21 de abril de 2014

Boston Strong

Este é um mês muito especial pra mim, pois na semana passada completou exatamente 2 anos que moro em Boston. E hoje é um dia especial para a cidade toda, está acontecendo a 118º Maratona de Boston. A maratona de mais de 42 Km de percurso é famosa no mundo todo por ser a maratona anual mais antiga de todas. Mas no ano passado a explosão de 2 bombas na linha de chegada da maratona deixou o evento ainda mais famoso. Foi no dia 15 de abril de 2013, em Copley, no coração dessa linda cidade, e a poucos quarterões de onde eu morava na época.

Na semana do atentado, mais precisamente no dia em que a polícia prendeu um dos suspeitos, eu escrevi um texto pra botar pra fora o meu amor por esta cidade.

Eu me mudei para Boston há um ano. Esta época do ano é uma das minhas preferidas, porque é o inicio da primavera, as árvores começam a ficar floridas, as pessoas que estão cansadas do inverno rigoroso começam a se vestir de forma mais leve, guardamos as nossas botas e casacos pesados no armário para o próximo inverno. E o "Patriots Day" é um dos preferidos dos cidadãos de Boston, por comemorarmos o aniversário do inicio da Revolução pela Independência dos Estados Unidos e por ser o dia da Maratona de Boston. É um importante feriado na cidade e mesmo quem não conhece algum maratonista que esteja correndo vai para assistir, vibrar e dar força aos corredores. 

Eu vivo a 3 quarteirões da linha de chegada e eu planejava ir com o meu marido ver o final da Maratona, mas na última hora resolvemos ficar em casa descansando e assistindo um filme. Quando eu soubemos do atentado, logo após ele ter acontecido, primeiro eu não acreditei na gravidade do fato. Depois tivemos mais informação e a ficha começou a cair. Quisemos ir ao local para poder ajudar de alguma forma, levar o nosso kit de primeiros socorros, mas percebemos que não tínhamos como ajudar tanto e já havia muito barulho de ambulância, toda a ajuda necessária já estava lá. A verdade e que ainda hoje é difícil de acreditar que isso aconteceu tao perto de onde moro.

Algo que me comoveu foi a atitude das pessoas daqui, todos preocupados uns com os outros. Pessoas deram carona no dia para desconhecidos, já que o transporte público fechou, todos os nossos amigos americanos nos escreveram pra ter certeza que estávamos bem e seguros, a quantidade de doação de sangue no dia foi espantosa, os hospitais chegaram a anunciar que não precisava mais de doações de sangue, as prateleiras dos bancos de sangue já estavam lotadas. Alguns dos corredores terminaram a maratona e continuaram correndo até os hospitais mais próximos para oferecer ajuda. Pessoas comuns salvaram vidas de estranhos. E nos dias após o atentado mais demonstrações de força e orgulho desta cidade tão bonita.

Sexta feira a cidade ficou totalmente deserta, suas ruas como uma cidade fantasma, não por medo, mas a população quis cooperar com a polícia. Todos acompanharam apreensivos a busca pelo rapaz de apenas 19 anos que cometeu esse ataque que causou tamanha tragédia a tantas famílias.

Mesmo vivendo perto do local nós evitamos de passar por lá e apenas hoje a noite, após a prisão do último suspeito fomos e vimos as homenagens às vitimas, as pessoas rezando no local, e no Boston Common, um lindo parque perto do lugar, uma festa. Jovens foram festejar de forma espontânea. Todos agradecidos ao trabalho da policia local em conjunto com o FBI. Vi uma garota de uns 19 anos que tinha um cartaz escrito "Beijos aos policiais". Que festa!

Hoje amo ainda mais esta cidade, me orgulho muito de morar aqui e pretendo começar a treinar corrida com esperanças de em breve poder participar da mais antiga Maratona anual do mundo. 

Fotos que tirei na sexta feira, dia 19 de abril de 2013, próximo ao local do atentado.






4 comentários:

  1. Lindo o seu texto!!!! Vc conseguiu me transportar para o dia e o lugar onde tudo aconteceu e banhou os meus olhos com lágrimas!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa muito emocionante mesmo, eu morei 2 anos ae tbem ( 2007 a 2009), do ladinho e quando tudo aconteceu fiquei muito triste por tudo e por poder imaginar que eu poderia estar ali naquele momento também, morava na commonwealth av, e nos 2 anos que morei ae estive la na linha de chegada pra acompanhar esta festa tao linda e que agora sera lembrada com essa tragedia... bjs adoro ler seus posts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! A rua que você morava é pra mim uma das ruas mais lindas da cidade, principalmente durante a primavera - adoro passear por lá. Foi uma tragédia mesmo, mas parece que só fez as pessoas daqui ficarem ainda mais fortes e mais orgulhosas de Boston.
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.