui tbm somos fã do método Montessori. Mas só comecei a aplicar com Bernardo quando ele tinha 18 meses, com Arthur já pretendo fazer desde bebê... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Paty! Já vi mesmo alguns posts seus falando sobre isso. Em breve você estará nos contando da sua experiência com o Arthur.
      Beijos

      Excluir
  6. Passei para atualizar a leitura do teu blog... Amei as tuas aquisições no Brasil para tua sementinha!!! Achei tudo muito fofo!!! Eu também sou adepta da concepção de reutilizar. O planeta e nosso bolso agradece!!! Também gosto muito da ideia do quarto montessoriano!!!! Só não sei se conseguirei adotá-la algum dia...Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lyanna, obrigada! Adotar o método montessoriano não implica em necessariamente adotar a cama no chão desde o início da vida do bebê. Você pode fazer outras coisas quando seus filhos forem maiorzinhos, como atividades (que Montesssori chama de trabalho). Uma coisa legal é incentivar a criança desde cedo a te ajudar na cozinha.
      Beijos!

      Excluir
  7. Só fiquei sabendo sobre esse tipo de quarto com o da Alice já montado ... mas sou encantada e tb pretendo fazer qdo for trocar o berço pela caminha.
    Depois vai tirando fotos!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalah, ainda falta muuuuito pro quarto ficar perto de pronto. Rs! Temos que fazer muita coisa ainda, mas tirarei e postarei fotos sim.
      Beijos

      Excluir
  8. O quarto? Você vai mudar umas trinta mil vezes faltando 2 semanas para a 40a semana rs. É tanta coisa bonita... Aqui pusemos uma ideia de "algo que ela nunca esquecerá". Acho que gostou.. Dorme todos os dias lá... Felicidades! PD: Não esqueci o presentinho da semente, em breve chega :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, na verdade acho que não dará tempo de mudarmos tantas vezes, porque hoje o quarto da Sementinha é uma mistura de escritório com depósito e quarto de hóspedes. Muito trabalho pela frente pra organizar, ai, ai! Não se preocupe com o presente, não precisa, viu?!
      Beijos!

      Excluir
  9. Nossa Rita amei esse post, muito mesmo por que nunca tinha ouvido falar desse método e me interessei, vou ler os links que vc deixou...
    Uma das minhas maiores preocupações quanto a criação de filhos é justamente a disciplina, ainda mais nos tempos de hoje...Muito obrigada!
    Maravilhosa semana pra vc...
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Determinada! Que bom que o post te apresentou o método! Ele é realmente muito bom, acho o máximo a independência das crianças e também os pitoquinhos de gente ajudando os pais nos afazeres domésticos. É assim que aprendemos desde cedo.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.