26 de setembro de 2014

Meu corpo pós parto

Eu sempre tive muita curiosidade sobre como ficaria o meu corpo depois do parto e se a barriga voltaria a ser como era antes e quanto tempo demoraria. Mas isso sem cobrança nenhuma e sem expectativas. Eu estava preparada psicologicamente pra ficar meses com uns quilos a mais e com a barriga saliente. Não fiz nada pra evitar isso ou pra voltar à antiga forma rápido. Não sou muito vaidosa para os padrões brasileiros. Sim, porque para os padrões gringos eu sou bastante, só por passar um rímel e um batom de vez em quando e usar uns sapatos bonitinhos...

Durante a minha gravidez eu não tomei muito cuidado com o meu corpo. Eu passava creme na barriga todos os dias pra evitar estrias e só. Não tentei ganhar pouco peso. Comi o que eu quis e na quantidade que quis quando estava grávida. Cuidado com a alimentação eu sempre tive, como já falei aqui no blog antes. Mas é um cuidado pela minha saúde mesmo, e não por beleza. Tento comer bem, com qualidade. Evito frituras, tento ao máximo comer produtos orgânicos. Açúcar é o meu problema, sou uma formiguinha apaixonada por açúcar. Mas me controlo.

Na gravidez inteira ganhei cerca de 14 kg. Tenho certeza que no Brasil muito GO puxaria a minha orelha, diria que eu engordei demais. Aliás, na metade da minha gravidez eu estava no Brasil e lá me consultei com um GO que além de ter me dito que a cesárea é sempre melhor pro bebê, o que é uma enorme mentira, me falou que eu estava engordando demais, deveria tomar cuidado.  Mas acontece que eu sempre tive baixo peso.

Especialistas indicam que o ganho de peso recomendado durante a gravidez depende do peso inicial da grávida. É preciso saber o seu IMC (índice de massa corporal) que é fácil de calcular. Basta dividir o seu peso (em quilos) pelo dobro da sua altura (em metros). Assim que engravidei o meu peso era 55 kg e tenho 1,69 de altura, então o meu IMC era de 16,3, o que é muito baixo.

IMC antes de engravidarGanho de peso ideal durante a gravidez
menor que 18,513 a 18 kg
18,5 a 2511 a 16kg
25 a 307 a11 kg
acima de 305 a 9 kg
(Informações retiradas no site: http://brasil.babycenter.com/a2100201/ganho-de-peso-na-gravidez#ixzz3ES7gH0MS)

Estou colocando essa informação aqui porque vejo que no Brasil muitos médicos reclamam às grávidas que ganham muito peso, mesmo quando elas são magras, tendo o IMC baixo. Não estou dizendo que as grávidas não devem se preocupar com sua saúde e com a saúde do bebê. É preciso sim tomar muito cuidado com o que comemos sempre, e principalmente quando estamos gerando uma vida. Mas sem neura de querer engordar quase nada. Se você tem sobrepeso é importante engordar menos, e isso contribui para a saúde do bebê. Mas ganhar menos peso que o indicado na tabela também pode ser ruim.

Estudos recentes mostram que as crianças cujas as mães engordaram muito menos ou muito mais que o indicado na gravidez são mais propensas a sofrerem diabetes durante a sua vida.

Apesar de ter engordado 14 kg durante a minha gravidez, a minha barriga era bem pequena. Quando eu estava no final da gravidez muitas pessoas pensavam que a Liana seria muito pequena ao nascer. Até a minha médica tinha medo da bebê estar abaixo do peso porque a minha barriga cresceu pouco. Mas isso não aconteceu, ela nasceu com 3,120 kg, o que está na média de peso para recém nascidos.

Esse fato de ter a barriga pequena me deixava meio triste porque eu gostaria de ter um barrigão. Como o nome do meu blog diz, uma barriga de melancia! Mas hoje vejo que por um lado isso foi bom: a minha barriga voltou ao normal muito rápido, eu me impressiono até hoje com isso. Aqui vão algumas fotos.

6 dias depois de parir: sem cinta e sem murchar a barriga

3 semanas depois de parir: esta foi a primeira vez que usei minhas calças jeans normais depois da gravidez

Eu acho que além do fato da minha barriga ter crescido pouco, muita coisa contribuiu para ela sumir rápido. Ao engravidar eu estava bastante magra, andando de bike todos os dias. Sempre fui magra e não tenho tendência a engordar muito. Mas principalmente a amamentação ajuda bastante a perder peso rápido. Para cada caloria de leite que nosso corpo produz ele gasta quase 3 vezes mais calorias. É muita caloria sendo queimada! Uma mamada que a Liana dá é como seu eu tivesse correndo vários quilômetros!

Por isso eu to comendo todos os dias como uma louca esfomeada. Sabe peão de obra que carrega saco de cimento e tijolo o dia inteiro? Eu to comendo igualzinho a ele! Dos 14 kg que engordei na gravidez eu perdi 11 kg. Estou com 58 kg agora e me esforçando muito pra não perder mais nem uma grama.

