4 de agosto de 2014

Amamentação - parte 1

Imaginem a cena: Eu no salão de beleza pra fazer a unha, a minha lá comigo pra cuidar da monstrinha Liana e a dita cuja começa a chorar e chorar. Enquanto ela chora os meus peitos até vazam leite. O que fazer? Eu simplesmente tirei um peito e dei pra ela enquanto fazia as unhas! E amei fazer isso!

Essa cena aconteceu no dia do batizado da Liana, quando a minha família estava aqui nos visitando. Eu nunca faço unha aqui (é muito caro!), mas nesse dia eu merecia, eu precisava. Então amamentei a Liana antes de ir e como não tive coragem de deixá-la em casa a ela foi comigo e a minha mãe foi para cuidar dela.

Esse é só um dos exemplos de locais inusitados que eu amamentei a nossa monstrinha. Quando ela tinha apenas 3 semanas de vida fizemos um passeio de catamarã para ver baleias em alto mar. Fomos eu, Liana, maridex, minha mãe, meu primo, sua esposa e filha. Enquanto a baleia dava um show, pulava, girava, mandava até tchauzinho, eu estava com a Liana nos braços, amamentando e ela todos nós felizes: eu por ver a baleia em seu habitat natural pela primeira vez e a Liana por estar mamando leitinho gostoso da mamãe.

Uma foto que maridex tirou do barco enquanto eu amamentava a Liana. Lindo, né?!

Antes da Liana nascer eu tinha um desejo enorme de amamentar. Eu também tinha medo de não dar muitos certo, medo de não ter leite, medo de não ter a pega correta, medo de doer demais, medo de não conseguir fazer em público.

Durante a gravidez o que fiz pra me preparar foi ler fontes confiáveis sobre a amamentação. Eu  não coloquei os peitos de fora pra tomar sol, não esfreguei os coitados dos mamilos com bucha, não passei creme nenhum nos bicos, e depois do segundo trimestre eu não usava sabonete nos seios durante o banho. Apesar de não fazer nada disso eu via as que o meu corpo estava se preparando para amamentar. Os mamilos ficaram bem escuros e as peitolas super sensíveis. Tanto é que durante o inverno eu sofri demais com dor de frio nas peitolas. E comigo não teve nenhum pinguinho de colostro saindo durante a gravidez. Mas isso é normal, e eu tinha fé de que ia dar tudo certo e o colostro sairia quando a minha filha sugasse pela primeira vez.

Assim como a Gabi disse neste post maravilhoso, eu também creio que a forma que a Liana nasceu tenha influenciado muito no sucesso da amamentação. Alguns minutos depois de ela nascer ela procurou meu peito, foi se arrastando até o meio seio esquerdo e eu nem precisei de ajudá-la. Ela fez isso sozinha em cima de mim, se guiando pelo cheiro do meu colostro. Foi tão incrível! O maridex tirou algumas fotos dela com a mãozinha no meu peito, se arrastando até ele. As fotos são lindas, mas como tem mamilo demais, um assunto polêmico demais não vou postar aqui. (Sorry!)

Eu tenho certeza que o fato de eu ter entrado em trabalho de parto, meu corpo estar repleto de ocitocina (o hormônio do amor), estar cercada de carinho, ter meu marido comigo o tempo todo, ter sido tratada com tamanho respeito pelas ginecologistas e enfermeiras que me atenderam, ter a minha filha em contato com a minha pele logo depois de ela nascer e ter respeitado o tempo dela pra ficar ali comigo até ela querer mamar - tudo isso foi essencial pra nós duas começarmos tão bem a amamentação.

Nos primeiros dias de amamentação eu tive dor nos mamilos. Eles ficaram bem sensíveis e um dia quando a Liana tinha 2 semanas chegou a sangrar um pouquinho. Mas não tinha rachaduras visíveis.Eu usei muito a concha de amamentação da Avent, porque ela protege bastante os bicos dos peitos. Além disso eu abusei da lanolina, eu passava após cada mamada e isso ajudou demais. Depois de 3 semanas tudo estava bem melhor. Hoje eu não uso mais, porque a pele dos mamilos já está bem grossa, já está bem acostumada com a Liana e sua boca voraz.

