21 de setembro de 2013

Receita de pão de queijo

Eu nunca pensei em postar uma receita culinária aqui. Abre parêntesis: Ah, do jeito que falo até parece que esse blog é antigo, e na verdade ele completou seus 2 meses esta semana. Mas não é que eu não goste de cozinhar! Eu amo! As vezes pra mim é quase uma terapia, amo alimentar as pessoas, ver que elas gostam do meu tempero, amo comer da minha própria comida e as vezes me surpreender. A questão é que gosto de inventar e experimentar. Sendo assim sou a pessoa que menos segue receita. Isso vem um pouco da minha  mãe. É, tenho muita coisa comigo que vem dela. Eu cresci vendo a minha mãe cozinhar tudo de olho. Bolo, pão, biscoito de queijo, qualquer coisa. E por aqui faço assim também. Quando me pedem a receita de um bolo que fiz sempre digo que não dá, porque não sei nem o quanto de açúcar que coloquei.

Depois que me mudei pra Gringolandia eu tenho mais acesso a ingredientes que antes nem conhecia. Então vou no mercado oriental por exemplo e compro algo que nunca vi na vida. Chego em casa misturo com algum ingrediente brasileiro e fica uma delícia!

Mas hoje vou postar a única receita que eu sigo, que dá super certo e que eu faço sempre pra assar na hora e também estocar: o brasileiríssimo pão de queijo! É especialmente pra Deborah do Blog Das Aventuras de viver em outro país. Ela está no finalzinho da gravidez, esperando a Alice chegar. E se a Alice ainda não estiver mesmo chegado, a Deborah vai amassar esse pão de queijo e isso a vai ajudar a entrar em trabalho de parto. ;)

Ingredientes:


  • 500 g de polvilho doce (é a metade da embalagem que eu compro aqui)
  • 1 colher de (sopa) de sal (colher não muito cheia)
  • 300 ml de leite 
  • 150 ml de óleo 
  • 2 ovos grandes ou 3 pequenos
  • 500 g de queijo minas meia cura ralado (uso 1 embalagem do queijo ralado Mimoso que encontro aqui, mas uma vez fiz com parmesão mesmo)
  • óleo para untar
Colocar o polvilho com o sal em uma tigela grande. Eu uma panela aquecer o leite e o óleo. Quando ferver, escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas. (Misturar bem é o segredo pra ele não ficar com gosto de polvilho cru. Cuidado na hora de mexer! Se você usar a mão pode se queimar. Eu sempre uso a colher até esse ponto. Só depois de colocar o ingrediente seguinte vou na mãozona). Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo ralado e sovando bem após cada adição.  Untar as mãos com óleo, se necessário, e enrolar as bolinhas de cerca de 2 cm de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada com óleo. Lembrando que os danadinhos crescem, então eles devem ser espaçados um do outro. Levar ao forno médio (180ºC/365ºF), pré-quecido e assar por cerca de 30 minutos, até ficarem douradinhos. 


Eu sempre guardo uma parte do pão de queijo no congelador. Pra congelar é bem simples, basta colocar os pães de queijo em  uma forma que não precisa de ser untada. Deixe no freezer até endurecer. Assim que estiverem congelados tire um por um da forma e coloque em sacos plástico fechados como estes da foto abaixo. Na hora de assar é o mesmo esquema do fresco: basta colocar na forma untada, forno pré aquecido a 180ºC. Não precisa de descongelar antes, e vai demorar alguns minutos a mais que o fresco. 

O saco grande é de 4 L e o pequeno de 1 L. Esses 5 L de pães de queijo congelados fiz com a receita dobrada. A banana era só pra dar noção de tamanho.


Prefiro usar o polvilho doce, porque ele deixa o pão de queijo mais macio por dentro. Já o polvilho azedo é o do pão de queijo mais crocante. Não tenho certeza se essa receita funciona com o polvilho azedo, quando usei esse tipo de polvilho segui uma outra receita.  

Espero que gostem dessa receita! Faço sempre e deixo o maridex bem feliz e de pança cheia.

3 comentários:

  1. Eu sou igualzinha a vc faço tudo de olho, não consigo seguir receita de jeito nenhum!!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lyanna! Então você é a doidinha da cozinha como eu! É mais divertido assim, né?!

      Excluir
  2. Tbm faco pao de queijo "from scratch" aqui no Canada, apesar de achar mto forno de minas por aqui tbm... Meu namô adora mas come de um jeito estranho, com macarronada, como se fosse paozinho, raspando o molho do macarrao do fundo do prato!!! (Oi?) Mas fazer o que, se eu falo alguma coisa ele fala que eu sou estranha por comer arroz, feijao e batata :)
    Vou tentar a sua receita tbm!!!!

    Bjs
    Joana
    blogdajojoaninha.wordpress.com

    ResponderExcluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.