8 de abril de 2015

Curtinhas sobre um longo puerpério


  • Quando eu estava grávida, ao pensar em puerpério eu esperava um período de trevas, algo absolutamente aterrorizante. Uma mãe chorando o tempo inteiro com olheiras profundas. Mas a realidade foi bem menos pior do que eu pintei. Veja bem, não to dizendo que tem sido fácil. Apenas a expectativa era muito terrível, então a realidade foi melhor.
  • A Liana nasceu depois de um trabalho de parto bem longo, com direito a duas noites sem dormir. Logo eu que amo dormir! Conheci o meu limite para o cansaço e também conheci o tão falado amor de mãe.
  • Aqui na Gringolândia não existe essa história de dar lembrancinha de maternidade, e eu acho ótimo! eu respeito muito quem gosta e quem faz, mas particularmente eu acho uma perda de tempo e de recursos. Então não precisei de fazer nada pra entregar para as pessoas lembrando que a Liana nasceu. Escrevemos um email aos amigos contando que a nossa filha nasceu e convidamos alguns dos melhores amigos pra nos visitar na maternidade. 
  • Como não temos familiares que moram na mesma cidade que a gente, nas duas primeiras semanas após o nascimento da Liana tivemos visitas apenas de amigos, e praticamente todos trouxeram comida pra gente. Alguns trouxeram até mesmo compras básicas que fizeram no mercado especialmente pra nós. Outros lavaram as louças sujas que estavam na pia.
  • As visitas nunca foram longas. As pessoas respeitaram o fato que nós precisávamos de descansar.
  • Parte da minha família veio nos visitar quando a Liana estava com 3 semanas de vida. Tê-los aqui me ajudou muito, principalmente nos afazeres domésticos, mas depois que eles foram embora fiquei bem feliz por eles terem ido. Senti saudade e falta da ajuda que davam, mas foi bom ter a casa de volta só pra gente, pra fazermos tudo do nosso jeito. 
  • Faz exatamente 1 ano e 8 meses que eu não menstruo. Depois que a Liana nasceu tive sangramento por uma semana. Nos dois primeiros dias foi um sangramento pesado, mas depois foi como uma menstruação normal, mas sem nenhuma cólica ou mal humor típico. 
  • Tive uma pequena laceração com o parto, mas não senti dor alguma depois de 2 horas pós parto. #PartoNormalÉTudoDeBom
  • Pela primeira vez senti cólica depois de parir. Fiquei com essa cólica chata por 4 dias, começando no fim de semana passado, mas até agora nem sinal de menstruação. To com medo da primeira! Algumas mulheres relatam que a primeira tem um fluxo bem grande e muita cólica.
  • Ao dizer pro maridex que eu acho que a minha primeira menstruação deve estar prestes a vir, ouvi em um português com sotaque gringo: "Legal! Agora podemos fabricar a Liana II" #EuMereço 
  • Ser mãe é mesmo padecer no paraíso. Tem dias que to tão cansada que tenho vontade de me esconder no armário com um tampão no ouvido só pra eu poder dormir. 
  • Quando alguém me pergunta se a Liana dorme bem a noite eu penso em dar um murro na cara da pessoa como resposta. Mas eu me seguro, sorrio e digo que ela ainda vai dormir bem antes de entrar na faculdade. Ah se vai!












18 comentários:

  1. Eu fiquei 1 ano e 10 meses sem menstruar, depois voltou mais tranquilo que antes. 4 dias de flluxo, sendo o primeiro dia fluxo intenso, o segundo fluxo moderado, o terceiro fluxo fraca e o último escape...Sem pressa de fabricar o Ravi II
    Noites tranquilas por aqui, só demoram a começar, já que agora não há rotina que o faça dormir antes das 22h... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, que bom saber que a menstruação depois do parto não é este monstro pra todas as mulheres. Mas, cá entre nós, é muito bom ficar sem ela por tanto tempo :-)

      Excluir
  2. Ahahahaha!! Me identifiquei em várias! Principalmente no último item ;)
    Com relação às cólicas e fluxo menstrual, por aqui voltaram com tudo (saco). Já estava desacostumada...
    E maridex, pedindo em português com sotaque gringo, merece ter pedido atendido, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, o maridex tá pedindo duas coisas ao mesmo tempo: fazermos a Liana 2 logo e adotarmos um cachorrinho pra ajudar a tomar conta da Liana. Mas eu sou a malvada/realista da casa e digo só não pra tudo!

