17 de maio de 2014

Do fascínio que as pessoas tem sobre as grávidas

Eu adoro analisar as diferenças culturais entre meu lindo Brasil Varonil e a Gringolândia. Estando grávida estou vendo e vivendo umas coisas que sei que são bem diferentes, e  outras que são simplesmente iguais. O fascínio que as pessoas têm pelas mulheres de barriga de melancia é o mesmo, seja aqui, seja em qualquer outro lugar. A gravidez faz com que as pessoas sintam um carinho e simpatia especiais, ou até mesmo admiração. Percebo isso fácil nos olhares e sorrisos. E adoro!

Aqui as grávidas não mostram tanto a barriga. Durante o verão as grávidas que vão pra praia ou clube não usam biquíni. Algumas usam uma blusa que tampa o barrigão ou maiô. Mas mostrar a barriga é demais, pode chocar algumas pessoas. Olhando o catálogo de produtos para grávidas me pego rindo das roupas de banho a venda para as futuras mamães. Pra mim elas são quase uma burca!

No Brasil se você está grávida a sua barriga não é mais sua. Ela e pública, todo mundo pode tocar, querer sentir o bebê chutando e não é necessário pedir licença. Aqui isso não acontece. As úncias pessoas que tocam a minha barriga (tirando o maridex, é claro) são uma amiga brasileira, uma angolana, uma italiana e uma espanhola. Os americanos só tocam se eu oferecer ou pedem licença com toda cerimônia.

Tenho uma amiga americana que tem uma filhinha de um ano, ela é uma das nossas melhores amigas aqui, somos bem próximos, mas ainda assim nas duas vezes que ela tocou na minha barriga foi porque eu ofereci pra sentir a Sementinha chutar, ou porque ela me pediu de uma forma super educada. Quando ela estava grávida aconteceu uma coisa que foi meio constrangedora. Eu e maridex tínhamos passado algumas semanas no Brasil no final de 2012. Voltamos pra Gringolândia e fomos pra casa desta amiga e seu marido para passar o Réveillon. Chegando na festa o maridex ficou muito feliz em ver o quanto a nossa amiga estava linda barriguda. Ela estava na época grávida de 6 meses, e era a primeira vez que víamos a barriga dela grandinha. Ele se empolgou tanto que pegou na barriga dela e a elogiou. Momento estranho! Ela ficou toda dura e sem jeito, todos ficaram olhando com cara de "ué?". Ninguém espera que alguém toque na sua barriga, por mais que essa pessoa seja muito próxima, por mais que a barriga esteja linda de melancia. Maridex se desculpou, disse que foi porque ele tinha passado muitos dias no Brasil, onde as pessoas se tocam mais, e que ele não se segurou pra pegar na barriga dela.

Nos últimos dias aconteceu duas vezes de eu perguntar a duas colegas se elas queriam tocar na minha barriga quando estávamos conversando sobre gravidez e a Sementinha estava chutando. Uma delas, uma moça muito simpática que está prestes a se casar, ficou tão feliz que ficou com os olhos brilhando, me agradeceu e disse que era a primeira vez que ela tocava em um barriga grávida e que era bem especial pra ela. Eu vi a felicidade nos seus olhos!

As pessoas aqui são um pouco mais frias que no Brasil, acho que elas reparam menos nos outros e há mais respeito com o espaço e individualidade de cada um. Há alguns dias estávamos no metrô e um senhor humilde que estava sentado de frente pra nós sorriu pra mim de uma forma tão sincera, olhou pro meu marido e o parabenizou,  e pra mim disse que eu estava linda. Isso aqui na Gringolândia só pode acontecer por causa da magia que as grávidas tem mesmo!



24 comentários:

  1. Eu acho que deveria ter nascido aí então. Admiro muito uma mulher gravida, mas só toco na barriga dela com autorização. Via todo mundo sentindo meus sobrinhos se mexendo nas barrigas das minhas cunhadas mas eu mesma nunca cheguei a senti-los. Acho que elas esperavam que eu fizesse como todo mundo tocasse sem cerimônia alguma e eu esperava que elas me convidassem a senti-los. Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna, aqui então você ia se adaptar muito bem! Mas como você está no Brasil, peça sim pra tocar na barriga se você quiser, não espere ser convidada porque quase ninguém vai lembrar de te convidar mesmo.
      Beijos!