Vejo que a minha barriga ainda tem um pouquinho de pele sobrando, por isso ela está mais morena que o resto do meu corpo. A linha nigra continua por aqui, mas ficando mais fraca a cada dia. Meu umbigo estava bem estranho logo depois de parir, mas com 6 semanas depois de parida ele voltou à sua aparência normal. Meus peitos eram pequenininhos e aumentaram de tamanho na gravidez. Mas agora eles estão enormes e lindos. Silicone não tá com nada, leite é o que há! Por isso to pensando em continuar amamentando pra sempre! Rs!

As minhas coxas também estão maiores, o que eu adoro! Mas eu que já tinha celulite nas pernas, agora tenho muita mesmo. Quando vejo as celulites sinto muita saudades da minha massagista do Brasil. Drenagem linfática resolveria muito a situação, mas aqui na Gringolândia é muito caro pra fazer. Também acho que meus pés ficaram um pouco maior do que eram antes de engravidar. Os meus sapatos mais largos agora estão certinhos e os que eram perfeitos nos pés agora ficam um pouco apertados.

Na minha barriga o que mais tem de diferente pós gravidez é o corte da apendicectomia que fiz com 17 semanas de gestação. O corte é pequeno, mas está lá muito visível. É claro que não é uma marca da gravidez em si, mas pra mim esse corte sempre será uma lembrança de quando eu estava grávida da Liana. Sempre me lembrarei que é mil vezes melhor tê-lo do que ter um corte de uma cesárea, especialmente se for uma desnecesárea.


3 meses depois de parir: mamãe magrinha e bebê gordinha






26 comentários:

  1. Rita, vc está ótima!!!! Nem parece que vc teve bebê a tão pouco tempo... não acho que terei a mesma sorte sua. Estou lutando para perder a barriguinha que ganhei na gravidez que durou apenas 9 semanas. E a Liana está ainda mais linda!!! Bjão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lyanna! Na verdade o maridex gosta de brincar que eu não sou a mãe da Liana, sou a babá porque não tenho a barriga que deveria ter pós parto. Rs! Mas olha, não se preocupe com perder muito rápido, faça só tudo pela sua saúde.
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, ficou bem manchada a cicatriz. A minha da cesariana tbm está feia, mas minha bebê estava sentada e não encontrei médicos para fazer meu PN. Esperei até o último minuto, contrações e nada. Enfim, o q importa é a saúde do bebê. Linda sua pequena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca pensei que teria uma cicatriz assim na barriga, Gabi. E ainda to me acostumando com ela. Mas tudo bem! Beijos

      Excluir
  3. Nossa, vc está ótima, corpão. Parabéns!
    E Liana linda como sempre.
    Bjus***

    ResponderExcluir
  4. Liana tá demais de fofa e linda nessa foto!!
    E vc tá otima tb!!!

    Outra coisa que ajuda muito a perder peso é dieta de alergia, viu?! rs
    Eu já tô 7 quilos mais magra do que quando engravidei - uns 2 abaixo do que considero meu peso ideal - e comendo feito uma leoa!!! Haja fome e comida saudável! rsrs

    Falando nisso, como tá a Liana??

    Beijos nas duas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, eu to achando dificil achar tempo de blogar... Estou sempre começando a escrever os posts e demoro semanas para terminar. Já comecei a escrever sobre a alergia da Liana, daqui a pouco eu termino, juro! Mas sim, a dieta da alergia ajuda muito a gente perder peso. Difícil!!!

      Excluir
  5. Oi Rita,

    Eu também não me estressei durante a gestação, tentava me alimentar bem, mas se tinha fome caprichava no prato. Engordei 15 kg e após 02 meses já havia recuperado o peso de antes e agora que o baby se movimenta e temos que correr atrás já se foram mais 03 kg.
    Melhor coisa é relaxar que tudo volta ao normal na hora certa!!!

    Bjos.

    Chica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Chica! Cuidado pra não ficar muito magrela, heim?! Eu to até com medo dessa fase de correr atrás da Liana...

      Excluir
  6. Realmente a ditadura da magreza aqui no Brasil chega a irritar... Estou com quase 6 meses e engordei 5 kilos, oq ue para a minha médica é demais. Nunca fui magra, engravidei com 65 Kilos e segundo sua tabela, posso engordar de 11 a 16 kg, mas ela insiste e querer que eu feche a boca e fique no padrão de 9 kgs na gestação. Bizarro né?
    Você está linda, corpo saudável...

    Te indiquei na TAG Blogueira por amor, passe lá no meu blog depois.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Relaxa, menina! Em primeiro lugar, a tabela com o ganho de peso recomendado foi feita por especialistas. Em segundo lugar, você está no segundo tri, que é quando a gente mais ganha peso. Essa história de ganhar só 9 kg é coisa de médico "fofo" no Brasil. Aqui na Gringolândia médico nenhum te diria que é demais 5 kg nos 6 primeiros meses.

