10 de setembro de 2013

Fofocando sobre os pais da Nia

Ok, sei que ser mãe (e pai) é cuspir pro alto e ter aquele cuspão caindo no meio da nossa cara. Já sei disso, leio nos blogs, converso com as pessoas que tem filhos e sei que isso vai acontecer comigo um dia. Mas tem certas coisas que eu pretendo fazer (ou não fazer) quando o pimpolho pintar por aqui.

Aqui em Boston temos alguns amigos próximos que estão com filhos entre 5 meses e 3 anos, e eu acho o máximo observar a experiência dos outros pra depois ter a minha própria, porque assim vejo claramente o que quero fazer igual e o que quero fazer bem diferente. Além, é claro, de que vamos ganhar várias coisas bebezísticas - eles já nos falam que quando eu engravidar não precisaremos de comprar tudo, vamos ganhar um montão de coisas...Obaaa!

Um dos casais de amigos que já tem neném moram pertinho da nossa casa nova, o nome da neném é Nia. Ela tem pouco mais de um ano e é o típico bebê Johnson, olhinhos azuis, bochechas rosadas, súper sorridente, uma fofa. Mas tem tanta coisa que os pais dela fazem que eu e maridex vamos fazer diferente. Pra começar a mãe é chamada por todos os nossos amigos de germaphobic. Ela tem um medo obsessivo de germes, doenças e coisas assim. Então depois que a filha nasceu eles compraram vários potes de álcool em gel e deixaram um em cada cômodo da casa. Toda vez que alguém chegava para visitá-los, quando pedia pra segurar a Nia ou simplesmente tocá-la (sim, porque aqui na Gringolândia ninguém toca em você ou no seu bebê antes de te pedir permissão) a mãe mandava a pessoa ir no banheiro lavar as mãos com sabão e depois higienizar com álcool em gel. É claro que todo mundo sabe que é recomendável ter as mãos limpas pra pegar um bebê. Quando as pessoas pediam pra tocá-la elas basicamente já tinham ido ao banheiro lavar as mãos antes. Mas não era suficiente, tem que passar álcool! Eu quero ser menos neurótica que ela.

Aqui em Boston temos as 4 estações bem definidas: primavera, verão, outono e inverno frio pra caralho. A Nia nasceu durante o verão do ano passado. Ter filho durante o calor pra mim seria uma bênção, mas pra mãe da Nia foi horrível. Elas simplesmente não saiam de casa. Durante os primeiros 3 meses de vida da Nia eu as visitava praticamente toda semana pra levar comida (como ela estava com neném pequeno, ela nunca cozinhava e por isso eu fazia comida em dobro em casa e levava pra eles). Um dia eu cheguei e a mãe me disse que fazia exatamente 7 dias que ela não colocava os pés fora de casa. Nem pra ir no mercado a 2 quarteirões, nem pra ir no jardim colher manjericão: pra nada! Ela teve 3 meses de licença maternidade (o que aqui na Gringolândia é considerado muito!) e durante esse tempo ela ficou com a Nia trancada dentro de casa com o ar condicionado ligado. E ela ainda me disse que ter filho no verão é muito difícil, porque é muito quente. Alô?!? Eu sou brasileira, do Planalto Central, onde é sempre  verão! É claro pretendo sair de casa durante o o calor com o meu bebê - melhor que sair com 1 metro de neve lá fora.

