1 de julho de 2015

Como é viajar de avião com a Liana

Há muitos dias queria vir aqui contar como foi a nossa viagem de férias, com todos os seus perrengues e maravilhas. Mas foi tão complicado voltar aos eixos depois de retornarmos pra casa. Foi muito difícil para a Liana se acostumar com o fuso horário daqui de Boston, já que estávamos num fuso horário de 6 horas mais tarde. E tudo fica mais difícil pra Liana com seus 2 molares nascendo, e ainda mais tendo tomado 3 vacinas dois dias depois de chegarmos. Dá pra imaginar o caos que foi né? Mas aquele mantra tá certo, tudo passa. Ufa!

Tanta coisa vivemos nessa viagem, foi tão intenso pra nós três, que eu poderia escrever 5 posts aqui pro blog. Sério! Hoje quero contar um pouco sobre como é viajar de avião com a nossa Monstrinha e talvez depois eu escreva outro post sobre alguma coisa da nossa viagem mesmo.



Começamos as nossas férias assim: vendo o sol se pôr a meia noite (!!) nesse voo pra Islândia


Em 13 meses de vida a Liana já pegou 21 voos, alguns deles bem longos, durando mais de 5 horas. Ela já voou só comigo, já foi de classe executiva em poltronas que viram cama, já teve febre alta durante um voo internacional, já fez amizade com um comissário de bordo divertido, já dormiu num bercinho pendurado na parede do avião e eu tive que tirá-la por ordem da aeromoça por causa de uma turbulência. Eu poderia até dar muitas dicas sobre como viajar bem com o seu bebê, mas cada criança é diferente, o que funciona comigo pode não dar certo com outros pais. Cada um conhece a sua cria, sua personalidade, gostos e comportamento.

A Liana viaja muito bem de avião. Aliás,  avião, metrô e barco pra ela são ok. Carro é que sempre foi um problema!  A primeira vez que viajamos com ela eu fiquei toda preocupada enfiando o meu peito na boca dela durante a decolagem pra não dar dor de ouvido. Mas ela não quis e percebi que ela não é como eu, que sempre tenho que mascar chicletes para evitar a dor de ouvido na decolagem e no pouso. Eu viajo muito, mas ainda assim tenho um pouco de medo. Nas turbulências o meu pouco de medo vira pavor, mas eu digo que to aprendendo a me acalmar pra não passar isso pra ela. Mas na realidade é a minha Monstrinha que me acalma. Eu fico abraçadinha com ela e meu pânico passa.

A Liana é uma bebê extremamente sociável. Ela ama gente e nunca teve medo de pessoas estranhas. Agora ela tá numa fase de ter vergonha, mas ainda assim ela adora quando outras pessoas dão atenção pra ela. Ela fica olhando pra pessoa, sorri, espera até a pessoa olhar de volta. Quando isso acontece ela se esconde mas adora e fica nessa brincadeira de sorrir e se esconder. Quando estamos em um aeroporto ou dentro de avião é muito fácil entreter ou acalmá-la. Basta alguém dar atenção pra ela e pronto, ela fica feliz! Geralmente perto do nosso assento sempre tem alguém que gosta de bebês. Num dos voos de volta dessa viagem estávamos de primeira classe (compramos com milhas!) e não tinha ninguém perto do nosso lugar. Então dei várias voltinhas com ela e encontramos pessoas bem simpáticas que deram atenção pra ela. Isso resolveu!

Alguns bebês dormem muito fácil, mas a Liana não é dessas. Ela gosta de ficar zanzando pela aeronave e desde muito pequenininha se amarra em ficar olhando as pessoas e "conversando" com elas. Por isso para viajar com ela eu prefiro sentar no corredor justamente pra podermos passear e ir no banheiro no caso de necessidade. Na janela podemos dormir mais confortável e ter mais privacidade pra amamentar. Mas eu não me importo muito em mostrar minhas peitolas produtoras de leite e não conto com a ideia de que ela vai dormir durante a viagem.

O problema é quando eu não estou com pique para ficar andando pelo avião com uma neném no colo, ou ainda tendo que segurar a sua mão pra ela ficar andando. Isso aconteceu no voo de ida. Eu estava um caco por ter ficado acordada na noite anterior até as 2 da manhã pra terminar de fazer as malas. Mas a Liana não deu trégua, queria passear comigo, e não com o pai dela. Sim, essa pode ser uma dica legal pra quem vai viajar com bebê: faça as malas com bastante antecedência e descanse ao máximo antes de pegar um voo longo com a sua cria.

Outro dia eu vi na minha timeline do facebook que um amigo postou uma matéria sobre como é legal viajar com filhos pequenos. Li e adorei. Eu ia comentar o post mas não consegui porque um amigo dele comentou algo completamente descabido. Ele disse que achava que criança pequena não deveria fazer viagem internacional. Pra evitar a fadiga eu fiquei na minha. Mas o que pensei é que a Liana viaja muito bem, ela é linda, sempre arranca sorrisos por onde passa e é muito mais simpática que esse sujeito que disse algo tão esdrúxulo. Se ele odeia tanto crianças é melhor ele não pegar ônibus, metrô, trem, avião ou andar na calçada. Fica trancado em casa pra não encontrar nenhum bebê. Existem pessoas assim no mundo, mas elas são excessão. A maioria entende que bebês choram e que os pais nem sempre tem culpa se o filho faz barulho durante um voo. Por isso não devemos nos cobrar tanto quando pegamos um voo com nossos bebês, e nem ficar pensando que estamos atrapalhando todo mundo. Acho que devemos tentar não atrapalhar ninguém, é claro, mas temos que ter paciência, jogo de cintura e flexibilidade viajando com nossos pequenos. E pra quem está viajando perto dos pais com as crias, um pouco de empatia ajuda!

