30 de setembro de 2013

5 semanas e 4 dias: reclamando um pouquinho

Descobri a minha gravidez há exatamente 9 dias. Contei do friozinho na barriga no último post, e ele continua por aqui. É engraçado porque já li (e ainda leio) tudo sobre gravidez, mas ainda assim sinto esse medo estranho. Acho que nem é tanto medo, é mais cansaço mesmo, porque ainda não tive tempo de parar de verdade pra pensar e deixar a ficha cair. No domingo da semana passada tivemos a festa de aniversário do maridex aqui em casa, na segunda e terça trabalhei pra caramba (23 horas somando os 2 dias). Quarta foi aniversário do maridex, não trabalhei, mas não rolou muito descanso porque meu cunhadex e um amigo dele estavam hospedados aqui em casa. Eu ficava desanimada e cansada a cada vez que eu entrava no banheiro: a tampa do vaso sempre erguida e mijo pra todo lado. Porque alguns homens não tem mira nenhuma na hora de usar o banheiro? Ai, que agonia! De quinta a domingo trabalhei todos os dias e hoje (segunda) finalmente posso descansar, visitar blogs, escrever, cozinhar e arrumar um pouco a casa. 

Provavelmente se eu estivesse no Brasil neste momento, todo mundo saberia que eu estou grávida, já até teria ganhado presentinhos pro bebê. Mas aqui na Gringolândia é diferente. Aqui ninguém conta da gravidez antes das 12 semanas. Só pra família mesmo. Eu no início achava isso estranho, mas agora acho até legal, porque o risco maior de perder o bebê ocorre nos primeiros 3 meses, então melhor aguardar esse período pra no caso de ocorrer algo (TOC, TOC, TOC, acabei de bater na madeira 3 vezes) a gente não ter que explicar pra todo mundo, ou contar, ou deixar as pessoas tristes e preocupadas. 

O que acontece agora é que não contamos ainda pra nenhum amigo, mas todos os colegas de faculdade das minhas irmãs mais novas já sabem da minha gravidez. Isso porque eu pedi pra elas não contarem pra ninguém! É até injusto que nenhum amigo nosso sabe, mas pessoas que eu nem conheço, das turmas das minhas irmã, já estão sabendo.

Em breve devo contar pra uma amiga que como eu é de outro país e já tem um filhinho fofo de 5 meses que nasceu aqui na Gringolândia. Eu fui a primeira pessoa em Boston a quem ela contou sobre a sua gravidez e durante os 9 meses ela sempre reclamava dos procedimentos diferentes que ocorrem por aqui. Agora é a minha vez! Preciso de alguém pra dividir as minhas angústias sobre as coisas que aqui são feitas de forma tão diferente. E o melhor é que ela tem a experiência da gravidez e parto na Gringolândia. 

Mas de toda forma divido aqui no blog essas coisas. Fui marcar a minha primeira consulta. Eu já sabia como as coisas funcionam aqui, mas ainda assim fiquei muito insatisfeita, porque agora estou vivendo na pele o que a minha amiga já tinha me contado. Primeiro que no consultório a secretária nunca atende o telefone. É sempre caixa de mensagens e depois de deixar recado ela liga de volta. Mas como eu não queria que ela ligasse de volta enquanto eu estivesse no trabalho (a gravidez é segredo, lembram?!) resolvi escrever por email mesmo pra marcar. Sei que no Brasil a primeira consulta é bem no início, mas aqui é só com 8 semanas. A minha GO já tinha me falado que essa "primeira consulta" seria com uma enfermeira e depois a consulta com a GO mesmo seria só com 10 semanas. Mas pra minha surpresa a "primeira consulta" é por telefone!!! Fala sério! Na hora que li fiquei bem reclamona e maridex reclamou por eu estar reclamando tanto. Mas como não? Sou brasileira demais pra entender logo de cara que a minha "primeira consulta" será por telefone. Tudo bem, agora passou! Pensei até em colocar aqui no blog a cópia do email que a enfermeira me enviou, mas não, agora já passou a fase de reclamar. As cosias são como elas são e pronto.

A parte boa é que a enfermeira me perguntou no email se 29/10 pode ser a primeira consulta com a GO. Nesse dia iremos ouvir o coraçãozinho batendo dentro de mim. Adivinhem só: esse dia é meu aniversário, então é claro que essa será a data perfeita!

Tirando o cansaço do trabalho estou muito bem, continuo bicicletando por aí. Aqui já é outono e o tempo mudou de uma hora pra outra. As folhas caindo, e o frio veio pra ficar. O problema é que o frio me dá muita dor nos mamilos. É uma dor que parece que tá rasgando os coitadinhos. Maridex diz que tá com saudade das minhas peitolas mas já falei pra ele que é proibido tocar até segunda ordem. 