      Excluir
  7. Vc esta linda !! parabens !!!eu na gravidez emagreci 8 kilos e engordei 2 no final não tinha vontade de comer agora as vontades voltaram engordei tudo blee bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine! Você reclamando de ganhar peso e eu to aqui lutando pra não perder mais peso...

      Excluir
  8. Uauuuuuu mamãe magrinha e linda e bebe gordinha e deliciosa!!!!!!
    Rita você esta lindona, parabéns pela sua genética rsrs
    Liana esta cada dia mais linda, uma delicia de se ver =)
    Bjusss
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mima! A Liana é mesmo uma delícia de se ver, beijar, morder, abraçar... Beijos!

      Excluir
  9. Vcs estão ótimas Rita!
    E olha, a cicatriz da cirurgia é só uma marquinha de amor... lembranças de que tudo deu muito certo!
    Fiquem com Deus!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MMaria! É bom pensar assim, lembrar que deu mesmo tudo certo!

      Excluir
  10. Rita, que recuperação incrivel!! Parabéns!!! Adorei a tabela que vc colocou. Meu IMC é 17,5 e engordei 13kg, o mínimo permitido para meu índice. Que bom saber que não precisamos ficar neuróticas com o tal 1kg por mês!! Aqui a cobrança é realmente surreal...o que acaba com a nossa autoestima de recém paridas, né?! Acho mega importante a alimentação sauável, mas, sem neuras! Se comermos saudavelmente, não vai haver motivos para preocupação. Bjão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Myriam! Essa coisa de 1 kg por mês não tá com nada! Pra quem é mais gorda, por exemplo, tem que ser menos e pra quem é muito magra o melhor é que seja mais. Beijos!

      Excluir
  11. Nossa, q sorte, tá pra lá de perfeita!
    O meu pé cresceu um numero e eu gostei, já a pele da barriga murchou como maracujá velho e como fiz cesária virou pochete, estrias ñ perdoaram e até o milímetro quadrado tem, o q me deixou muito desapontada!
    A médica (desconhecida), foi logo dizendo ao controlar o corte:
    -Sua barriga só com cirurgia plástica!
    E eu q recorrí a desconhecida por ter sido vítima de violência obstetrícia...
    Respondi:
    -Gostaria de saber q meu bb nasceu saudável?
    Bruxa insensata, se a mulher já está vulnerável, nas maos dessas profissionais mal formadas agoniza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marie! O que mais tem é gente pra botar a mãe/grávida pra baixo. Esse tipo de coisa nunca deveria ser dito pra uma recém parida!

      Excluir
  12. Rita,
    você está muito bem!
    Acho que o antes de engravidar faz bastante diferença, pelo menos é o que tenho notado.
    Por aqui, até agora (34 semanas) ganhei 9kg, mas não me esforço muito não, como o que tenho vontade sem abusar. Uma coisa que notei, foi que meu paladar mudou muito na gestação, eu era uma formiguinha, no 1° tri enjoei que só descia sorvete de frutas, depois os enjoos passaram mas a vontade de comer doces não voltou a ser como antes.
    Ganhei puxão de orelha no mês em que engordei 3kg, mas a médica foi bem tranquila, só pediu para cuidar e etc, sem neuras.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami! Obrigada! Durante a minha gravidez meu paladar também mudou bastante. No primeiro tri açúcar me matava de enjoo, e depois era tudo o que eu queria, tudo doce.

      Excluir
  13. Nossa "história corporal" foi bem parecida! Eu perdi a barriga rápido, e hoje minha barriga está bem menor do que antes de engravidar. Também, ao engravidar eu tinha 58, hj tenho 50kg. Não quero emagrecer mais, mas essa vida não me dá outra alternativa. Minha alimentação melhorou muito, eu lavo, passo e às vezes cozinho. Carrego Alice no colo pra cima e pra baixo, empurro carrinho, ando à pé e sigo amamentando.
    Até ela ter uns 8 meses eu ainda era bunduda hahahaha mas agora tá tudo sumindo, meu Deus.
    Mas meus peitos que eram pequenos, continuam pequenos e às vezes murchos após uma bela de uma mamada. Não tive peitão igual vc. Nota-se muita diferença da primeira foto até essa última.

    Vc está ÓTEMA! Liana tb!! Duas lindas.
    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Obrigada! Eu sei que daqui a pouco meus peitos murcharão. Tenho que aproveitar agora que eles estão lindos e grandes. Só não aperta porque sai leite ;)

      Excluir

Leu? O que achou? Deixe aqui seu comentário, que logo eu respondo. Para ver a resposta não se esqueça de marcar o quadradinho Notifique-me, em baixo.