30 de julho de 2015

(Quase) Tudo passa. (Quase) Tudo passará.

Um casal de amigos veio aqui em casa com seu bebê de poucas semanas. Era o primeiro jantar fora de casa depois do nascimento do primogênito. Mas o jantar foi um fiasco! O bebê chorou muito, precisou de muito colo, muito peito, e ainda assim ficou inconsolável por alguns minutos. A mãe então achou que nunca mais poderia jantar fora pelo resto da sua vida. Logo ela que adora sair pra jantar...

Isso ocorreu em março, e depois disso já jantei fora com esse casal. Aí pensei em como o mantra "vai passar" é verdadeiro e lembrei de algumas coisas que já vivemos aqui.

Quando a Liana era recém nascida ela só dormia sendo balançada no colo. E não era qualquer balanço! Tinha que ser o balanço inventado pelo maridex. Era muito estranho! Cheguei a ouvir que ela dormiria só sendo balançada pra sempre. Imagina só uma mulher de 40 anos que tem que ter alguém a balançando pra dormir! Sinistro! Pois é, essa fase passou.

Quando ela tinha mais ou menos 5 meses ela só mamava peito se o ambiente tivesse calmo. Se eu conversasse com alguém, nada feito. Ou peito, ou conversa. Telefone? Nem pensar. Até claridade excessiva chegou a ser um problema nas mamadas. Tive um pouco de medo de que eu tivesse fazendo alguma coisa errada, até que a minha mãe me contou que na idade dela eu tinha o mesmíssimo problema. Fiquei mais tranquila, afinal eu sou uma pessoa praticamente normal e tive essa coisa característica quando era neném. E sim, isso passou, a Liana passou a me permitir dar de mamar em locais claros e mesmo com barulho.

Teve também a fase de só dormir mamando peito comigo em pé, e dançando ainda por cima. Pois é, morri de medo de ter que amamentar assim pra sempre. Imaginei ter que dançar carregando um ser de de 20 kg pendurado no meu peito. Mas isso passou, e ainda bem que durou pouco tempo essa moda.

Assim que começamos a introdução de sólidos também introduzimos a água. Mas a gente sempre que tinha que oferecer e segurar o copo pra ela beber. Mesmo o copo que tem uma alça pra ela segurar, ela não segurava. Até que um dia ela resolveu pegar o copo sem ajuda, e mesmo sem eu ter oferecido.

Aprender a caminhar é uma coisa interessantíssima. A Liana começou a escalar coisas, como sofá, e ficar em pé com apoio desde muito cedo. Todo mundo falava que em breve ela iria andar. Mas nada! Parecia que o dia que ela daria os primeiros passos unca chegaria. Mas enfim chegou! Ela deu uns passinhos toda desengonçada, mas demorou a vir a segurança. Ela mais parecia um zumbi do The Walking Dead. Faz só alguns meses que ela anda, mas a fase de caminhar como um zumbi já passou.

Quando cortei glúten e leite da minha dieta eu não me toquei que seria algo passageiro. Mesmo porque eu não vou amamentar a Liana até os 80 anos... Mas cortei todo e qualquer alimento com leite e glúten e na minha cabeça essa restrição seria pra sempre. E antes de cortar eu pensava que seria a coisa mais difícil da minha vida, que eu iria emagrecer horrores, ficaria só pele e ossos. Mas foi muito mais fácil que eu pintei. Depois de 5 meses sem nada de farinha de trigo, com o acompanhamento da pediatra eu voltei a ingerir esses alimentos aos pouquinhos e hoje já estou comendo tudo normalmente. Até a Liana está comendo. Quando voltei com o leite também foi tão bom! Comi uma pizza e quase tive um orgasmo! Maridex ficou até com ciumes daquela massa com molho de tomate, uns recheios e queijo, muito queijo em cima.

Isso na verdade é assunto para um outro post, tive que cortar o leite da minha dieta novamente porque a Liana apresentou sangramento nas fezes, e estamos ainda investigando. Mas o fato é que hoje vejo de forma tão clara que essa fase de dieta vai passar. Até hoje a Liana não dorme muito bem a noite. Muitas noites ela acorda 3 vezes ou mais. Mas eu digo pra mim mesma que isso vai passar. Tá demorando, mas passará.