      Excluir
  3. Rsrsrsrsrsrsrsrs... Já estou na expectativa para acompanhar as cenas dos próximos capítulos " Liana II a caminho"... Beijão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi, Lyanna, se depender de mim a Liana II demorará bastante pra ser fabricada! Rs! Beijos

      Excluir
  4. Nossa que saudade daqui..passei um tempo off. Fico feliz que o puerpériu tenha sido melhor que imaginou, o meu foi bem punk..rsrsrs. bjo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran! Acho que ele é difícil pra todas nós mulheres. Por isso temos que nos apoiar mais e julgar menos :-)

      Excluir
  5. Que delicia ler a sua postagem, me vi em alguns momentos e tb tenho esperança pesar de ser cedo p mim que Malu durma a noite inteira espero que seja bem antes da faculdade...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Meu puerpério até aqui posso dizer esta sendo tranquilo, vamos v o que me aguarda...

    Beijos em vc e na linda da Lyana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, a Malu vai dormir a noite toda sim! Mas antes disso acontecer seu corpo se acostumará a acordar no meio da noite pra amamentar. E devagarzinho isso vai mudando. Beijos!

      Excluir
  6. Oi Rita, adorei seu post, também estou preparando um a respeito da minha cesárea e o puerpério.
    Sempre bom saber da experiência das outras pessoas, e ver que aquilo não está acontecendo só com vc.
    Bjus***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalita, precisamos de não tentar sermos mães perfeitas e trocarmos experiIencia com as outras mães. Isso faz bem pra gente!

      Excluir
  7. Também tenho esperanças com a Stella durma uma noite inteira antes da faculdade. Mas super me identifico, eu quando comecei o anti bebê menstruei longos dez dias e foi bem ruim,mas tendo em vista que sempre tive cólicas não achei tão ruim. Meu puerpério tbm não foi o cão que pintaram não graças a \deus.

    Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayanne, foram 10 dias??!! Ai, que medo da minha chegar!!

      Excluir
  8. Coincidência, hoje mesmo estava aqui com meus botões pensando nesta fase puerperal. Agi muita coisa sozinha por aqui também, mas lembro como uma fase deliciosa da minha vida. Sinto falta de família por perto, mas saber que eu a criei muito mais do meu modo até agora, me faz sentir-me mais forte.
    Morri de rir com a possibilidade de uma "Liana II"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opi, com certeza tanta coisa pra Liana seria diferente se eu tivesse perto d aminha família. Mas eu também, como vocIe, me sinto bem forte por estar aqui longe, fazendo tudo do meu jeito.

      Excluir
  9. Oi Rita!
    Esses dias comecei a escrever um post sovre essa fase e desisti, fiquei com medo de assustar as futuras mães já que era uma experiência minha e não regra geral né rs
    Pra mim essa fase foi punk!!!! Com direito a baby blues, quase evoluída pra DP e necessidade de tratamento com hormônios pra voltar a vida normal.
    Minha menstruação voltou com TUDO mtoooo pior do que antes (mas tive cesarea) queria mto fabricar uma Alice II mas as condições financeiras e o sono não me permitem... afinal 16 meses e beeeem longe de dormir a noite td rs
    Bjos nas duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalah, escreve sim o post sobre o seu puerpério! Seu blog é muito lido, e com certeza não vai fazer tentantes desistirem, mas sim se prepararem, buscarem ajuda e as novas mamães saberão que tudo isso é normal. Escreve, vai?!
      Beijos!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.