No início meus peitos ficavam muito cheios, era muito leite e a Liana não dava conta do recado. Quase todos os dias eu acordava com os peitos duros como pedras, e isso dóis. A solução era ordenhar com a bomba elétrica que tenho, ótimo, rápido e indolor. Eu tinha que tirar leite para não dar mastite mas também não podia tirar muito para não aumentar ainda mais a produção. Meio complicado isso!

Eu ordenhava o leite e jogava fora na pia depois. Isso chega a me cortar o coração, jogar fora um alimento tão bom. Mas aqui não se usa doar leite, ou pelo menos não é comum como é no Brasil. Procurei saber se havia como eu doar, mas não encontrei nada. As pessoas aqui chegam a achar estranho dar leite de outra mãe a um bebê. No Brasil esse leite é tão importante, ele ajuda tantos bebê, principalmente os prematuros. E aqui eu jogando pelo ralo o meu leitinho...

Antes de parir eu tinha muito receio quanto amamentar em público. Aqui na Gringolândia no geral as pessoas são muito mais conservadoras que os brasileiros com relação a peito de fora. Mas até agora não tive nenhum problema com isso. Além de ter amamentado num salão de beleza e num barco em alto mar, também já fiz no metrô, em restaurante chic, em restaurante normal, em uma sorveteria, em cafeterias, em alguns parques, numa feira, na casa de amigos, num estacionamento, no mercado e andando na rua algumas vezes (e sem precisar de parar!). Algumas dessas mamadas foram sem pano por cima pra tampar, foram peitos ao vento mesmo. E só pude me sentir ótima por estar alimentando a minha filha com o leite quentinho e delicioso produzido por mim! Ai, que orgulho!

Eu comecei a escrever este post há muito tempo, sempre que a Liana deixa eu escrevo um pouquinho e salvo como rascunho. Por isso tenho muitos rascunhos aqui! Alguns já nem tem mais sentido serem publicados. Mas como esta é a semana mundial de aleitamento materno e aqui na Gringolândia eu fui na sexta passada num evento tão legal, o Big Latch On, então terminei este post e ainda esta semana quero escrever mais sobre amamentação e contar sobre um problema que estamos tendo. Aliás, estávamos tendo! Acho que já passou e não é nada grave, a Liana continua mamando e ela nunca precisou de mamar mamadeira.

24 comentários:

  1. Uau, que lindo!
    Também tenho medo de não ter leite ou não dar conta de amamentar meu Miguel, e rezo para meu corpo colaborar nesse processo, pois acho lindo fornecer o alimento para nossa cria, acho perfeito e divino.
    Quanto à amamentar em público, isso é polêmico e admiro quem veste a camisa e faz mesmo sabendo que muita gente preconceituosa, acha isso abominável.
    E que a Liana continue um anjinho sugador <3 e Mame, mame e mame mais e encha o coração da mamãe de amor e orgulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari! Agora tendo a Liana querendo leitinho toda hora, não acho nada polêmico amamentar em público. E eu que sempre fui tão tímida, simplesmente abro os botões e faço!
      Beijos

      Excluir
  2. Ahh meu sonhos ir nos EUA só pra ver essas baleias.
    Mulhar, uma hora dessas quero conversar com vc. Marido e eu morremos de vontade de ir embora pra ir. Quero umas diquinhas haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Eu só vim morar aqui por causa do meu marido mesmo, porque ele é americano, e mesmo com ele sendo americano foi tão complicado o visto e tudo mais! E vir sem visto é muito sofrimento!

      Excluir
  3. Ah Rita, meu sonho é amamentar...
    ainda nem tenho meu baby, mas quando o tiver quero muito, muito mesmo!!
    Deve ser uma sensação maravilhosa!
    E sim, darei de mamar onde eu estiver...sem culpa, sem preconceito e com cara feia pra quem achar ruim!
    Adorei o blog.
    Está na minha lista e já estou te seguindo!
    Beijos

    querosermami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Obrigada! Que bom que você pensa assim, será bem mais fácil quando chega a sua hora de amamentar.
      Beijos