28 comentários:

  1. Vixe... Diga a maridex pra ter muita paciência com as peitolas, pq a pertir de agora, até um sopro vai deixar eles doloridos. Peitos de início de gestação são terríveis! Depois melhora de novo - sempre há esperança.
    Sabe que por aqui também está crescendo o receio de abrir pros outros uma gravidez antes da 12ª semana? Eu só contei do meu positivo no teste do palito pra nossa família. E no blog. Ia esperar acabar o primeiro tri pra espalhar, mas a notícia vazou... Aí me benzi e disse "seja o que Deus quiser!". Olha aí o resultado: chegando na 33ª semana!
    Aproveita a consulta no final do mês pra perguntar se vc pode continuar bicicletando por aí! Agora vc vai ficar meio estabanada e desequilibrada! Pode ser perigoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty! Essa notícia vaza mesmo, é difícil guardar segredo sobre uma gravidez. É muita felicidade, né?! Sobre a bicicleta, eu já sou estabanada, mas decidi que só vou pedalar até o trabalho mesmo, que são só 15 minutos pela ciclovia sem nenhum carro.

      Excluir
  2. Menina mas as coisas são bem diferentes por ai né?
    Mas vai dar certo, logo logo vc se adapta.
    E cuidado com a bicicleta tá? Minha GO proibiu andar de moto durante toda a gravidez...
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lalah! Tem coisa que é diferente até demais pro meu gosto, rs! Pode deixar, que a bicicleta tá permitida e só to andando na ciclovia que não tem carro.

      Excluir
  3. Vai ser bonito acompanhar sua gravidez desde o blog :) E parabéns de novo.
    Eu recordo de todos os dias da gravidez de minha esposa, e já estamos com 31 semanas. Você acredita que leu tudo sobre pais e filhos? Não, mesmo rs. Há muita coisa bacana para ler aí, livros, blogs, menos os pitacos maldosos e fofoquentos hahaha . Obrigado pela doce visita. Saúde, paz e luz para vcs 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge! Muito obrigada pela visita também! Vou lendo tudo sim e os pitacos maldosos deixo de lado.
      Tudo de bom pra você e sua esposa nessa reta final da gravidez!

      Excluir
  4. PD 1: e espero que suas frutinhas gêmeas tomem conta de você do maridão. :)

    PD 2: esse robozinho de pôr os códigos é um chatinho rs

    ResponderExcluir
  5. hahahhaha conheço muito bem essa proibição "peitoral"! Por aqui ela entra em vigor uma vez por mês! :)
    Menina, só de ler você descrevendo os primeiros sentimentos com relação a gravidez me dá também um friozinho aqui... que delícia! Aproveite tudo!
    Isso de costumes diferentes com relação ao pré-natal também me deixa um pouco preocupada... aqui onde moro nem é a GO que faz seu controle, mas uma parteira. Cada vez que você vai no consultório, é uma pessoa diferente que te atende. E na hora do parto, você corre o risco de ser atendida por uma pessoa desconhecida, que você nunca viu na vida.... difícil de engolir. Não quero nem ver quando for minha hora...
    Ainda bem que você tem uma amiga experiente por aí, para te dar umas dicas!
    Mais uma vez parabéns! Estou tão feliz por você! :)))
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia! Obrigada!! Você vai se preparando muito, já sabe de todas as coisas, mas ainda assim na hora H se assusta um pouco com esses costumes diferentes. Mas por aqui pelo menos conhecerei sim a médica que fará meu parto no dia. A minha GO é de um grupo que tem 7 médicas. Durante o meu pré natal serei atendida pelas 7, mas a primeira e principal será a minha GO que escolhi antes mesmo de engravidar. No dia do parto uma das 7 estará de plantão. A minha amiga que me indicou essa médica já tem uma filhinha e ela me disse que gostou de todas as 7 GOs. Então quanto a isso estou bem tranquila.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá.. vish.. que diferente não??... acho que eu pegaria um avião.. e vinha ter meu baby em solo conhecido..;DDD Mas paciência né.. estamos por dois dias de diferença.!!.. em sintonia tootal! Hahaha.. o meu é pra 27 de maio.. e o seu??.. vamos parir juntas?? hahahahaha! Cuidado com a bicicleta.. a minha médica ja mandou reduzir a moto.. cuidado com seu biscoito.. Beijo!
    http://sementinhacrescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leda! Ah, estamos em sintonia sim! A minha DPP é 29/maio. Que legal!! E agora você tá com blog também, que máximo! Bem vinda a este mundinho! Vou adorar trocar figurinhas contigo!
      Beijos