Se você está na dúvida se vai ou não viajar com sua cria, viaje sim! Se você gosta de viajar, faça com seu filh@ desde pequenin@. El@ não se lembrará de nada das viagens quando el@ ficar mais velh@, mas será legal rever as fotos com el@, e se lembrar dos momentos deliciosos que passaram viajando, ou mesmo das dificuldades enfrentadas. Viajar é uma das minhas coisas favoritas no mundo e eu quero passar isso pra Liana, e também viver isso com ela desde cedo. Quem sabe quando eu estiver bem velhinha ela ainda terá paciência pra viajar comigo?


Foto antiga da Liana viajando de avião com 7 meses



16 comentários:

  1. Ravi viajou de avião aos 4 meses e foi super tranquilo, OK que foram 1:40h de viagem só, mas não rolou dor de ouvido nem nada. Agora com ele maior acredito que seja mais intenso...
    Mas é aquilo, criança se comporta como criança e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, fica mais difícil sim conforme a criança cresce. Ela fica maior, mais barulhenta e dorme menos. Mas ainda assim funciona!

      Excluir
  2. Que bom que a Liana é super tranquila nos voos!
    Ainda não viajamos de avião com a Malu, só de carro, e ela também não gosta nada. :(
    Ainda bem que as coisas voltaram para o lugar certo depois das férias! Rotina é mesmo tudo!
    Beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romana, rotina é tudo, mas é bom quebrá-la de vez em quando. E quando a Malu irá visitar as terras brasileiras?

      Excluir
  3. Rita, pensei, uau, 21 vôos aos 13 meses! Daí fiz as contas e meu filho tinha exatamente a mesma conta nessa idade. É como eu sempre digo, se filho de expatriado nao nascer no aviao já está no lucro.
    Nao dá bola pro amigo do amigo, outro dia lendo um bloguinho americano alguns comentários tb foram para esse lado só faltou alguém dizer que crianca nao deve sair de casa.
    Agora estamos nos preparando para mais vôos. Vai ser a primeira vez sem o pai junto :/ e nao quis gastar reservando assento pro pequeno de 18 meses (fiquei imaginando a minha raiva se o aviao estiver vazio - é no meio da semana). Espero que meu filho continue bom de vôo e que tenha assento livre no aviao!
    Carro também era um drama. Depois que ele saiu do bebe (des)conforto para o car seat melhorou muito, mas ele ainda chora bastante antes de conseguir dormir.

    Bj,
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisa! Na primeira vez que voei sozinha com a Liana o maior medo era sobre como usar o banheiro. Mas mesmo isso foi tranquilo: já deixei ela brincando com uma aeromoça e já fiz meu xixi com ela pendurada no canguru. Mas conforme ela cresce essa opção fica mais dificil... Tomara que corra tudo bem com vocês nessa viagem!

      Excluir
  4. Liana já viajou mais que eu com 30 anos rsrrss
    Rita obrigada por me receber tão bem de volta, senti saudade mas sei lá precisava ficar longe, me fortalecer... mas isso será outro post rsrrs
    Aqui Lolo tb é super simpática, nos dias de internação fez amizade com todas as enfermeiras!! Isso é bom e ruim neh?!?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzy, não acho que isso seja ruim não. Adoro o bom humor e simpatia das crianças! Depois conta pra gente tudo! Beijos!

      Excluir
  5. Liana já viajou mais que eu com 30 anos rsrrss
    Rita obrigada por me receber tão bem de volta, senti saudade mas sei lá precisava ficar longe, me fortalecer... mas isso será outro post rsrrs
    Aqui Lolo tb é super simpática, nos dias de internação fez amizade com todas as enfermeiras!! Isso é bom e ruim neh?!?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Que simpatia esta menininha! E vai ficar sagaz de tão viajada!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que as viagens de avião com a Liana são tranquilas!!!! Ela é uma menininha bastante viajada!!!! Muito mais que eu aos meus 33 anos... Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs... Beijão!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua quase xará não tem opção, Lyanna! Por isso ela é muito viajada.. Rs!

      Excluir
  8. Olá,
    Que linda, aqui ainda não viajamos de avião mais de carro é ok! Espero fazer a primeira viagem internacional com o Gú no proximo ano!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Que bom que de carro com vocês é ok! Aqui ainda é complicado. Pode ir tranquila e sem medo com o Gu, tenho certeza que será ótimo!

      Excluir
  9. Nossa, Rita... concordo plenamente que vai ficando mais difícil com a idade! rs

    Por aqui parece que o segredo é viajar durante a noite, aí a Cecília dorme (no meu colo, e eu não me mexo por 12 horas, mas ok..hahahaha)... são muitas horas de viagem e não há criatividade ou simpatia que a mantenha entretida tanto tempo ainda...rs

    Mas eu descobri que bom mesmo é viajar de trem! Sem a canseira do tempo de aeroporto e com o conforto e ir soltinha! Sucesso absoluto!!! ;)

    Nunca fiz as contas aqui, mas sem dúvida nosso número de vôos é bem menor... Liana é mega viajante!!! Com toda essa prática, ela será ótima nisso! hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, viajamos de trem da Suiça pra Milão e foi lindo! Bebéia correndo pelos vagões, uma paisagem linda que a gente via pela janela! Os voos noturnos são meus preferidos também, mas nem sempre a Liana dorme bem. Acho que a Liana já é boa nisso, porque ela não tem opção mesmo.
      Beijos!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.