Tudo passa. Por isso mesmo nos dias de cansaço extremo, com raiva porque a Liana jogou frango e arroz no chão que estava limpinho, lembro que amanhã ela estará maiorzinha, não vai jogar comida no chão, mas também não será mais a minha pequena Monstrinha. Tenho que aproveitar cada segundo com ela porque ela cresce rápido demais, desenvolve, muda. As fases passam. Mas o amor fica. Ah sim, esse só cresce!

11 comentários:

  1. Amo as tuas publicações porque elas não mascarem os dilemas que surgem com a maternidade, mas ao mesmo tempo não nos trazem uma visão apocalíptica da mesma... É bom saber que embora possa enfrentar algumas situações bem estressantes nos primeiros meses com a minha bebezinha que está a caminho, todas elas serão passageiras! As colegas do trabalho (ainda que bem intencionadas) estão fazendo terrorismo!!! Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs... com frases do tipo: "faz isso ou aquilo agora, porque depois que o bebê nascer nunca mais vc vai poder fazer." ou "Se prepara porque quando o teu bebê nascer...

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna, eu entendo muito as suas colegas de trabalho. Muita coisa é fase e passa, mas a maternidade muda demais a nossa vida. Uma coisa bem boba que mudou comigo: antes da Liana eu entrava numa loja de roupas e via coisas pra mim. Agora dificilmente compro roupa nova pra mim. Ando quase como uma maltrapilha. Mas a sua quase xará tá sempre linda e bem vestida. É porque eu penso muito mais nela do que em mim. Acho que isso é pra sempre. Você ainda será você depois do nascimento da sua filha, mas sua vida será mega diferente!

      Excluir
  2. Graças a Deus esses perrengues passam! Mas o certo é que novos virão, né? E vamos sentir saudades dos que se foram...
    Eu também "sofria" muito com o sono de Elis, que ainda acorda umas 3x por noite. O pior é que isso arranca comentários do tipo "ainda não dorme a noite todaaaa???" - cara de alface feelings. Enfim, depois que eu relaxei e raciocinei que ela também precisa de ajuda pra aprender a dormir sozinha (e arrumar meu QG no quarto dela, pra quando fosse necessário), os despertares dela deixaram de ser chateação. Vai passar. Um dia...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, aqui também já faz um tempo que lido melhor com as nossas noites mal dormidas. E tento não falar muito sobre isso com outras pessoas que sei que não "aprovam" o bebê acordar a noite com essa idade.

      Excluir
  3. Rolei de rir porque tenho os mesmissimos pensamentos: será meu deus que vou ter de fazer isso para sempre? Stella teve fases que passaram e outra que ainda estão ganhando novos contornos, mas quando vejo que quase um ano se passou e a bebê que nem abria o olhos direito agora já tem vontades e descobrindo o mundo eu tenho uma certeza: eu to fazendo muitas coisas certas.

    Bjoo adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dayanne! Você está fazendo certo sim! E tem muita coisa que vai mudar. Nossas crias não vão acordar a cada 2 horas pra sempre!

      Excluir
  4. rita sua linda, que saudades do seu cantinho,aos poucos estou voltando.
    Então quer dizer q a fase do bebe com 1 ano e 8 meses mamar no peito e dormir nele logo passará? rsrsrsrs]
    bjooos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Que bom que voce ta de volta! Menina, eu sei que é dificil, mas tenho certeza que antes dos 15 anos a Liana vai parar de mamar no peito, rs!

      Excluir
  5. Tudo passa mesmo achava que o Anthony iria ficar gritão para sempre sabe gritar por tudo ar tapas ou kkk ou que ia vomitar o leite para sempre ou que não dormiria uma noite inteira mais tudo vai entrando nos eixos e sim temos que aproveitar mesmo parece q foi ontem o barrigão bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Elaine! Aqui estamos na fase da gritaria também! Tem uns gritinhos que eu acho até fofos, mas tem outros que são dificeis de aguentar.

      Excluir
  6. Adorei o post e me identifiquei bastante. Malu so tem quatro meses e tanta coisa já mudou, me parece que cada dia temos uma novidade por aqui e quando começo a me acostumar a uma coisa Malu muda completamente...É vou me adaptando as mudancas no ritmo dela...já sinto saudade só de pensar a passa tão rápido. ..

    Beijos em vc é Lyana.

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.