Mais uma coisa que pra mim é um erro: a Nia não tem liberdade de ficar no chão. Ela sempre está no colo do pai ou da mãe. Por isso duas coisas aconteceram, primeiro a Nia não vai no colo de qualquer um e segundo, ela demorou muito a aprender a engatinhar. Então quando a mãe está perto e outra pessoa segura a Nia no colo ela chora, porque ela está acostumada a ficar só com a mãe superprotetora e o pai. Estávamos num chá de bebê e a Nia foi com a mãe. Como ela queria almoçar, me pediu pra segurar a Nia por 5 minutos enquanto ela almoçava, foi só 5 segundos e a bebê começou a chorar. Quanto a engatinhar, ela aprendeu com exatamente um ano, e foi num dia que os pais a deixaram na casa de uma tia da mãe da Nia. Ela só aprendeu quando estava longe dos pais por uma tarde, minha gente! Porque os pais não a davam liberdade pra ela ficar no chão e aprender. E semanas após ela aprender, ela sempre queria ficar no chão para engatinhar mas a mãe não deixava, por medo de germes, eu acho.

Como somos quase vizinhos agora, os pais da Nia sempre nos visitam durante o dia nos fins de semana, mas nunca a noite. Na semana passada perguntamos a eles quando poderemos fazer um jantar pra eles aqui em casa. Resposta: qualquer dia que seja antes das 6 da tarde, o que é muito cedo pra gente. É porque a Nia vai pra cama 8 da noite e eles não podem nunca sair juntos com ela e ficar fora até esse horário. Ela só dorme em casa, não pode e não consegue dormir no carrinho por exemplo. Os pais a acostumaram desse jeito.

Sei que este post já está meio grande, mas deixei a pior parte pro final. Todo mundo que eu conheço dá banho nos nenéns todos os dias. Normal, né? Pois a Nia desde bebezinha só toma banho 2 ou 3 vezes por semana. Gente, pra mim isso é o fim! Tenho até dó dela! Quando ela era pequenininha a cabeça dela tinha muita casquinha, tipo uma caspa formando uma crosta. E o pescocinho estava sempre sujo. Ai, que agonia que me dava! A mãe me contou que banho não era todo dia e eu fiquei calada. Não adianta discutir com ela, porque ela é uma muito chata doutora em microbiologia. Não adianta porque não vou mudar a cabeça dela. Ela acha que sabe tudo e tem razão sempre. Mas eu falo pro meu marido como será o esquema aqui em casa: banho no neném todos os dias sim! Até hoje a Nia tem os dias da semana que ela toma banho. É claro que um dia ou outro tudo bem não dar banho. Mas sempre?? Ah não!

Todas as vezes quando eu e maridex encontramos esses amigos com a Nia sempre quando saímos eu falo pra ele em português (que ninguém vai entender mesmo): "Meu bem, presta bem atenção no exemplo da Nia. Nós vamos fazer diferente, tá?!" Como tenho um ótimo marido, ele sempre concorda.




16 comentários:

  1. Rita eu tô aqui me acabando de rir com essas situações todas, acho que eu teria me afastado desses pais da Nia, não ia conseguir ver tudo isso calada, sem me meter... Banho 3 vezes na semana???? Credo!!! Não há nada mais gostoso no mundo do que vc pegar um bebê e sentir o cheirinho dele depois de um banho. Muito louco tudo isso ai que vc relatou...mas uma coisa é certa a gente sempre aprende com os erros dos outros!
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Determinada, eu confesso que pra mim é bem difícil não me meter. Fico me coçando querendo falar! Mas eu não quero ser a brasileira chata que fica dando palpite na vida dos outros aqui. Observo tudo caladinha!
      Beijos!

      Excluir
  2. Hahahahahahahahahahaha...que atire a primeira pedra aquela que nunca prestou atenção na (pa)maternagem alheia!!! E nesse exemplo que vc colocou, faz muito bem NÃO seguir!! Já pensou? A criança não poder ficar no chão?! E nem conhecer a luz solar??? Tadinha da Nia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Myriam! Tadinha mesmo da pobre criança! Como eu e maridex estamos rodeados por casais com filhos nós observamos tudo e decidimos o que não vamos fazer com certeza.
      Beijos!