      Excluir
  4. Deve ser mesmo um momento incrível para mãe poder nutrir o seu bebê com seu próprio leite... Acho que isso proporciona um vínculo ainda maior entre ela e seu bebê!!!! Tenho muito receio de não consegui amamentar o meu bebezinho... quero muito poder criar esse vínculo com ele através da amamentação!!!! Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lyanna, o vínculo é algo incrivel mesmo! Você vai ver, daqui a pouqinho estará dando de mamar!
      Beijos

      Excluir
  5. Aaahh, amamentar admirando o desfile dessas baleias lindas não é pra qualquer uma (ou duas!), hein?! Vc e Liana são muito chiques!! Hehehe

    Que bom saber que as coisas estão indo tão bem assim aí!!! Sem dúvida a preparação (teórica) faz toda a diferença!!
    (Aliás, que honra ser citada aqui, obrigada!!!)

    Volta pra contar mais! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Melhor coisa do mundo....também tive meus percalços no começo, mais estamos aí firmes e fortes...rumo ao 08 mês (apesar de não ser AME agora)!!! Parabéns!!!!

    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, aqui que todas temos uns percalços, isso faz parte do processo, né!

      Excluir
  7. Acho lindo e natural a amamentação pena que não tive sucesso contei la no blog buaaa infelizmente, mais graças a Deus ja superei meu bb toma Nan e esta bem saudável e temos um vinculo de amor mt grande Que vc continue amamentando deve ser um momento mt lindo!!! um bj chic ver baleias queria ver também rs bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Elaine, é uma pena mesmo que você não conseguiu, mas olha, isso acontece, e tomara que pro próximo filho você consiga!

      Excluir
  8. Menina, essa Liana é retada! Uma rueira de primeira! Que privilégio poder assistir a esse show de baleias, mamíferas tão marcantes, não é mesmo?
    E esse negócio de os peitos vazarem quando o bebê chora é muito incrível, né? Perfeição do corpo da mãe atendendo o chamado do filho!
    Acho que o primeiro passo pra amamentação de sucesso é o querer. Daí a gente corre atrás e faz tudo pra dar certo!
    Bjs nas duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, acho que ela assim saideira por causa dos pais meio doidos que ela tem, rs! Party girl total!

      Excluir
  9. Nossa, que pena não ter pra quem doar o seu leire, aqui no Brasil existem vários "bancos de leite" para isso... É maravilhoso pensar que nós temos a capacidade de trazer ao mundo e ainda alimenta-los só com nosso corpo né?!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynthia, meu maior desejo seria doar pro banco de leite mesmo! Mas aqui não dá mesmo... :(

      Excluir
  10. Amamentar em público sempre foi um assunto que me dava arrepio, sou muito tímida, mas quando a fome aperta e os baixinhos não param quietos não há vergonha que resiste, vai na rua, no mercado, lanchonete, andando vendo vitrine, em loja.. Ah, o lugar mais inusitado onde amamentei foi em uma loja de moveis, fui comprar um sofá e meu baby começou a chorar e os peitos a vazar, como vc no salão, peguei sentei em um loja no fundo da loja e dei de mamar, tinha umas pessoas que ficavam me olhando mas eu nem ligava, naquele momento só me importei com o bem estar do meu filho. E é assim que deve ser sempre..

    Abaços..

    http://doceviida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adrielle, você tá certa! E um bebê mamando é bem melhor que um bebê berrando de fome!

      Excluir
  11. Puxa! Estou tentando seguir este blog e não consigo! Dá sempre erro, quando eu clico em "Seguir este site". Sabe se tá passando por algum problema (o blog)?
    Adoro suas estórias e queria acompanhar a cada post publicado.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Opi! Não sei se está com problemas... as vezes noto que o meu blogrol demora a atualizar.

      Excluir
  12. Adorei o post Rita, eu acho que um dos maiores orgulhos de uma mãezinha é saber que sua babéia esta crescendo saudável e linda como Liana pelo seu próprio leitinho, parabéns Rita, que continue tendo muito leitinho por aí.
    Nada de vergonha mesmo, acho lindo ver uma mulher amamentando (maridex é que não gosta kkkkk)
    Bjus em vocês
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Mima! Sabe que depois de 2 meses amamentando muuuito, já não tenho vergonha mesmo de deixar os peitos de fora e dar mamá pra Liana. Atualmente quando estamos em público eu desabotoo tudo e nem penso em colocar um paninho tampando. Daí maridex coloca, rs!

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.