      Excluir
  2. Acredita que eu tb fico sem jeito de pegar em barriga de grávida?
    E mesmo depois de ter meu próprio barrigao e as vzs passar por situações bem constrangedoras (tipo pessoa na fila do mercado que nunca vi na vida tascar o maozao) ai mesmo que fiquei bem mais cautelosa com barrigas alheias rs
    Agora a simpatia de tds, a gentileza, os sorrisos eh bom demais!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalah, sentir a simpatia das pessoas é mesmo lindo! Mas pegar na barriga de alguém na fila do mercado, isso é o fim, afff!
      Beijos

      Excluir
  3. Ufa, que delícia morar em um país que não ficam tocando na sua barriga... Eu odiava quando algum desconhecido fazia isso comigo! E as "senhorinhas" desconhecidas adoram tocar em barriga de grávida... Se eu fosse à feira, era garantido o toque na barriga. Hahaha! No meu antigo trabalho, eu já andava com uma pasta de documentos na frente da barriga quando precisava andar pelo escritório, assim evitava toques indesejados... Rsrs! Beijos, Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha! Paty, to imaginando você com um barrigão carregando pastas pra se proteger dos colegas, que engraçado! Beijos!

      Excluir
  4. Eu não toco em barrigas estranhas, fico reticente....depois de ostentar 2 barrigões então...pra mim seria ótimo viver em lugar onde as pessoas, ao menos as desconhecidas, respeitassem o espaço pessoal do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, eu gosto muito desse sistema daqui, de não ter risco de um desconhecido qualquer ficar tocando na minha pança.
      Beijos!

      Excluir
  5. Acho que sou brasileira brasileiríssima!!!! Adorooooo colocar as mãos nas barrigas grávidas, DESDE QUE EU CONHEÇA A GRÁVIDA EM QUESTÃO.
    Não curto essa coisa de ver uma grávida na rua e ficar colocando a mão rsrs assim acho uma invasão....
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mima, eu também gosto quando uma pessoa amiga toca na minha barriga, e é por isso que pras amigas eu ofereço de elas tocarem. Depois da minha colega que quase chorou ao tocar e a minha vizinha que também se emocionou, aí é que eu ofereço mesmo. Mas quem eu não conheço não, muito obrigada! Beijos

      Excluir
  6. Ow coisa boa... eu acho o máximo esse carinho todo, sou apaixonada por barrigões, mas depois de lê seu texto e alguns comentários acho que vou passar a perguntar se posso tocar, nem todo mundo gosta né? rsrs
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, De! É bom perguntar sim, a não ser que seja a sua irmã ou a sua melhor amiga. Daqui a pouco será você, recebendo mãos na sua barriga grávida!!!

      Excluir
  7. Apesar de ter achado lindo o que o senhor fez com você e seu marido, ainda prefiro a humanidade dos brasileiros...rs! Não consigo imaginar tanta estranheza emm alguém tocar a barriga de uma grávida...rs!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynthia, eu costumo dizer que o que mais eu sinto falta do Brasil estando aqui é de abraços. Abraços de verdade, apertados, sem medo de chegar perto do outro. Mas a gente se adapta...

      Excluir
  8. Aqui é complicado mesmo! Antes de vc pensar já tem alguém passando a mão! HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Mas acho que é melhor o jeito mais frio daí porque é chato um estranho já ir pegando em vc como se a barriga não fosse somente sua..sei lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myriam, eu concordo contigo! Gente desconhecida tocar nos outros é muito ruim.
      Beijos!

      Excluir
  9. Ahhh, quando eu estiver gravida quero ser muito mimada kkkkk.
    Acho que pessoas desconhecidas é estranho, mas alguem muito proximo tocar na barriga de uma grávida não acho, é apenas um carinho.
    Inclusive tenho uma prima que mora ai em San Francisco, ela ja morou em Boston também, e apesar de ter sido criada aqui acho que ela ja pegou o jeitão meio "frio" dos americanos rs. Acho que por sermos brasileiros e por saber que os brasileiros são bem calorosos, acho super estranho gente fria rs. Sei la´, cada um com seus costumes.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, provavelmente a sua prima se adaptou ao jeito americano mesmo. Eu tento me adaptar aqui aos costumes e quando vou pro Brasil demoro um pouco a me acostumar com algumas coisas que aqui não acontecem.

      Excluir
  10. Adorei ler fascínio porque quando "sinto" inveja ou más vibrações, eu saio de perto com minha família. Esperando pela segunda grande notícia... Coming soon! :) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, she is really coming soon! Ah, estamos aqui aguardando e sem ansiedade, por incrível que pareça.
      Beijos!

      Excluir
  11. Ritinha, grávidas são mesmo lindas, sempre fiquei fascinada em vê-las! Por aqui realmente a barriga de alguém é quase pública, todos tocam sem cerimônia. kkkkkk! Mas eu não sou muito chegada nisso, prefiro que toquem apenas se eu oferecer. Para os amigos próximos, ofereço sempre, mas aos desconhecidos quero passar bem longe... Gravidices... kkkkkk! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, e como se proteger dos desconhecidos com mãozão? Difícil, né?! Rs! Beijos

      Excluir
  12. diferente mesmo aqui beijão passa a mão querem tocar saber q sexo o peso kkkkk e quando nascem querem tocar N O S E U B B S E M N E M T E C O N H E C E R G R R R R R

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, Elaine! Deve ser horrível gente que você nunca viu na vida querendo pegar no seu bebê!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.