      Excluir
  3. Rita, que bom que você não vai seguir esses exemplos! kkkkkkkkkkkk! Fora a "neurose" da mãe da Nia, as diferenças culturais são loucas, né? Essa questão do banho, por exemplo, talvez seja cultural. Morei um tempinho em Portugal e lá fui babysitter pra descolar uns euros extras (rsrs!) e o povo também não dá banho nos bebês todos os diassss! Ficava passada com isso, porque só eu tomava 3 banhos por dia! kkkkkkkkkkkk! Loucura, loucura, loucura dessas pessoas, hein?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, não sei se essa história de banho é algo super comum aqui na Gringolândia. Os nossos outros amigos com filhos dão banho todos os dias. E olha que aqui no verão é bem quente! Teve um dia em julho que a sensação térmica foi de 40 graus C!
      Beijos!

      Excluir
  4. Pera...como assim duas vezes na semana? O.o
    Eu não sei se rio ou se choro....pobre Nia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! E olha que você morre de medo de dar banho, e mesmo assim acha isso estranho. No caso da mãe da Nia não é medo não, é meio loucura mesmo!
      Beijos!

      Excluir
  5. Tadinha da Nia... Ainda bem que vc não vai fazer o mesmo com o seu bebê!!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lyanna! Pelo menos nesse ponto tenho certeza que farei diferente! Sou muito brasileira, e nós gostamos de nos lavar e ficar cheirosos e limpinhos!
      P.S.: meu marido gringo também ama um banho! ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa quanta diferença cultural né?! Quer dizer, talvez seja cultural! Não colocar o bebê no chão pra mim é o pior, coitada dessa criança, privada de explorar sua própria casa. Mas fazer o que... cada um cada um! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa! Cada um cada um mesmo (adoro essa frase!). Todos os pais que conheço são o oposto da mãe da Nia, por isso acho que não é bem algo cultural. É neura dessa mãe mesmo...
      Beijos!

      Excluir
  7. Putz! Esse é realmente um exemplo às avessas! Coisas que não devemos fazer quando temos um bebê. E é complicado mesmo a gente opinar, dizer que não é assim que se deve fazer... cada um sabe o que é melhor para os seus! Talvez seja apenas o choque cultural mesmo. Acho que nenhuma brasileira se proporia a essas medidas - pelo menos dar banho todo dia é imprescindível por aqui! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty! É por isso que eu não digo nada aos pais da Nia, só digo ao maridex aqui a forma que eu quero fazer com os nossos filhos - esse tipo de coisa é bom o casal conversar antes de engravidar de fato.
      Beijos!

      Excluir
  8. Rita aqui na Alemanha o banho do bebe tb é excasso (mas eles passam pano úmido todos os dias). Meu livro de gestante recomenda de 1 a 2x por semana :O
    Já estava com a impressao que a pele descamando e as casquinhas da cabeca tinha a ver com isso (nunca vi isso em bebe brasileiro!), agora tu me confirmou.
    O marido já está bem avisado, vou enfiar o bebe quantas vezes em bem entender na água, mas estou com receios de brigar com a Midwife que faz atendimento pós-natal domiciliar por causa disso.
    A única coisa que eu devo fazer como aqui é economizar no sabonete, RN cheira tao bem e a pele é tao delicadinha, acho que nao precisa ensaboar tudo todos os dias.
    Tadinha da Nia nao poder ir pro chao.
    Bjs,
    Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisa! Acho que aqui nos Estados Unidos a maioria dos pais dão banho nas crianças todos os dias. Vejo isso pelas outras família que conheço. Então aqui a Nia é exceção.
      Puxa, será que você tem que contar pra Midwife mesmo que dará banho com mais frequência? Talvez se você não contar ela não perceberá. Eu tenho uma amiga que mora na Suiça ela me disse que além de pouco banho a cunhada dela também economiza fraldas nos 2 filhos. As bundinhas deles sempre estão assadas e a minha amiga morre de dó! Será que isso é cultural ou um caso isolado?
      Quanto ao sabonete to pensando em usar menos do que costumamos a usar no Brasil.
      Beijos,
      Rita

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.