      Excluir
  7. Rita, deixa o homem tocar nas peitolas...rsrsrs....aqui em casa já foi suspenso porque tem colostro e aí não pode mesmo, porque pode causar parto prematuro...aí é diferente mesmo, hein...não sei se me habituaria...A vantagem é a facilidade de parir, não vai ser como aqui no Brasil que é preciso lutar pra conseguir ter esse direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Mariana, fica do lado do maridex não, fica do meu lado! Rs! Eu proibi só porque tá doendo mesmo...
      To muito feliz que não terei que lutar aqui pra parir. Aqui terei com certeza parto normal, e sei que a cesárea só será feita em caso de necessidade mesmo. Isso me deixa tranquila!
      Beijos!

      Excluir
  8. Rita, que diferença louca com relação ao Brasil, né? Consulta por telefone é uó! rsrs! Mas que bom que vais ouvir o coraçãozinho do baby no dia do teu aniversário, vai ser um presente fantásticoooooo! Beijoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que presente, Talita! To achando que este ano o meu aniversário será o melhor de todos os tempos!
      Beijos

      Excluir
  9. Nossa!!! Quanta diferença!!!! Consulta por telefone é de uma frieza sem tamanho. Mas, que bom que de presente de aniversário vc poderá escutar o coraçãozinho do seu bebê!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lyanna! Concordo contigo, é uma frieza sim. Aqui só tem atendimento desde o iníciozinho da gravidez quem tem gravidez de risco.
      Beijo

      Excluir
  10. Muito diferente mesmo!! A impressão que me deu foi que eles fazem menos auê por causa da gravidez. Levam historia com menos alvoroço que nós brasileiros que tendemos a tratar tudo como um grande acontecimento...imagino quão estranho deva ser essa "frieza". Mas vai dar tudo certo!! O importante é vc receber o amor e a atenção dos seus! Quanto às peitolas, maridex vai ter que ser paciente!! Hahahahahaha
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Myriam! É exatamente isso! E isso é pra tudo: chá de bebê aqui é mais simples, na maternidade não tem aquela festa toda. Mas ao menos não terei que lutar pra ter parto normal!
      Beijos

      Excluir
  11. Muito diferente mesmo!! A impressão que me deu foi que eles fazem menos auê por causa da gravidez. Levam historia com menos alvoroço que nós brasileiros que tendemos a tratar tudo como um grande acontecimento...imagino quão estranho deva ser essa "frieza". Mas vai dar tudo certo!! O importante é vc receber o amor e a atenção dos seus! Quanto às peitolas, maridex vai ter que ser paciente!! Hahahahahaha
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, nem consigo imaginar como eu reagiria com tanta coisa diferente do Brasil, mas vc é guerreira e vai tirar tudo de letra.
    Bjus***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita! Olha, guerreira eu to longe de ser, rs! Mas terei que tirar de letra sim porque não tenho outra opção. O interessante é que como passarei quase 2 meses no Brasil farei uma pequena parte do pré-natal por aí.
      Beijos

      Excluir
  13. Nossa muitas diferenças mesmo,
    mais você vai se adaptando e tudo vai sair perfeitamente
    e que bom que você tem essa amiga para compartilhar tudinho né
    e que bom q vc está no comecinho como eu
    eu estou com 7 semanas
    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Agueda! Que legal! Eu completo 6 semanas amanhã, estamos bem próximas, adorei!

      Excluir
  14. Oi passei para conhecer o blog e estou mt feliz pela sua gravidez que vc tenha uma gravidez tranquila um bj to seguindo sera mt legal vc la no meu cantinho !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita! Daqui a pouco vou passear no seu cantinho.
      Beijos

      Excluir
  15. Adorei o blog! Ainda não conhecia e curti bastante!
    Bem-vinda ao universo maravilhoso da maternidade e curta tudo tudo tudo que ele te proporcionar. As coisas maravilhosas e as nem-tão-maravilhosas-assim. Porque o tempo voa!
    Muita saúde pro bebê e que vocês sejam ainda mais felizes!
    Beijos,
    Pati
    http://confissoesdarecemcasada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pati! Muito obrigada!! Estou bem animada pra curtir cada momento da gravidez e sentir na pele tanto as coisas maravilhosas quanto as menos maravilhosas.
      Seja bem vinda a meu cantinho!
      Beijos!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.